segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Cartas IFR entram em vigor em 02/10 para Dourados

 Após a aeronave do GEIV voar e aferir os procedimentos de aproximação e saída por instrumentos do aeroporto de Dourados, as cartas já constam no ciclo de publicação do DECEA para 02/10:


 Veja também neste link: https://aisweb.decea.mil.br/?i=cartas&amdt=2025-10-02

  

Há também um NOTAM informando que as cartas IFR não estão disponíveis até 01/10/2025, demonstrando a efetividade do início das operações por instrumentos no dia 02/10:


 Link: https://aisweb.decea.mil.br/?i=notam

 

54 comentários:

  1. Junior essa homologação foi a mais avançada que existe hoje perdendo apenas para aeroportos com ILS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, podemos dizer que sim. Já é aproximação tipo RNP, mais precisa, que deu de teto mínimo 313 pés na cab 24 e de 310 pés na cabeceira 06, com visibilidade horizontal de 1600m. Um ILS CAT I tem teto de 200 pés e visibilidade de 1200m

      Excluir
    2. Excelente! Agora a Gol volta!

      Excluir
  2. Como está a taxa de lotação da Latam? Alguém tem essa notícia?

    ResponderExcluir
  3. hoje mesmo ida e volta mais de 90% quase 100

    ResponderExcluir
  4. Se a Gol não vier logo a Latam solicita mais dias e vai ficar com os melhores dias e horários. Acredito que temos demanda para voos diários até no final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada impede que a Gol coloque um voo em horarios proximos aos da Latam. O pátio agora comporta quatro A320/737 simultaneamente.

      Excluir
  5. A ocupação está ótima e eu não sei o motivo de não liberar vendas para voos internacionais saindo daqui! Certamente poderia estar até melhor se não fosse isso

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe dizer se o avião conseguiu pousar hoje ou por conta do tempo precisou descer em Campo Grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pousou com cerca de 1h de atraso.

      Excluir
    2. sim! com um pouco de atraso e após uma arremetida. Pousou com sucesso.

      Excluir
    3. Mas ele decolou com 1h de atraso de GRU. Não sei se foi o mal tempo lá ou em Dourados.

      Excluir
    4. Pelo jeito não foi nada fácil, fez uma aproximação daí na segunda conseguiu! Detalhe minutos depois o aeroporto piorou e está nos mínimos! O voo de ponta porã alternou para IGU coitados deles pra dá voltar kkkk

      Excluir
    5. Voo de Ponta Porã, fazendo a perna Foz --> Ponta Porã nesse momento. AZU4926

      Excluir
  7. Teve 01 arremetida, mas conseguiu pousar... Já saiu atrasado de Guarulhos... Chegou aqui com 1h de atraso.

    ResponderExcluir
  8. Chegou atrasado e, por conta do teto baixo, teve que fazer uma arremetida, conseguindo pousar na segunda tentativa.

    ResponderExcluir
  9. Será que atrasou por causa de algum problema em nosso aeroporto, ou foi o vôo que já saiu atrasado de São Paulo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vôo já saiu atrasado de GRU por conta do tempo em quase metade do Brasil. Aqui a aeronave pousou já em Ponta Porã me parece que foi desviado pra Foz do Iguaçu. O tempo causou problemas em todo o centro sul do Brasil com inúmeros desvios e retornos, como, por exemplo, o vôo da manhã de GRU para Maringá que veio até MS e retornou para GRU.

      Excluir
    2. Ele estava esperando as condições melhorar um pouco aqui, lembrando que à partir do dia 2/10 condições como a de hoje dá pra pousar tranquilo e sem atrasos, hoje pousou na sorte mesmo, abriu um espaço pra ele pousar bem na hora.

      Excluir
  10. Voo de Ponta Porã foi desviado para Foz do Iguaçu

    ResponderExcluir
  11. Junior me ajuda a entender uma coisa.. se a Azul não conseguiu pousar em Ponta Porã tendo que desviar seu vôo para Foz do Iguaçu, não seria mais viável pousar em Dourados?? Até porque a Latam aterrissou.. ainda mais que os passageiros da Azul tiveram 500 km pra rodar para voltar pra casa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Dourados por enquanto nao tem base da Azul. Entao fica inviavel para empresa receber voos desviados aqui por enquanto.

      Excluir
    2. Campo Grande é mais perto. Pq Foz do Iguaçu? E Dourados não seria alternativa pelo fato da Azul não atender Dourados? Tem uma postagem antiga no blog de um E2 que ia para Bonito e alternou para cá. Nesse caso de alternancia, desce os passageiros e vão ao destino com outros meios e o aviao volta para a origem, ou espera melhorar o tempo e decola de novo para o destino. E se for esperar ficam todos na aeronave sem descer?

