segunda-feira, 3 de maio de 2021

Obras na pista iniciaram sábado

 Logo pela manhã de sábado (01/05/21), já com a pista fechada, os maquinários do exército já começavam as primeiras atividades na pista de nosso aeroporto:


A prefeitura também soltou release no seu site informando do início das obras na pista:

https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/obras-no-aeroporto-regional-de-dourados-sao-iniciadas-neste-sabado/

Nesta primeira etapa é previsto intervenções em toda a extensão da faixa de pista de um dos lados e em 1.775m da própria pista de pouso, até outubro deste ano. Com o aeroporto podendo voltar a operar entre novembro/21 até fevereiro/22, com novo fechamento de março/22 até setembro/22, para intervenção no outro lado remanescente. 

Após totalmente concluídas as obras, nosso aeroporto passa a ter uma pista de mais de 2200m de comprimento x 30 de largura, novo pátio de estacionamento/manobras, novo terminal de passageiros, nova seção contra incêndio e nova sala de comunicações aeronáuticas (EPTA). Também está prevista a mudança de categoria para 4C (atualmente é 3C), podendo receber aeronaves de maior porte.

*ATUALIZANDO INFORMAÇÕES

Assisti uma matéria na TV Morena hoje dizendo que a pista não será mais ampliada para ficar com pouco mais de 2200m, mas sim apenas irão fazer a reposição de 375m do recuo da cabeceira 24, para poder mudar a categoria do aeroporto para 4C. Assim, após a finalização das obras, nossa pista continuará com 1950m x 30m.

12 comentários:

  1. Fico triste em saber que a pista continuará com os mesmos 30 metros de largura. É muita incompetência e desleixo por parte dos nossos "políticos" de plantão! E sendo assim, do que adiantará 300 metros a mais de comprimento sendo que hoje o Aeroporto já recebe tranquilamente aeronaves tipo o Embraer 195-E2 e os Boeing 737? Na minha humilde opinião fazer esse tipo de trabalho com a pista será somente para atrapalhar a aviação comercial e dar mais prejuízo para os cofres públicos bem como para os usuários. Benefício mesmo somente a nova sala de embarque, pátio de aeronaves entre outros. Deviam ter continuado as operações no aeroporto antigo....para mim foi tiro no pé!

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    1. E acabei de ver uma matéria na TV morena, nem mais ampliação do comprimento vai ter, irão apenas repor os 375m da cabeceira 24 que precisa recuar para modificar a categoria. Ou seja, ficaremos com os mesmos 1950m atuais.

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    2. Puxa Júnior....mais tristeza! Cada dia acredito menos nos nossos governentes. Nossa Golden City não merece tanto descaso e abandono!!!

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  2. Mas vão reformar a pista inteira, melhorando a qualidade e resistência do asfalto ou só vão fazer essa alteração da cabeceira 24? Precisa ficar fechado ano que vem de novo para fazer só isso? Acho que teremos novas surpresas ao longo dessa obra. Duvido que feche novamente ano que vem. Bom, feliz com a notícia eu não estou,mas o que importa mesmo é a mudança de categoria do aeroporto, para poder receber aeronaves maiores, como o 737-800 e o A320. Se hoje a ANAC julga ser seguro operar essas aeronaves com uma pista de 1950mx30m, então não tem por que aumentar a largura ou comprimento, pois Dourados dificilmente receberá aeronaves maiores que essas nas próximas décadas.

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    1. Sim, a pista será recapeada, e melhorada a resistência (PCN). Hj os 737-800 e o A320neo já são considerados da categoria 3C e poderiam operar por aqui.

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    2. Já com relação a largura da pista, quanto mais larga mais aumentada os níveis críticos de segurança para situações fora da normalidade, tipo pista molhada e/ou com vento de través (de lado). Um exemplo seria uma pista de 30m pode ter um limite de um vento de 6kts de través quando molhada, enquanto uma pista de 45m ele sobe para 15kts.

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  3. Se a pista já comporta A320N e B738, quais ​aeronaves maiores são essas que a categoria 4C irá permitir a operação?

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    1. Se a pista ficasse com no mínimo 2200m, entraria os 737-900 e os A321. Mas tô levantando informações, mesmo para continuar como 3C devido ao aumento da resistência do pavimento (PCN) seria necessário o recuo da cabeceira 24 levando ao consequente aumento da 06, dentro das regras vigentes.

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  4. Poderiam ter trocado o aumento do comprimento pelo aumento da largura, nem que fosse para 35m de largura pelo menos.

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  5. 1 ano e meio com esse intervalo ridículo no meio? esquece, estamos no BR, pode aumentar isso para 3 anos no mínimo!

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    1. Um ano e meio para parte de obras da pista. A previsão de término total é para outubro/23.

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  6. Eu acho incrível,tudo que é pra ser bom em nossa cidade tem essa política podre para interferir,é aeroporto que não sai conforme o projeto,linha férrea que ia sair daqui agora vai sair de maracaju só está faltando querer interferir na nova skyline da cidade com os edificios altos que estão saindo em nossa cidade,que por sinal está dando um outro visual em nossa queria dourados.

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