segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Jornal dá como reprovado a inspeção do GEIV em Dourados

 O jornal eletrônico Dourados Informa noticiou que o inspeção do GEIV realizada semana passada no aeroporto de Dourados resultou em não aprovação do sistema de PAPIs e que com isso não haverá ainda voos comerciais por lá.

https://douradosinforma.com.br/noticias/dourados/aeroporto-de-dourados-e-reprovado-em-vistoria-e-continua-sem-voos-comerciais

Na página oficial do DECEA ainda não há nada sobre esta vistoria (última inspeção publicada foi de 2021): https://servicos.decea.mil.br/reliv/

Até que ponto isso condiz com a realidade?

Vamos lá: o aeroporto de Dourados está homologado para voos visuais diurnos, exceto para aeronaves a reação (a jato), que dependem de PAPI operante para tal. Na própria matéria, diz que o PAPI da cabeceira 06 foi aprovado sem ressalvas, o que, após a publicação da inspeção, pode ocorrer a liberação de operações pela cabeceira 06 de aeronaves a reação ( a jato). Existem outros aeroportos no país que tem liberado apenas uma cabeceira para operação deste tipo de aeronave, ou por não ter PAPI ou por estar inoperante em uma delas.

As cias aéreas já poderiam operar com aeronaves turbo-hélices (ex. ATR-72), em condições visuais. Para isso deveriam acionar a ADM aeroportuária (hoje, Infraero) e solicitar voos. Pode ser que não há o interesse justamente por ser apenas em condições visuais, que restringe bem as operações, apenas para dias com tempo bem aberto. 

Outras coisas também precisam serem homologadas para a total liberação do aeroporto, tais como balizamento para voos noturnos, os procedimentos IFR (voo por instrumentos) e a sala rádio, para voltar ao patamar como era anteriormente antes do fechamento para as obras.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

GEIV já está voando em Dourados

 A aeronave Hawker do GEIV, Grupamento Especial de Inspeção de Voo, já se encontra em Dourados realizando as aferições necessárias para a continuidade do processo de homologação da pista:



Informações indicam que este voo é para aferir o PAPI, auxílio indispensável para operação de aeronaves a reação (jatos) e procedimento de saída por instrumentos (SIDs).

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Andamento da homologação do aeroporto de Dourados

 Como divulgado na mídia esses dias, os processos de homologação pós obras no aeroporto de Dourados seguem em andamento, além da autorização da licitação para as obras do novo terminal de passageiros. https://www.douradosnews.com.br/dourados/secretaria-de-aviacao-civil-autoriza-licitacao-do-novo-aeroporto-de/1246940/


 Como sempre surge muitas dúvidas entre nossos leitores, seguem algumas considerações:

  • O GEIV, Grupamento Especial de Inspeção de Voo, deve fazer o voo para homologação do PAPI (auxílio indispensável para operações de aeronaves a jato) e do balizamento, para operações noturnas, no dia 10/12. As operações por instrumentos (IFR) ainda não serão homologadas, pois houve mudança nas cabeceiras e os procedimentos devem ser refeitos, o que ainda não há nenhuma previsão no site do DECEA para acontecer e isso pode ser um entrave na volta de voos comercias.
  • O aeroporto já está podendo receber aeronaves comerciais de até 40 assentos, desde quando foi autorizada a volta das operações. Cabe as cias aéreas demonstrar interesse. Quem teria uma aeronave que poderia operar aqui nestas condições seria a AZUL CONECTA, com o Caravan, de capacidade para 9 passageiros. Para operações comerciais com aeronaves acima de 40 assentos, deve-se ativar o canal de inspeção (raio-x) e ter programas de segurança válidos e aprovados pela ANAC. Sem esquecer que depende do interesse das cias aéreas.
  • A questão de retorno de voos comerciais, na minha opinião, leva de 60 a 90 dias por parte das cias aéreas, para vender passagens, contratar/treinar funcionários e montar a base. 
  • A situação das cias aéreas que operavam aqui antes do fechamento das obras não são das melhores. A AZUL tem cancelado voos constantemente em diversos destinos (como se vê em diversas notícias na mídia) e a GOL está em processo de recuperação judicial nos EUA. Assim, não dá pra ter certeza se alguma delas voltará a operar rapidamente em Dourados, após a liberação completa do aeroporto. Resta a LATAM, que pode operar com seus A319 e A320neo por aqui, que seria uma (re)estreante no município (a TAM operou aqui num passado distante).