      Excluir
    3. Dourados não é base da azul, quem iria atender os passageiros e organizar hotel e translado? Outra coisa DOU-CGR-MGF qualquer outro aeroporto por perto estavam operando nos mínimos e como eles já estavam voando à quase 3 horas, seria arriscado procurar outro aeroporto que talvez não conseguisse descer até mesmo pelo combustível né que acaba :)

      Excluir
    4. Basicamente já responderam. Provavelmente não existe mais nas Especificações Operativas da Azul a base Dourados, não existe funcionário da empresa que possa realizar a documentação de voo, nem contratos com administração aeroportuária e empresas de serviços para atendimento. A escolha do aeroporto de alternativa vai além da distância, pois precisa ter a certeza de pouso, já que as condições meteorológicas estavam ruins em diversas regiões. Ontem a aeronave voltou de Foz para Ponta Porã com os passageiros, desembarcou e embarcou os passageiros locais e voltou pra Campinas

      Excluir
  12. Aposto que os E2 da Latam vem para Dourados a partir de 2026 ou 2027, principalmente se os voos não estiverem diários até lá. O E2 é bem mais barato de se operar do que o A319 e oferece capacidade similar de assentos, ótimo para aumento de frequencias em cidades médias.

    ResponderExcluir
  13. Alguém tem fotos da parte interna do aeroporto, só para conferir como está o guichê da GOL? Tinha visto fotos da inauguração que já tinha logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O guichê da GOL nunca foi desmontado, por isso tem suas logos e balcões ainda no aeroporto.

      Excluir
  14. Alguma notícia extraoficial de data sobre voos Gol ou mesmo da Azul? Ou aumento da frequência Latam? Como tem sido a ocupação dos últimos voos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão dizendo que o aeroporto de Ponta Porã vai fechar para reforma e então a Azul voltará para Dourados.

      Excluir
    2. Diferentemente do aconteceu em Dourados, a obras do aeroporto de Ponta Porã estão sendo realizadas por janelas ( horários específicos de pista fechada), mantendo o aeroporto em operação nos horários de voos comerciais. Com relação ao terminal, estão fazendo uma parte nova, que será utilizada para a construção da outra parte, tudo pensado em não parar as operações comerciais.

      Excluir
  15. Tenho a impressão que toda essa reforma que está passando o aeroporto de ponta Porã, a Azul não vira pra Dourados. Até porquê as cidades estão muito próximas uma da outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que a Azul não virá tão cedo. Ela gosta de operar onde não tem concorrencia e ela dificilmente terá em Ponta Porã. Em Dourados ela já vai ter a concorrência da Latam e muito provavelmente da Gol.

      Excluir
  16. Conversando com algumas pessoas de Ponta Porã MS. Uma boa parte estão embarcando em Dourados MS, movimento de Ponta Porã caiu 27% a 33%, pois a maioria faz a conta de que GRU é a porta de entrada e saída da América do Sul MS e do Brasil, além de questões climáticas atrapalharem os voos. Outro ponto a maioria já estão sabendo que aqui vai operar por instrumentos 02/10, fato este que não arriscam mais embarcar em Ponta Porã MS.

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente. A Azul tem uma janela de oportunidade excelente para expandir suas operações aqui, já que nossos voos da Latam não cobrem todos os dias da semana.

    Olhando para a região, é perfeitamente viável: Ponta Porã tem voos nas segundas, quartas e sextas. Corumbá opera às segundas e sextas. E Bonito é atendido pela Gol às terças e domingos.

    Isso mostra que a Azul poderia facilmente adicionar voos aqui em Dourados nos dias alternados, como terça, quinta, sábado ou domingo, sem criar conflito com a operação deles em Ponta Porã ou com as outras companhias. É uma questão de logística e vontade. Com um bom planejamento, ambas as cidades podem ser bem atendidas sem prejudicar a operação em nenhum dos aeroportos

    ResponderExcluir
  18. O que precisa agora é a tam operar todos os dias. As vezes é melhor nem vir outra cia aerea pra tam investir nesse aumento de voos. Essa operação 3x na semana atrapalha muito o uso do aeroporto.

    ResponderExcluir
  19. A prefeitura postou no Instagram, 2200 embarque/desembarque em 9 voos, isso da uma média de ocupação ao redor de 85%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá 90% de ocupacao no DOU-GRU e 84% no GRU-DOU. Lembrando que a Latam comercializa 140 assentos no A319 e não 144.

      Excluir
  20. Alguém já tem noticias se as cartas ja começaram a valer ? E se vai mudar muita coisa após aprovação delas ?

    ResponderExcluir
  21. Quem acompanha o trajeto dos aviões, hoje já foi possível notar alguma diferença no tempo de viagem ou procedimento de aterrissagem aqui em dourados por causa das cartas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deu pra ver o efeito dos instrumentos na apeoximação. O avião não dá uma volta na pista antes de pousar, já vem descendo “direto”. O tempo de voo também diminuiu uns 5min por conta disso.

