terça-feira, 23 de julho de 2024

O que há de errado em nosso estado?

 Enquanto vemos várias notícias que pelo Brasil afora o crescimento no número de passageiros por via área é uma realidade, nosso estado parece estar na contra mão.

Em matéria publicada hoje no AEROIN, portal online sobre aviação, a AENA divulga um crescimento de 7,2% no número de passageiros entre todos aeroportos administrados por ela no primeiro semestre de 2024, porém nos três que ela comanda em nosso estado (Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá), tiverem decréscimo no número, junto com Uberlândia e Marabá.


Em junho Campo Grande ainda obteve crescimento de 1,2%, porém mantém uma número negativo de 6,4%  no acumulado dos seis primeiros meses, em comparação com 2023.

Já Corumbá e Ponta Porã vem com decréscimo tanto em junho como no acumulado do ano. Corumbá tem, no ano (em relação a 2023)  acumulado uma redução de 21,7% e Ponta Porã (pasmem) 41,7%.

Dos outros dois aeroportos do estado com aviação comercial, Três Lagoas tem um aumento de 0,7% no número de passageiros no ano e Bonito sim está com um grande crescimento, de 26,9% (Dados da ANAC).

Na sua opinião, o que falta para alavancar o crescimento da aviação em nosso estado: Incentivos? Infraestrutura? Divulgação? Use o espaço de comentários para me dizer.

10 comentários:

  1. No nosso caso primeiro é infraestrutura, não temos aeroporto, sou bem leigo no assunto, mas depois penso que poderiam aproveitar melhor a malha aeroportuária, existem aeroportos trabalhando abaixo da capacidade que poderiam servir de conexões, tudo é muito centralizado em SP, por exemplo, um voo Maringá x Brasília com conexão em Dourados

    ResponderExcluir
  2. Falta incentivos, sem dúvida. Além disso, acelerar a diversificação da economia do estado. Tem muita indústria sendo feita, acredito que isso irá refletir nos números de forma positiva nos próximos anos. A infraestrutura está de bom tamanho e agora em viés de melhora devido à privatização.

    ResponderExcluir
  3. Muita gente que mora na região do Cone Sul do MS já percebeu que está valendo mais a pena pegar voos nos aeroportos de Maringá ou Cascavel, talvez esse seja um dos motivos para as quedas dos números nos aeroportos do MS.

    ResponderExcluir
  4. Os valores das passagens aqui em MS são muito acima dos outros lugares. Para uma mesma distâncias, tenho observado valores de cerca.de 5 vezes mais caro. Entao o usuário ou pega voo em outro estado ou desiste de viajar de avião e vai de carro ou ônibus. Lamentável isso.

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta tem um avião da força aeria sobrevoando a região do aeroporto daqui alguma coisa sobre homologação? Tem informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É avião do GEIV, que vai precisar voar para a homologação, mas não veio para isso dessa vez. Na escuta no rádio consegui ouvir que ele estava aferindo o NDB ( rádio sinal), utilizado para navegação aérea.

      Excluir
  6. Falta estrutura, aeroportos, conexões e traslado. No MS todo apenas Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas. Isolamento total, até de carro é ruim pois as rodovias são ruins, mal sinalizadas e algumas ainda assim pedagogas! É o fim!!

    ResponderExcluir
  7. Um passo após o outro...
    https://www.douradosnews.com.br/dourados/aeroporto-de-dourados-tem-planos-de-seguranca-aprovados-pela/1239223/

    ResponderExcluir
  8. https://www.douradosnews.com.br/dourados/correcoes-solicitadas-pela-anac-devem-ficar-prontas-na-1a-quinzena-de/1239350/

    Seria mais uma novela?

    ResponderExcluir