AENA deve investir R$ 160 milhões no aeroporto de Ponta Porã

 Em reunião no dia 02 de dezembro com autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, diretoria da AENA informou que deve investir cerca de R$ 160 milhões no aeroporto da cidade brasileira e transformar o equipamento.

Com informações do Agora MS:

https://www.agorams.com.br/aena-pretende-investir-r-160-milhoes-no-aeroporto-de-ponta-pora/

Além de falar do investimento, que já estava previsto dentro do processo de concessão, a reunião também serviu para discutir a resolução de problemas que afetam as operações, tais como o recuo de uma cabeceira devido a obstáculos dentro do Paraguai.

Dentro dos investimentos, está prevista a ampliação do terminal de passageiros em 4x seu tamanho atual, passando de 770m2 para 3946m2.

Foto: Rafael Ribeiro - Agora MS


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Dados sobre a homologação do aeroporto de Dourados

 Fazendo uma busca na ANAC, achei um documento com os dados cadastrais do aeroporto de Dourados e suas observações.

https://pergamum.anac.gov.br/pergamum/vinculos/PA2023-12.139.pdf


Pelo documento conseguimos ver o andamento das homologações: foram acrescentadas as posições de parada no pátio antigo (o que será usado até o novo terminal ficar pronto) em março/24. As alterações das características da pista após a entrega da obra, foram em setembro/24: melhora da resistência da pista, implantação das áreas de segurança das cabeceiras (RESAs), inclusão das sinalização horizontal das áreas anteriores de cabeceira e a proibição das operações de aeronaves a jato. 

A proibição das operações de aeronaves a jato deve ser retirada após a homologação do PAPI, equipamento de auxílio indispensável para tal.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Pista do aeroporto de Dourados é liberada

 No dia de hoje, 26/09/2024, a pista do aeroporto de Dourados foi novamente liberada para operações, depois de mais de quase três anos e meio fechada para obras.

Com postagens nas redes sociais, o prefeito Alan Guedes fez o primeiro pouso pós reforma no aeroporto. https://www.instagram.com/reel/DAYqUGiRgx4/?igsh=MXd3dzI5YmM1bGJ5cw==

Para tentar explicar e tirar dúvidas, conversei com alguns amigos pilotos e solicitei informações. Então segue abaixo o que me explicaram:

  • A pista do aeroporto de Dourados foi liberada para operações visuais diurnas. Possivelmente devido aos auxílios (pode ser balizamento, PAPI (indicador de rampa da aproximação), etc..) ainda  não estarem homologados, pois precisa da avaliação do GEIV  (Grupamento Especial de Inspeção de Voo) para isso, que ainda não ocorreu. Assim como também a homologação da Sala Rádio, para passar informações de voo para os pilotos, itens essenciais para as operações por instrumentos; As restrições de operações por instrumentos em Dourados continuam na página do DECEA (https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBDO )
  • Sem o PAPI, a operação fica restrita para aviões a reação (comumente chamados de "jatos"): eles só podem operar onde existe PAPI funcionando, sejam eles de aviação comercial ou da aviação geral (particular);
  • As cias aéreas podem voltar a solicitar voos para Dourados? Sim, desde que outros quesitos estejam regulares: Planos de Segurança Aeroportuário válido, Canal de Inspeção operante, entre outros. Sem jatos ainda no aeroporto, apenas a Azul e VoePass operam turbo-hélices ATR72. o fato da operação ser somente Visual pode ainda ser um empecilho. No passado já houve operação somente visual pelas cias aéreas em Dourados, porém nem sempre elas fazem este tipo de operação;

Com certeza o processo de homologação segue em andamento. Este foi o primeiro passo para as retomadas da operação total do aeroporto, que já é um bom sinal. A Aviação Geral pode voltar a utilizar a pista, já sendo algo positivo para um setor importante na economia da cidade.