      Excluir
  22. Já estão valendo todas as cartas, sejam RNP, NDB e ou RNAV. O aeroporto de Dourados MS, fica no mesmo nível de aproximação do Aeroporto de Campo Grande MS, ou até melhor no procedimento RNP. Detalhe não se espantem se começar alternar voos de Campo Grande MS para Dourados MS, em face dos procedimentos mais acurados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer por condições meteorológicas? Caso não seja possível pousar no aeroporto de CG ou Ponta Porã eles pousarem aqui por causa das cartas serem melhores? ou a companhia aérea transferir definitivamente o voo para cá?

      Excluir
    2. É sério isso? Até onde sei CGR tem ILS I. Os procedimentos RNP são quase tão bons quanto, mas não superam o ILS I.

      Excluir
    3. Eu acho um dos maiores avanços do nosso aeroporto e ninguém noticiou isso, só quem voava de TRIP/passaredo e azul tempos atrás sabem o quanto era incerta as operações com qualquer instabilidade climática.

      Excluir
  23. Junior então a partir de agora pra voos serem desviados é mais difícil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente isso. Desde 2017, se não me engano, o aeroporto de Dourados já opera por instrumentos. Já naquela época os índices de cancelamentos caíram drasticamente. Houve mudanças nas cabeceiras e novos procedimentos estão publicados, com mínimos de segurança bastante baixos, onde provavelmente cancelamentos ocorrerão por aqui por nevoeiros de grandes proporções ou ventanias extremas. Hoje Dourados se torna uma opção de alternado de campo grande, ponta porã e até outros aeroportos, pelas infraestrutura, com pátio para até 4 grandes aeronaves, pista com boa dimensão (1950m) e operações por instrumentos. Lembrando que cada Cia aérea precisa ter um suporte mínimo para considerar aqui como alternativa, mas da aviação geral (particular) , há muito espaço e hangares capazes de receber diversas aeronaves.

      Excluir
  24. Vocês viram essa matéria ? Provavelmente Ponta Porã também irá receber voos da Latam .. única cidade do nosso estado incluída nessa nova expansão apos Dourados e Bonito

    Após o recente anúncio da aquisição de novas aeronaves Embraer 195 E2, a LATAM já está em fase de estudos para expandir sua malha de destinos. Novas cidades estão na mira para receber voos da companhia, e a expectativa é grande!

    Entre os locais que estão sendo analisados, destacam-se: Campina Grande-PB, Araguaína-TO, Juiz de Fora/Zona da Mata-MG, Ji-Paraná-RO, Santo Ângelo-RS, Cacoal-RO, Sorriso-MT, Vilhena-RO, Rondonópolis-MT, Rio Verde-GO e Ponta Porã-MS. Para Ariquemes-RO e Barreiras-BA, a implantação depende de ajustes na infraestrutura dos aeroportos, que já estão em andamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito se isto acontecer vai ser em dias alternado aos voos da Azul, assim esta acontecendo em Bonito.

      Excluir
    2. Possivelmente a azul tá nesse fica ou sai de PMG a latam já deve estar de olho nos incentivos de ICMS principalmente.

      Excluir
    3. Então... Vi um vídeo no youtube ontem sobre a aquisição dos E2 da Latam e essa lista de ampliação de rotas... Ponta Porã tá difícil segurar até a azul, imagina mais uma CIA com outro Embraer... Sei lá... Talvez estão de olho no fato do aeroporto se tornar binacional - Talvez seja isso.

      Excluir
    4. Na aviação geral, existe uma regra básica da economia de mercado: Lei da demanda X Lei da oferta, no caso de Ponta Porã MS, a lei da demanda não prevalece a favor, dado a complexidade da baixa densidade populacional e fatores econômicos de baixo consumo, além da logística meteorológica complicada. Agora analisando a macro região da Grande Dourados MS temos uma densidade demográfica de 32 municípios, com quase 1 milhão de habitantes onde o atual aeroporto se localiza em uma zona de logística fácil e rápida. A Gol, fonte confiável, já sinalizou sua volta e penso que a Azul será questão de tempo.

      Excluir
  25. eles poderiam colocar uma frequência diária aqui em Dourados, inclusive finais de semana. Não vejo problema operarem em Ponta também, quem sabe assim a azul migre para Dourados onde a demanda é maior e vai ter menos cancelamentos

    ResponderExcluir
  26. Nem venham reclamar aqui que os preços da Latam estão altos kkk, tentem comprar amanhã por exemplo, já está lotado. E está sempre bem cheio, os preços só irão cair quando vier outra empresa, enquanto isso eles vão colhendo os frutos de ter arriscado!

    ResponderExcluir