segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

VALOR PASSAGENS DOURADOS X CAMPO GRANDE

 Um leitor comentou na postagem anterior a respeito das diferenças de valores de passagens das cias aéreas saindo de Dourados comparando com Campo Grande, que dava uma diferença absurda.

Resolvi pesquisar nos sites das cias aéreas para ver a diferença de valores. 

Pesquisei diretamente nos sites das cias aéreas, na mesma data (10/03), ou seja, daqui cerca de 30 dias, quando normalmente as passagens ainda estão em patamares menores e sempre considerando o menor preço disponível, sem considerar taxas de bagagens e adicionais, ou seja, somente o valor da passagem aérea e taxa de embarque. O destino considerado foi Guarulhos para a GOL e Campinas para a AZUL.

Nos prints abaixo, verificamos que pela AZUL é muito mais caro você voar de Campo Grande a Campinas do que de Dourados a Campinas. Enquanto ida e volta saindo de Campo Grande custa R$ 1128,88, ida e volta saindo de Dourados cai para R$ 886,88.



Já com a GOL, saindo de Campo Grande fica R$ 500,57,  uma diferença de R$ 176,00 a menos que saindo de Dourados, que fica R$ 676,57. Se colocarmos o custo com o deslocamento até Campo Grande, a diferença de valor não compensa.



Aquela ideia que pegar voo em Campo Grande é muito mais barato não é tão mais verdadeira assim. O que vale é pesquisar, comprar com certa antecedência e assim, poder aproveitar a comodidade de voar saindo de Dourados, pagando um valor razoável e ainda demonstrar toda a capacidade de demanda que temos, assim as cias aéreas tendem a aumentar suas operações na cidade.

32 comentários:

  1. Estou pesquisando passagens para Porto Alegre e a diferença está bem alta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é pesquisar. Quem sabe numa próxima vez que precisar, não tenha tanta diferença assim?

      Excluir
    2. Pesquisa no 123 milhas é mais barato que nas empresas aéreas

      Excluir
  2. Pessoal, é o que eu sempre digo: alguém tem que pagar um preço mais alto para que, no futuro, tenhamos mais comodidade com valores menores. Imagine o sofrimento e as mortes daqueles pioneiros que abriram o velho Mato Grosso (entre outros) para que hoje pudéssemos ter tantas estradas e rodovias e o conforto que nos cerca!
    Claro que ninguém gosta de pagar mais caro em nada mas creio que temos que aproveitar e também criar novas oportunidades para que as futuras gerações (e nós mesmos num futuro breve) tenham um melhor atendimento com um bom custo benefício!
    Como disse Geraldo Vandré: quem sabe faz a hora não espera acontecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso deu uma diferença de 8 mil

      Excluir
    2. Realmente, dependendo da quantidade de pessoas, fica inviável embarcar por aqui por causa do preço que se paga. Porém, sempre que possível, deveríamos procurar os serviços locais pois sem demanda não haverá mais voos e, consequentemente, não baixarão os valores das passagens!!!

      Excluir
    3. eu sempre dou preferencia a dourados. Minha ultima viagem minha familia embarcou em Dourados, mas 8 mil de diferença ja é demais.

      Excluir
    4. olhando agora de novo a diferença caiu pra um pouco menos de 5 mil, mas ainda acho uma diferença considerável. Mas isso mostra como oscila o preço das passagens.

      Excluir
  3. Concordo com vc Júnior. Não compensa mais sair de Campo Grande MS a muito tempo. Fiz as contas ida e volta cerca de em média de 250 reais de gasolina mais estacionamento entre outros gastos não sai por menos de 350 reais. Façam a conta.

    ResponderExcluir
  4. Se for pra sair de CGR pra SP e não pegar o voo aqui prefiro pegar um busão leito e sair daqui...sai fora KKK.
    Veja bem, se você for embarcar em GGR tem que sair umas 5horas antes daqui no mínimo pra não correr risco de perde o voo, mais 1h30 de voo total 6h30 uma viagem de ônibus deve levar umas 11h até SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Eu acho bizarro a pessoa ter que viajar 3h para pegar um simples voo para São Paulo. O preço tem que estar o dobro em Dourados para a pessoa fazer isso, ou então é melhor ir de ônibus leito logo.

      Excluir
  5. Acredito que durante a maior parte do ano, entre Março e Dezembro, o grosso da demanda é de passageiros viajando sozinhos a trabalho, demanda corporativa mesmo. Nesse caso, não compensa mesmo ir para Campo Grande, mesmo que o voo esteja 300 ou 400 reais mais caro ida e volta, só a gasolina pra ir e voltar já dá isso, e ainda tem as diárias do estacionamento do aeroporto de lá, fora as 6h na estrada (ida e volta) as vezes tendo que viajar a noite; e mesmo se a pessoa for de ônibus, que é mais barato, ainda tem o taxi/uber da rodoviária até o aeroporto e o tempo de deslocamento na estrada aumenta mais ainda. A demanda que Dourados ainda não consegue prender aqui é a demanda de viagens a lazer, aquelas viagens que vão a família inteira, pois até quando é só o casal pode ser que o custo-benefício ainda compense sair por Dourados se o casal levar em conta todo esse tempo de deslocamento até Campo Grande. Temos que levar em conta que esse tipo de demanda a lazer não é o que mantem um voo, e sim a demanda corporativa. Talvez a Gol tenha voltado com aviões próprios muito cedo. Talvez se tivesse voltado em Março ou Abril estaria melhor. Hoje, 10/02, contei 106 desembarques e 70 embarques, contando as crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas essa demanda de lazer a gol já está começando a pegar hoje tive contato com dois grupos de pessoas um veio de Maceió 9 pessoas e Natal 7 pessoas, eles pagaram média de 750 ida e volta.
      Acredito que vc errou na conta do voo de ida, me parece que embarcou mais do que desembarcou.

