quinta-feira, 23 de março de 2023

Objetos serão retirados ou sinalizados no entorno do aeroporto de Dourados

Visando se enquadrar na legislação, assim estando de acordo com normas de segurança de nível internacional, a prefeitura irá notificar aos proprietários que eventualmente possuem objetos que possam afetar a segurança e/ou impedir a regularidade dos voos no aeroporto, e através da AGETRAN e SEMSUR fará a remoção ou sinalização dos mesmos, conforme o caso.

Veja aqui o diário oficial que trata sobre isso: https://do.dourados.ms.gov.br/index.php/edicao-5-851-23-03-2023-suplementar/

O PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo) é definido em função das superfícies limitadoras de obstáculos de aeródromo e com base no planejamento aeroportuário aprovado pela ANAC.

Eles definem zonas de segurança de superfícies, por exemplo: Superfície de Decolagem, Superfície de Aproximação, Superfície de Transição, etc.

Exemplo


Essa é uma das etapas que estão dentro da parte de homologação da nova pista.

2 comentários:

  1. Ademar vc sabe se existe a possibilidade de homologar IFR pelo novo sistema de aproximação RNP-AR? Vários aeroportos estão migrando para essa nova tecnologia, me corrija se eu estiver errado, mas nosso aeroporto opera até 1500 pés em aproximação direta 457 metros no novo sitema os mínimos são 300 pés cerca de 90 metros, seria incrível se aqui tivesse essa possibilidade! Vale lembrar também que antes de operar RNAV em Dou tinhamos pelo menos uns 6 cancelamentos por mes, depois que homologou caiu para 3 por ano.

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  2. O aeroporto de Dourados já tinha aproximação do tipo RNP nas duas cabeceiras, sendo que na cabeceira 06 o mínimo era 286 pés e na 24, 380 pés, provavelmente por não ter PAPI nesta última. É só entrar no site do AISWEB e conferir. Na época que somente opera visual sim, tínhamos muitos cancelamentos por motivos metereologicos, que depois que começou com RNAV caiu mais de 90% os cancelamentos. Senão me engano, o RNP foi disponibilizado cerca de dois anos após a homologação do RNAV.

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