Como divulgado na mídia esses dias, os processos de homologação pós obras no aeroporto de Dourados seguem em andamento, além da autorização da licitação para as obras do novo terminal de passageiros. https://www.douradosnews.com.br/dourados/secretaria-de-aviacao-civil-autoriza-licitacao-do-novo-aeroporto-de/1246940/
Como sempre surge muitas dúvidas entre nossos leitores, seguem algumas considerações:
- O GEIV, Grupamento Especial de Inspeção de Voo, deve fazer o voo para homologação do PAPI (auxílio indispensável para operações de aeronaves a jato) e do balizamento, para operações noturnas, no dia 10/12. As operações por instrumentos (IFR) ainda não serão homologadas, pois houve mudança nas cabeceiras e os procedimentos devem ser refeitos, o que ainda não há nenhuma previsão no site do DECEA para acontecer e isso pode ser um entrave na volta de voos comercias.
- O aeroporto já está podendo receber aeronaves comerciais de até 40 assentos, desde quando foi autorizada a volta das operações. Cabe as cias aéreas demonstrar interesse. Quem teria uma aeronave que poderia operar aqui nestas condições seria a AZUL CONECTA, com o Caravan, de capacidade para 9 passageiros. Para operações comerciais com aeronaves acima de 40 assentos, deve-se ativar o canal de inspeção (raio-x) e ter programas de segurança válidos e aprovados pela ANAC. Sem esquecer que depende do interesse das cias aéreas.
- A questão de retorno de voos comerciais, na minha opinião, leva de 60 a 90 dias por parte das cias aéreas, para vender passagens, contratar/treinar funcionários e montar a base.
- A situação das cias aéreas que operavam aqui antes do fechamento das obras não são das melhores. A AZUL tem cancelado voos constantemente em diversos destinos (como se vê em diversas notícias na mídia) e a GOL está em processo de recuperação judicial nos EUA. Assim, não dá pra ter certeza se alguma delas voltará a operar rapidamente em Dourados, após a liberação completa do aeroporto. Resta a LATAM, que pode operar com seus A319 e A320neo por aqui, que seria uma (re)estreante no município (a TAM operou aqui num passado distante).
Achei que com a Infraero as coisas iriam acontecer mais rapidamente, ou será que ela está correndo atrás do prejuízo depois de uma gestão que não se mexia? Sem o IFR o aeroporto voltaria aquela situação de que dependendo do mau tempo precisa descer em Campo Grande e vir de ônibus para Dourados?
ResponderExcluirA Infraero assumiu só a administração do aeroporto, não a outorga. Se fosse a outorga, ela seria responsável por tudo no aeroporto, desde administração, manutenção, operação e até investimentos.
ExcluirVixe… Já perdi as esperanças. O negócio é torcer por Ponta Porã então. Mais perto que Campo Grande e a estrada é menos perigosa até lá.
ExcluirResumo não teremos mais voos aqui em Dourados se quiser campo grande ou ponta Porã,que a Aera não vai gastar 160 milhões para ficar com um vôo apenas,uma idéia seria acabar com este aeroporto aqui e fazer alguma coisa de útil para sociedade,uma rodoviária que preste,qua aqui somente ônibus e olhe la.
ResponderExcluirAcredito que o aeroporto de Dourados ficará mais para voos particulares e escola de aviação. Talvez conte com voos comerciais de ATR. E Ponta Porã terá estrutura para aeronaves maiores.
ExcluirA categoria do ATR72 é a mesma dos jatos regionais, 3C. Então não diferença a infraestrutura, pode sim ser um opção das cias aéreas. Lembrando que somente a Azul e a VOEPASS operam aeronaves ATR72.
ExcluirPosso estar enganado, mas acho que liberando a pista, mesmo prédio antigo, sem conforto e sem estrutura vamos ter mais voos que Ponta Porã, analisando apenas logística nossa localização é melhor, o raio de população até 100km é maior, temos mais empresas, talvez mais eventos de negócios. Acredito que por força da iniciativa privada tendo o mínimo de estrutura nosso aeroporto vai ter um bom movimento.
ExcluirSim, sem dúvida. A tendência é Dourados ter mais voos que Ponta Porã. Mas não critico quem já perdeu as esperanças, é muito tempo de lenga lenga.
Excluir, mais de três anos. Por que só agora vão licitar o novo terminal? Já era pra estar pronto. Dourados já provou ter movimento e a economia da região só faz crescer. Não tem porque tanta má vontade. A estruturação do aeroporto de Dourados é um gasto necessário, não vai virar elefante branco, mesmo com Ponta Porã e a AENA ali do lado.
Rapaaaaaiiizzz, esse povo é muito positivo hein, 🙏🙏🙏
ResponderExcluirEu era positivo quanto a esse aeroporto até uns dias atrás.
Excluirhttps://www.douradosnews.com.br/dourados/governo-de-ms-vai-licitar-novo-terminal-de-passageiros-de-dourados/1247098/
ResponderExcluirMelhor não fazer amizades com eles.
ResponderExcluirA TAM já operou em Ponta Porã também. Na mesma época que operou em Dourados. Faz muito, muito tempo.
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