Fazendo uma busca na ANAC, achei um documento com os dados cadastrais do aeroporto de Dourados e suas observações.
https://pergamum.anac.gov.br/pergamum/vinculos/PA2023-12.139.pdf
Pelo documento conseguimos ver o andamento das homologações: foram acrescentadas as posições de parada no pátio antigo (o que será usado até o novo terminal ficar pronto) em março/24. As alterações das características da pista após a entrega da obra, foram em setembro/24: melhora da resistência da pista, implantação das áreas de segurança das cabeceiras (RESAs), inclusão das sinalização horizontal das áreas anteriores de cabeceira e a proibição das operações de aeronaves a jato.
A proibição das operações de aeronaves a jato deve ser retirada após a homologação do PAPI, equipamento de auxílio indispensável para tal.
Ô loco, o PCN foi para 41, agora vai poder operar qualquer aeronave de corredor único! Muito bom!
ResponderExcluirE a retomada dos voos, qual previsão?
ResponderExcluirPergunta de milhões.
ExcluirAcredito que o pior já passou. De Abril de 2025 não passa.
ExcluirNesse caso seria a azul operar com atr o horario diurno até o restante da homologação. Ja tivemos voos na parte da manhã e na parte da tarde.
ResponderExcluirSerá que a azul volta a operar em Dourados com o ATR ou vai usar os Embraer? ATR demora demais parano voo chegar em campinas.
ResponderExcluirEu acredito que volte com jato mesmo, pois antes do aeroporto fechar ela já operava duas partidas diárias com o Embraer.
ExcluirO aeroporto tem infraestrutura agora para receber até o A320neo da Azul. Ficará a critério da Cia aérea decidir qual melhor aeronave para operar: ATR, Embraer E1 ou E2 ou A320.
ExcluirJunior, a pista não seria adaptada para receber também o A321? Por isso aquelas áreas maiores para giro nas cabeceiras da pista?
ExcluirPensei que a VOEPASS se interessa-se pela rota, já que poderia operar da forma que está.
ExcluirA VOEPASS iria rachar de vender nesse momento voando sozinha, óbvio que tem a questão da galera que tá com medo de voar com eles por conta da queda em Vinhedo.
ExcluirO A321 já é categoria 4C. O aeroporto de Dourados foi dimensionado para até a categoria 3C. Sobre a VOEPASS, ela reduziu bastante suas operações e está passando por reestruturação. Acho difícil virem pra cá neste momento.
ExcluirDeve ser por conta da pista não ter sido alargada para 45m de asfalto então. Bom, dificilmente Dourados receberia A321 agora então não deve fazer falta.
Excluirhttps://correiodoestado.com.br/cidades/anac-desmente-prefeito-e-aeroporto-de-dourados-segue-sem-homologacao/438970/
ResponderExcluirhttps://douradosagora.com.br/noticias/dourados/prefeitura-responde-a-anac-sobre-homologacao-e-diz-que-mais-de-400-voos-de-pequeno-porte-ja-foram-realizados
ExcluirA demora desse aeroporto mostra em como Dourados está fraco politicamente em MS em vários aspectos. Outro exemplo, a BR 163 vai ser toda duplicada nos arredores de campo grande. Mas não está contemplada o trecho Dourados a Nova Alvaroda e nenhum político está brigando por isso.
ResponderExcluirJá se foi o tempo em que Dourados tinha representatividade política. Agora só temos sanguessugas com visão narcisista e que não estão nem aí para o município. Como sempre digo: pobre Dourados!
ExcluirDourados já tem a 163 duplicada há quase 15 anos, da Embrapa até Vila Vargas, concluída dez anos antes de a CCR assumir a rodovia. Nem Campo Grande tem a sua perimetral duplocada até hoje. Resta saber se agora com o novo contrato a concessionaria irá substituir as intermináveis rotatórias do trecho citado por viadutos, além de colocar terceira faixa no trecho até Nova Alvorada e também acostamento até a divisa com o Paraná.
ExcluirConcordo anônimo. Mas analisando o que a CCR MS Vias arrecada no mínimo era para ter duplicação de Dourados MS a Mundo Novo MS e de Dourados a Campo Grande MS.Como sempre neste país a malandragem e a justiça que não se faz presente, se existisse multas mais severas, neste caso para a CCR, mas, acaba tudo em pizza.
ExcluirNão é o que ela arrecada que importa, é o lucro, pois tem os gastos com a manutenção e com as obras de melhoria (incluindo duplicação ou não). Infelizmente, a concessionária conclui que não tem demanda que justifique duplicação agora. Como não temos governo federal que preste (de direita ou de esquerda) uma artéria escoadora de dinheiro como a 163 fica à mercê de empresários, ao invés de ser duplicada em sua totalidade em favor da nação.
ExcluirSabe se esse GEIV que está em PMG vira aferir aqui amanhã ?
ResponderExcluirOuvi dizer que está agendado para o dia 10 aqui em Dourados.
ExcluirDe acordo com a Secretaria de Aviação Civil, está previsto para a próxima terça-feira (10) que o Grupo Especial de Inspecção de Voo (GEIV), vinculado ao Ministério da Defesa, faça a averiguação da pista de pouso e decolagem, sinalizações, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves de pequeno, médio e grande porte durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas
Excluirhttps://www.douradosnews.com.br/dourados/secretaria-de-aviacao-civil-autoriza-licitacao-do-novo-aeroporto-de/1246940/?fbclid=PAY2xjawG8V_xleHRuA2FlbQIxMQABpnNcteTTTcByfR4kTd2muve5wu4h6HkmWw3y2vfyZvvjF7G9uV1_BbZwBQ_aem_bhULKcI1EvlamgLpVhcQcA
ResponderExcluirTeoricamente, se aprovado após isso as companhias aéreas já podem iniciar a operar no nosso aeroporto? Aí seria o tempo de montar o guichê, contratar e treinar colaboradores, iniciar as vendas. É possível ter voos antes de próximo aniversário de fechamento?
ExcluirEu diria que estão trabalhando para isso. Mas, se fosse para apostar, diria que as operações retornam lá pra Setembro de 2025. As empresas precisam de uns meses antes da primeira operação para comercializar as passagens. Lembro que a Gol começou a vender quase um ano antes do primeiro voo.
ExcluirJunior, com a passagem do geiv, faz a homologação do papi e da sala de radio, ou isso é outro serviço?
ResponderExcluirSomente PAPI e balizamento. Sala rádio ainda não foi ativada.
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