terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Portaria do cadastro de aerodrómo de Dourados é atualizada

 Já foi atualizada a portaria com as novas características do aeroporto de Dourados (SBDO/DOU). Isto é referente a notícia que foi veiculada a respeito da liberação das operações de aeronaves a jato no aeroporto.




A mesma está disponível neste link: https://pergamum.anac.gov.br/pergamum/vinculos/PA2023-12.139.pdf

sábado, 18 de janeiro de 2025

Atualização sobre o aeroporto de Dourados

 Após as últimas notícias ontem a respeito da liberação do aeroporto de Dourados para operações de aeronaves a jato: https://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/anac-libera-jatos-particulares-no-aeroporto-e-proximo-passo-sera-voos-comerciais 

e algumas perguntas de leitores no blog, segue a atual situação das condições de operações do aeroporto:

  • as operações de pouso de aeronaves a reação, os famosos jatos, está liberada na cabeceira 06, que teve seu PAPI homologado. Ficou restrita a operação de pouso deste tipo de aeronave na cabeceira 24, que deve ficar assim até a resolução do problema das lentes e nova inspeção;
  • o aeródromo tem homologação para operações visuais e por instrumentos, diurno e noturno, porém consta informação de balizamento (luzes de pista) indisponíveis, assim como os procedimentos de aproximação e saída por instrumentos também indisponíveis, devido a mudança das cabeceiras na reforma;
  • os serviços de "rádio", metereologia e informação de voo, também ainda não estão funcionando. Ter este serviço operando é imprescindível para operações por instrumentos (IFR).

Todas essa informações podem ser vistas na página do DECEA, dedicada a informações essenciais para planejamento de voos, de qualquer tipo que seja: https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBDO 



terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Em reunião com prefeito, Azul se compromete a voltar com operações em Dourados, após as devidas homologações

 O prefeito de Dourados, Marçal Filho, postou em suas redes sociais mostrando uma reunião com diretores da Azul Linhas Aéreas, juntamente com o deputado Beto Pereira, onde foi firmado compromisso para a cia aérea voltar a operar no Aeroporto Francisco de Matos Pereira: https://www.instagram.com/reel/DE0Z4zoh0iO/?igsh=cjRsYWNwM2Njcmhy 


Apesar da cia estar suspendendo suas operações em diversas bases pelo país a partir de Março (https://aeroin.net/crise-de-custos-e-necessidade-de-rentabilidade-faz-azul-cancelar-voos-em-quatro-estados- do-nordeste/ ), a operação em Dourados sempre foi bastante rentável para as cias que já estiveram por aqui, com voos com ótima ocupação e ticket médio alto, podendo ser um fator de interesse para o retorno da cia.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Programação de atualização de cartas IFR em Dourados

 Entrou na programação do DECEA a alteração das cartas de aproximação por instrumentos e saídas por instrumentos do aeroporto de Dourados., a conhecida operação por instrumentos.

Devido as modificações na pista feitas nas obras de requalificação do aeroporto, com o recuo da cabeceira 24 e o prolongamento da cabeceira 06, são necessárias as correções das cartas de operação por instrumentos existentes.

As cartas do tipo IAC (Instrumento Aproach Chart - Carta de aproximação por Instrumentos) foram cadastradas em out/24, estão relacionadas como projeto "não iniciado", com previsão de estarem ativas em 15/05/2025, assim como uma carta SID (Standard Departure Chart - Carta de saída por instrumentos):


Já outras duas cartas SID, estão na planilha "em andamento", com previsão de estarem efetivas em 17/04/2025:



segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Jornal dá como reprovado a inspeção do GEIV em Dourados

 O jornal eletrônico Dourados Informa noticiou que o inspeção do GEIV realizada semana passada no aeroporto de Dourados resultou em não aprovação do sistema de PAPIs e que com isso não haverá ainda voos comerciais por lá.

https://douradosinforma.com.br/noticias/dourados/aeroporto-de-dourados-e-reprovado-em-vistoria-e-continua-sem-voos-comerciais

Na página oficial do DECEA ainda não há nada sobre esta vistoria (última inspeção publicada foi de 2021): https://servicos.decea.mil.br/reliv/

Até que ponto isso condiz com a realidade?

Vamos lá: o aeroporto de Dourados está homologado para voos visuais diurnos, exceto para aeronaves a reação (a jato), que dependem de PAPI operante para tal. Na própria matéria, diz que o PAPI da cabeceira 06 foi aprovado sem ressalvas, o que, após a publicação da inspeção, pode ocorrer a liberação de operações pela cabeceira 06 de aeronaves a reação ( a jato). Existem outros aeroportos no país que tem liberado apenas uma cabeceira para operação deste tipo de aeronave, ou por não ter PAPI ou por estar inoperante em uma delas.

As cias aéreas já poderiam operar com aeronaves turbo-hélices (ex. ATR-72), em condições visuais. Para isso deveriam acionar a ADM aeroportuária (hoje, Infraero) e solicitar voos. Pode ser que não há o interesse justamente por ser apenas em condições visuais, que restringe bem as operações, apenas para dias com tempo bem aberto. 

Outras coisas também precisam serem homologadas para a total liberação do aeroporto, tais como balizamento para voos noturnos, os procedimentos IFR (voo por instrumentos) e a sala rádio, para voltar ao patamar como era anteriormente antes do fechamento para as obras.