segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nova frequência Azul

A Azul solicitou junto a ANAC mais um frequência aos domingos em Dourados. 
Os pedidos são de um voo Campinas (Viracopos) a Dourados, decolando as 13:05hs e pousando as 15:20hs, decolando de Dourados para Campinas (Viracopos) logo em seguida, as 15:55hs, pousando as 17:58hs. *Horários de Brasília.
O início dessa frequência esta previsto para 04/11/13. Agora é só aguardar o tramite na ANAC e os pareceres. Ficaremos ligado e informaremos o desenrolar desta solicitação.

Adequação da pista

Entrou no sistema da aeronáutica um NOTAM (Notice to Air Men - Notas para o piloto) de uma interdição da pista do aeroporto em Dourados, nos dias 30/09, 01/10 e 02/10, das 07:00 hs as 11:00 hs, para serviços de manutenção.
(E3337/2013)
Período: 30/09/13 11:00 a 02/10/13 15:00 DLY 1100/1500
RWY 05/23 CLSD DEVIDO SER MAINT)


Esta interdição deve ser para fazer as adequações solicitadas pela ANAC para a liberação das operações IFR.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

HOTRAN Passaredo - Retomada

Voltou ao sistema da ANAC a solicitação da cia Passaredo para operações em Dourados.
Não houve alteração nas frequências e nem nos horários (hora de Brasília):


SBGR Guarulhos - Governador André Franco Montoro SBDO Dourados 09:20 11:20
SBCG Campo Grande SBDO Dourados 19:05 20:05
SBDO Dourados SBGR Guarulhos - Governador André Franco Montoro 20:30 22:35
SBGR Guarulhos - Governador André Franco Montoro SBDO Dourados 14:20 16:20
SBDO Dourados SBCG Campo Grande 16:45 17:50
SBDO Dourados SBGR Guarulhos - Governador André Franco Montoro 11:45 13:50


O status do hotran está como em análise, porém no quesito INFRAERO (Adm Aeroportuária), já consta restrição. Fica a dúvida se esta restrição é do pedido antigo ainda. 
O pedido voltou ao sistema no dia 11/09/13, com previsão para início das operações para 17/10/2013.
Voltamos a torcida para que dê certo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dourados vai ficando pra trás, mais uma vez.

Um site de notícias (www.msatual.com.br), publicou matéria mostrando a grande diferença existente entre Dourados (por enquanto, a segunda maior cidade do estado) e Três Lagoas, cidade em plena e franca expansão.
Na matéria é mostrado como Três Lagoas praticamente levantou um aeroporto do zero em apenas um ano (havia somente a pista por lá), conseguiu homologar seu aeroporto em tempo recorde e ainda já tem previsão de ter 08 vôos diários para São Paulo (04 chegadas e 04 partidas). Enquanto do outro lado, Dourados, que já tem vôos comerciais há bastante tempo (só a TRIP operou aqui desde março de 2004 e continua como AZUL), possuiu apenas 04 vôos (02 chegadas e 02 partidas) e um aeroporto que não supre mais nem essa necessidade.
Como douradense, fico bastante triste com o fato de estarmos ficando para trás. Temos um grande potencial, uma região muito rica, mas enquanto não tivermos mais força política, ficaremos estacionados. 
Devemos nos unir e tentarmos eleger um senador nosso, mais deputados federais da cidade. Vamos parar de eleger políticos de outras cidades. Não tem cabimento um candidato de outro local ter mais voto que um local. É melhor um ruim nosso, do que um bom dos outros, que só aparecem aqui na hora de angariar votos.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

HOTRAN Passaredo - Cancelamento

Não consta mais no sistema da ANAC solicitação de vôos da Passaredo para Dourados. Os pedidos de vôos que estavam em análise, ficaram restritos na área das Administração Aeroportuárias por onde a aeronave passaria e por questões de segurança de vôo (SAFETY). Provavelmente os impasses não foram solucionados e a cia desistiu de operar.
Por ironia, o aeroporto de Três Lagoas, recentemente homologado pela ANAC, poderá receber vôos comerciais. Já existe pedido de dois voos diários da Passaredo para Guarulhos e a AZUL também pediu dois vôos diários para Campinas. Uma cidade, com cerca de 100 mil habitantes, ficará com quatro frequências diárias para São Paulo e Dourados, cidade de mais de 200 mil habitantes, com influência em uma região de mais de 600 mil pessoas, tem apenas dois vôos. 
Capacidade de absorver mais vôos nós temos, pois os números de embarque e desembarque em nosso aeroporto crescem a cada mês e daqui a pouco chega ao limite disponível.
Deixo a pergunta: a quem cabe procurar ampliação no número de vôos e mais opções para nossa população?