Após as últimas notícias ontem a respeito da liberação do aeroporto de Dourados para operações de aeronaves a jato: https://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/anac-libera-jatos-particulares-no-aeroporto-e-proximo-passo-sera-voos-comerciais
e algumas perguntas de leitores no blog, segue a atual situação das condições de operações do aeroporto:
- as operações de pouso de aeronaves a reação, os famosos jatos, está liberada na cabeceira 06, que teve seu PAPI homologado. Ficou restrita a operação de pouso deste tipo de aeronave na cabeceira 24, que deve ficar assim até a resolução do problema das lentes e nova inspeção;
- o aeródromo tem homologação para operações visuais e por instrumentos, diurno e noturno, porém consta informação de balizamento (luzes de pista) indisponíveis, assim como os procedimentos de aproximação e saída por instrumentos também indisponíveis, devido a mudança das cabeceiras na reforma;
- os serviços de "rádio", metereologia e informação de voo, também ainda não estão funcionando. Ter este serviço operando é imprescindível para operações por instrumentos (IFR).
Todas essa informações podem ser vistas na página do DECEA, dedicada a informações essenciais para planejamento de voos, de qualquer tipo que seja: https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBDO
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