Quem sabe com o apoio da Infraero, agora administrando o aeroporto de Dourados, os próximos passos ocorram rapidamente, e poderemos ter de volta no aeroporto também a aviação comercial e a operação de aeronaves "a jato".

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Governo Federal divulga que aeroporto de Dourados voltou a funcionar, o que não é verdade


 Uma matéria publicada pelo governo federal e amplamente divulgada até nas redes de TV, informa que o aeroporto de Dourados já voltou a funcionar, o que não é verdade. Ainda existem informações que a pista está fechada no mínimo até 30/10/24 (publicada no aisweb, site oficial do Decea).

Veja o vídeo e a matéria nos links abaixo:


https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias-regionalizadas/fe-no-brasil-estados/campanha-do-governo-federal-destaca-obras-e-acoes-em-mato-grosso-do-sul


E o NOTAM do site AISWEB, informando o fechamento até 30/10/24


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Infraero assume oficialmente aeroporto de Dourados

 Em postagem nas suas redes sociais, a Infraero informa que assumiu oficialmente a administração do aeroporto de Dourados:

Desejamos sucesso e esperamos que o desejo de decolar junto rumo ao futuro se concretize.
 


quarta-feira, 21 de agosto de 2024

E o novo terminal de Dourados?

 Alguém aí sabe alguma coisa sobre a licitação do novo terminal do aeroporto de Dourados?

Ministro tinha garantido terminar análise do projeto em julho e devolver pro governo do estado licitar. Mas até agora tá todo mundo quieto.

Se alguém tiver alguma informação, manda aí nos comentários.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) de Dourados é publicado

 Foi publicado em portal específico do DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo), a atualização do PBZPA do aeroporto de Dourados (SBDO).


Este é um importante passo no trâmite de homologação da pista do aeroporto após as obras, visando a sua reabertura.

terça-feira, 23 de julho de 2024

O que há de errado em nosso estado?

 Enquanto vemos várias notícias que pelo Brasil afora o crescimento no número de passageiros por via área é uma realidade, nosso estado parece estar na contra mão.

Em matéria publicada hoje no AEROIN, portal online sobre aviação, a AENA divulga um crescimento de 7,2% no número de passageiros entre todos aeroportos administrados por ela no primeiro semestre de 2024, porém nos três que ela comanda em nosso estado (Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá), tiverem decréscimo no número, junto com Uberlândia e Marabá.


Em junho Campo Grande ainda obteve crescimento de 1,2%, porém mantém uma número negativo de 6,4%  no acumulado dos seis primeiros meses, em comparação com 2023.

Já Corumbá e Ponta Porã vem com decréscimo tanto em junho como no acumulado do ano. Corumbá tem, no ano (em relação a 2023)  acumulado uma redução de 21,7% e Ponta Porã (pasmem) 41,7%.

Dos outros dois aeroportos do estado com aviação comercial, Três Lagoas tem um aumento de 0,7% no número de passageiros no ano e Bonito sim está com um grande crescimento, de 26,9% (Dados da ANAC).

Na sua opinião, o que falta para alavancar o crescimento da aviação em nosso estado: Incentivos? Infraestrutura? Divulgação? Use o espaço de comentários para me dizer.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Toda novela tem sua história paralela

 Já não chega o tremendo atraso nas obras da pista do aeroporto de Dourados, com ninguém sabendo ao certo quando será a entrega por parte do exército e nem a homologação e liberação da pista por parte dos órgãos competentes (ANAC, DECEA, etc...), segue paralelamente a esta grande novela mexicana a história do novo terminal.

Ao invés de correr tudo juntamente com as obras da pista, para tudo ficar pronto de uma vez ( ou ao menos próximos um do outro), agora, o Ministro de Portos e Aeroportos assume que por burocracia interna deles, a análise do projeto do terminal esta atrasada e pode, eu disse pode, pois não há garantia, ficar pronta até final de julho somente. 

A matéria informando isso esta no Dourados News: https://www.douradosnews.com.br/dourados/ministro-admite-atraso-e-preve-projeto-de-novo-terminal-do-aeroporto/1237913/

Tudo correndo bem ( o que está longe de acontecer nesta novela), licitam a obra do terminal neste segundo semestre, com prazo de 2 anos para execução (sempre tem aquela prorrogação, né?)... vamos ter um novo terminal lá pra final de 2026...e olha lá.