      Excluir
    2. Justamente, a isso q me referia. Para um ou dois passageiros não compensa sair de Campo Grande.
      No meu caso são quatro, a diferença é grande ainda, mas estou em constante pesquisa p poder sair de Dourados com conexão em SP.

      Excluir
    3. Tomara que eu tenha errado a contagem dos embarques mesmo, se embarcou mais que 106 passageiros, então ontem foi um dia bom para a Gol aqui, mais de 75% de ocupação nos dois sentidos.

      Excluir
    4. Quando são poucos passageiros ou quando o voo é so ate sp compensa embarcar em dourados,pq nao da tanta diferença mesmo mas quando sp é apenas uma escala e não o destino final e principalmente quando é uma familia inteira a diferença fica bem alta

      Excluir
    5. Sim sim, eu eu entrei 2h antes pra simular uma compra de ultima hora e entrei no mapa de assentos do avião tinha apenas 4 lugares dos lugares gratuitos e mais uns 20 no gol conforto, o resto tudo bloqueado (indica que foi feito chek-in).
      Deve ter ido entre 110 e 120. Vai dar certo.
      Fechei hoje um voo Porto Seguro-DOU para maio 420 o trecho achei ótimo.

      Excluir
    6. Rafael, só discordo do que disse sobre não compensar quando o destino final não for São Paulo. Depende muito, é sempre bom pesquisar antes. Acho que o fator mais determinante é mesmo a quantidade de pessoas.

      Excluir
    7. Yes Power, também estou mais confiante agora no sucesso da Gol em Dourados. Em Março já estão vendendo uma quarta frequencia semanal às segundas-feiras. E a oferta da Gol em Dourados está parelha com o que a empresa está oferecendo em outros mercados, como Cascavel, Sinop e Montes Claros. Portanto, estamos na média.

      Excluir
    8. Verdade se vc analisar Presidente Prudente que tem voos a anos pela Gol está com apenas 2 voos por semana, Araçatuba começou junto com Dourados de B737 e lá está ainda a voepass, Sinop 3 voos por semana, Cascavel idem...
      Provavelmente eles devem ter bons indicativos de Dourados se não manteriam o ATR.

      Excluir
    9. realmente o que mais influencia é a quantidade de pessoas mas tem casos em não é necessariamente o preço que atrapalha mas tbm o horario do segundo trecho que acontece de as vezes nao ser nem no mesmo dia. Quer dizer, os horarios da conexões as vezes atrapalham bastante

      Excluir
  6. Como douradense nato, torço muito para que tenhamos um aeroporto bom e movimentado. Sabemos que para o progresso de uma cidade isso é fundamental!!!
    Sempre que possível, darei minha parcela de contribuição à nossa Golden City!!!

    ResponderExcluir
  7. E os voos da azul alguém sabe com quantos por % de ocupação em média de cada vôo por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 85 a 90% de ocupação ou seja média de 60 por voo quando é no ATR.

      Excluir
  8. Alguém me ajuda!
    Fui tentar comprar um passagem de Palmas > Dourados pro dia 04/06/2021 e não existe voo pro essa data, nem pra uma semana antes ou depois. Será que a azul vai suspender vôo pra Dourados???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu o cronograma da obra e a AZUL não vende mais passagens de;para dourados de 1/5/21 para frente. Agora é aguardar o andamento da reforma do aeroporto para sabermos quando as cias aéreas retornarão.

      Excluir
  9. Direto no site da Gol você encontra para os dias 2 e 3 a ida partindo de Palmas e retorno para os dias 8, 9 ou 10 saindo de Dourados.
    Acredito que seja um problema na parte técnica dos sites ou até mesmo podem estar planejando a reestruturação da pista de pouso, o que faria com que o aeroporto ficasse fechado por um tempo.
    Creio que o Júnior pode ter maiores informações a respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o canteiro de obras está pra ser entregue e as máquinas do exército voltaram a trabalhar no local do pátio/terminal. No site da azul não vende mais passagens a partir de maio, que pode ser um indicativo de algo.

      Excluir
    2. O governo tem que aproveitar agora que o movimento caiu para fazer essa obra logo, já deveriam estar terminando ela. Vários países aproveitaram o baixo movimento de seus aeroportos ano passado para fazer reformas e ampliações. O Aeroparque de Buenos Aires é um belo exemplo disso, pesquisem no google para vocês verem.

      Excluir
    3. e tenho passagens compradas pra outubro. sera que corro algum risco de não ter voo ?

      Excluir
    4. Saiu o cronograma das obras e sim, não terá voo em outubro. Pela previsão a reabertura é para novembro e até fevereiro de 2022, quando fecha novamente.

      Excluir
  10. Será que depois que o exército terminar todas as obras previstas no aeroporto (novo pátio, pista, novo terminal, etc), rola uma privatização para manter a estrutura sem pesar nos cofres públicos?

    ResponderExcluir