terça-feira, 2 de maio de 2017

Alegria pode ter durado pouco

A tão esperada operação por instrumentos das aeronaves de grande porte em nosso aeroporto pode ser adiada mais uma vez.

No dia 12/4 noticiamos que novas cartas de operações por instrumentos que contemplam nosso aeroporto foram publicadas, passando a ter validade a partir do dia 25/5/17.

Porém, logo no dia 18/04, um NOTAM passou a vigorar, reforçando o que existe já em ROTAER, que as operações de aeronaves de categoria igual ou superior a 3 (onde se enquadra o ATR72) somente podem realizar operação visual (VFR).
Esse NOTAM pode ser acessado aqui: http://www.aisweb.aer.mil.br/index.cfm 
*Utilize a sigla SBDO (que é o designativo do nosso aeroporto).

O que mais preocupa é que a validade deste NOTAM  ultrapassa o dia 25/5, sendo que nos faz acreditar que nada mudará, ficando da mesma forma que está atualmente.

A iniciativa do AEROCLUBE DE DOURADOS, com o apoio da prefeitura municipal e outros órgãos não-governamentais, que tomou a frente e conseguiu encaminhar a resolução dos problemas que afetavam a restrição das operações IFR de aeronaves de grande porte em nosso aeroporto, que resultou na publicação das novas cartas. SÓ QUE, MAIS UMA VEZ, APARECE UMA RESTRIÇÃO.
Da mesma forma que ocorreu em 2014, quando as primeiras cartas foram publicadas, uma restrição para as aeronaves que aqui operam é lançada logo após sua publicação, nos levando a crer que não querem que Dourados e toda região usufrua de condições de pleno desenvolvimento, já que um bom aeroporto serve de porta de entrada de investimentos.

Parafraseando o Chapolin Colorado: " E agora, quem poderá nos defender? "

5 comentários:

  1. Isso realmente é revoltante. E o pior é que nossos governantes se fazem de coitados ou desentendidos e não colaboram em nada para resolver de vez o problema. Mais uma vez nosso vizinho MT está muito à nossa frente, onde até Barra do Garça tem seu aeroporto operando por instrumentos!!! Só pode ser retaliação para atravancar nosso desenvolvimento. Digo e repito: LAMENTÁVEL!!!

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    1. Bom Fabio, pelo menos eu sei que o Aeroclube não desistiu. Certeza mesmo do que realmente ocorrerá somente dia 25/5. A torcida fica para que tudo termine bem.

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  2. O problema continua sendo aquela Torre com a Antena, Jr? É só isso? O que falta não é vontade e trabalho: o que falta é POLÍTICA SÉRIA nessa linda cidade!!

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  3. Mesmo que a operacao por instrumentos seja homologada, duvido muito que teremos uma nova empresa de grande porte operando em Dourados com esse terminal pequeno e pista de 30m de largura. No máximo teríamos os embraer da Azul. A operação por instrumentos vale mais para diminuir os cancelamentos dos voos atuais. Se quisermos sonhar mais alto, precisamos dessa obra de R$60 milhões.

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    1. Para ter uma empresa que opere aviões maiores que o Embraer 195, somente com um novo aeroporto. Nas condições atuais, nosso aeroporto esta categorizado para receber aeronaves até o porte o EMB195. A questão dos instrumentos é interessante para diminuir os cancelamentos e quem sabe outras empresas voltarem a operar aqui ou até a própria Azul aumentar a oferta.

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