Agora me diz aí, como vocês acham que estará o pátio novo sem estar sendo usado e provavelmente sem manutenção adequada por esse tempo, para a utilização quando o terminal for entregue?


 Alguém aí tem coragem de adiantar as cenas dos próximos capítulos?

terça-feira, 9 de julho de 2024

Infraero já pode assumir administração do aeroporto de Dourados

 Com informações do Dourados News: https://www.douradosnews.com.br/dourados/em-brasilia-alan-assina-contrato-e-aeroporto-sera-administrado-pela/1237820/

O contrato entre a prefeitura de Dourados e a Infraero foi assinado hoje, em Brasília, pelo prefeito Alan Guedes. A partir de agora começa o processo de transição da administração do aeroporto, que provavelmente deve levar até 90 dias.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Quem confia em prazo?

 Para quem estava perguntando sobre a entrega da obra do aeroporto de Dourados pelo exército, segue a matéria sobre, do Dourados News:

https://www.douradosnews.com.br/dourados/exercito-diz-que-iniciou-entrega-da-pista-mas-documentacoes-nao-tem/1237354/

 Alguém ainda confia em algum prazo estimado pelo exército?

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Imagens aéreas atualizadas

 Segue abaixo algumas imagens aéreas do aeroporto de Dourados, que recebi dia 21/06/2024:







As fotos me foram enviada por Lucas Manzoni

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Não é só o exército que não cumpre os prazos prometidos

 Matéria publicada hoje no Dourados News informa que a SEILOG (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) prorrogou por mais 100 dias o contrato com a empresa responsável pela entrega do projeto do novo terminal do aeroporto de Dourados. https://www.douradosnews.com.br/dourados/ainda-sem-licitacao-para-obras-contrato-para-projeto-de-novo-terminal/1235440/

Com data retroativa de a 19 de abril, a empresa tem até 04 de agosto agora para findar p contrato com o Estado. O que isso significa? Que provavelmente até lá haverá alterações a serem feitas e não deve ser realizado tão cedo a licitação das obras do novo terminal. 

Lembrem-se, o prazo inicialmente dado quando da apresentação do layout foi para licitar em março deste ano: https://noardedourados.blogspot.com/2023/10/layout-do-novo-terminal-de-dourados-e.html

É a vergonha da vergonha. 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

A novela da novela

 Por indicação de um leitor na postagem anterior, saiu matéria no Dourados Agora sobre a cobrança do deputado federal Geraldo Resende sobre a licitação do novo terminal do aeroporto de Dourados.

https://www.douradosagora.com.br/noticias/geraldo-cobra-solucao-de-pendencias-para-licitacao-do-terminal-do-aeroporto 

Se analisarmos o que está acontecendo nessa obra em Dourados, tudo indica que será outra novela que deverá levar uns 3 anos para ficar terminal, pois era para ser licitada em Março e já estamos em Junho e até agora nada.

Infelizmente as cobranças são poucas em relação a tudo que vem acontecendo com o aeroporto de Dourados, parece que não faz falta alguma o aeroporto para a região e que está tudo bem. Enquanto o crescimento da aviação no país vem acontecendo no pós-pandemia, Dourados está ficando para trás, dependendo de Campo Grande e/ou Ponta Porã para deslocamentos aéreos.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

INFRAERO deve assumir aeroporto de Dourados

Informações da coluna Na Lata, do jornal eletrônico Dourados News, dizem que na verdade a privatização do aeroporto de Dourados, citada anteriormente na imprensa, na verdade é o repasse da administração para a Infraero.

https://www.douradosnews.com.br/colunistas/na-lata/perto-de-completar-tres-anos-fechado-aeroporto-sera-administrado-pela-infraero/463001/

domingo, 14 de abril de 2024

Curtam a pista do SBDO

 


Mais fotos aéreas da pista do SBDO

Recebi ontem mais algumas fotos aéreas de como está ficando a pista do aeroporto de Dourados:



Também me passaram a informação que o PAPI (auxílio para pouso) da cabeceira 24 ( a próxima da Av Guaicurus) já está instalado e funcionando.

sábado, 13 de abril de 2024

Ponta Porã é a segunda cidade em movimento de passageiros aéreos desembarcados no estado

 A prefeitura de Ponta Porã divulgou e o AEROIN noticiou, que a cidade assumiu o segundo lugar no estado em movimentação de passageiros desembarcados por via aérea:

https://aeroin.net/no-mato-grosso-do-sul-ponta-pora-assume-o-segundo-lugar-em-fluxo-aereo-do-estado/ 

Observando os dados da plataforma ALUMIA, desde que iniciaram os voos por lá, o segundo movimento de passageiros desembarcados já é deles (Para consideração, o aeroporto de Dourados foi fechado para obras em maio/21):

2022


 2023


A taxa média de ocupação em Ponta Porã foi de 80,3% em 2022 e 84,7% em 2023.

 

 


sexta-feira, 5 de abril de 2024

Pista SBDO - Imagens de hoje

 Segue mais imagens de como está ficando a pintura da pista do aeroporto de Dourados:



 Vídeos enviados por Lucas Manzoni



quinta-feira, 4 de abril de 2024

Pintura da pista - Imagens aéreas

 Segue abaixo um vídeo dos trabalhos de pintura da pista do aeroporto de Dourados:


Vídeo enviado por Gabriel Moreira

terça-feira, 2 de abril de 2024

MAIS PRAZOS NÃO CUMPRIDOS

 Foi-se o mês de março e o Exército não entregou a obra do aeroporto de Dourados, conforme havia prometido: https://noardedourados.blogspot.com/2024/02/pra-quem-acredita-em-prazo-passado-pelo.html

Conforme leitor adiantou em comentário na postagem anterior, além de uma foto e relato que recebi hoje,  somente agora que começaram as atividades de pintura da pista:


 Outro prazo que não foi cumprido, foi o do prometido pelo Governo do Estado, de estar realizando a licitação das obras do novo terminal no mês de março. Até agora, nem notícia. https://noardedourados.blogspot.com/2023/10/layout-do-novo-terminal-de-dourados-e.html

Novela que segue.


segunda-feira, 25 de março de 2024

Fotos do dia

 Hoje tive a oportunidade de andar pela pista do aeroporto de Dourados.





O balizamento noturno e algumas placas indicativas já estão colocadas, falta uma parte da nova interseção que liga a pista ao novo pátio ser completada e a base do PAPI já está pronta.

Provavelmente deve iniciar a pintura da pista nos próximos dias.

quarta-feira, 20 de março de 2024

NOTAM (informação) de fechamento do aeroporto de Dourados é atualizado

 Enquanto um vereador cobra o prefeito informações sobre a reabertura do aeroporto de Dourados, fechado há quase 03 anos:

https://www.douradosnews.com.br/dourados/laudir-cobra-informacoes-sobre-a-conclusao-das-obras-do-aeroporto/1230608/

As informações de fechamento da pista do aeroporto de Dourados são atualizados no site oficial do DECEA:

Isso quer dizer que o aeroporto vai reabrir dia 16/06/2024? Não, como muita outras vezes,  a informação foi atualizada e pode ser prorrogada.

Pode ser que reabra antes? Pode, se ocorrer a homologação e autorização para a abertura, só retirar o NOTAM.

Qual das duas opções acima vocês acham que ocorre?


segunda-feira, 4 de março de 2024

Limpeza da pista - Aeroporto de Dourados

 O exército começou a trabalhar na limpeza da pista e áreas adjacentes (inclusive canal de drenagem).

Possivelmente deve começar nos próximos dias a pintura da PPD (Pista de Pouso e Decolagem).



terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Balizamento sendo colocado

 Recebi um vídeo hoje de testes sendo feitos já no balizamento que está sendo colocado na pista do aeroporto de Dourados:




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Pra quem acredita em prazo passado pelo exército

 Matéria do Dourados News (link abaixo) cita que, após questionado pela ACED, o exército prevê entregar as obras da parte AR (pista e pátio, resumindo) do aeroporto de Dourados no fim de março. Ou seja, a parte que tem que estar pronta para a volta das operações. Mas isso não quer dizer que as operações voltam em março.

https://www.douradosnews.com.br/dourados/exercito-preve-para-marco-conclusao-das-obras-do-aeroporto-mas-data/1228381/

A parte de homologação esta a cargo da prefeitura municipal, que diz já estar com o processo em andamento no CINDACTA, mas que as vistorias para liberação somente podem ocorrer após a entrega da sinalização.

E aí, você acha que desta vez o exército cumprirá o prazo? Deixe seu comentário...

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Mais um atraso e ninguém faz nada

O CNOn, Canal de notícias Online publicou matéria, após questionar o Comando Militar do Oeste (CMO) a respeito das obras por e-mail, e as notícias não são nada agradáveis: obra que era para ser entregue em Dezembro do ano passado será entregue só em junho (será mesmo?), com possíveis voltas das operações somente no final do ano.

https://cnon.com.br/noticia/325/exercito-diz-que-obra-do-aeroporto-de-dourados-so-ficara-pronta-no-final-de-junho.amp

Diversas promessas de prazo de entrega que nunca foram cumpridas e mais uma vez ela foi postergada. O que admira é o silêncio ensurdecedor da classe política e produtiva da cidade. O ano passado até o Ministro veio a publico e pediu para "erguer uma muralha" para os problemas e aguardar o término da obra. Será que está na hora de derrubar essa muralha e escancarar tudo que esta acontecendo nela? Desde o começo da obra, nada foi feito da forma que o exército programou: Não houve abertura de janelas de operação (uma de novembro/21 a fevereiro/22 e outra em novembro/22, para operações em um parte provisória da pista , para somente então ser feito o prolongamento), não foram cumpridos diversos outros prazos divulgados amplamente na imprensa e também não foi entregue no prazo contratado (DEZ/23). O slogan do 9° BEC é: Nós fazemos, mas deveriam mudar para: Nós fazemos, não sabemos o que e nem se entregaremos.

Fica aqui um pedido, que não é meu, mas um clamor de toda a sociedade Douradense: classe política, associações de classe e Ministério Público Se movimentem  e cobrem a resolução e finalização desta obra urgente. A segunda maior cidade do estado não pode ficar a merce de quem não tem nenhum compromisso com ela.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Visão Aérea - Pista Aeroporto de Dourados

 Pra quem quer saber como está a pista do aeroporto de Dourados, segue um vídeo enviado pelo leitor Lucas Manzoni:


 


segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Governo Federal desenha plano para 120 aeroportos regionais

 *com informações da CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/governo-desenha-plano-para-120-aeroportos-regionais-e-quer-repactuacao-de-concessoes/

Está em processo de desenvolvimento pelo governo federal um plano para construir, reformar ou modernizar 120 aeroportos regionais pelo país.

Já em consulta ao TCU (Tribunal de Contas da União), o plano prevê que alguns aeroportos fiquem na mão da Infraero, porém a maioria seria repassado as atuais concessionárias que estão administrando os principais aeroportos do país, onde elas investiriam e administrariam estes terminais, em contra partida, aumentaria os anos que estariam a frente dos grandes aeroportos (aumento de prazo de suas atuais concessões).

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Trabalhos de comissionamento da pista começaram

Os trabalhos de comissionamento (testes) referente aos trabalhos da pista do aeroporto de Dourados começaram.


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Novo terminal do aeroporto de Dourados

 Matéria do Dourados News mostra que após assinatura de termo de compromisso entre o governo estadual e federal, a licitação do novo terminal do aeroporto de Dourados está garantida para março/24, com previsão do início das obras em junho/24: https://www.douradosnews.com.br/dourados/termo-de-compromisso-e-firmado-e-licitacao-para-terminal-do-aeroporto/1225600/

 

Dourados News

Agora pasmem, o prazo para conclusão é de 731 após assinatura da ordem de serviço (deve ser para aproveitar o ano bissexto e dar 2 anos certinho). 

Levará "somente"  5 anos para terminarem totalmente a obra de ampliação do referido aeroporto, já que as obras da pista começaram em maio/21 e ainda não terminaram. Considerando que depois tem que mobiliar o novo terminal, sabe-se lá quando realmente ele passará a ser utilizado.