A prefeitura anunciou hoje o cronograma de obras de nosso aeroporto, que levará o fechamento por completo da pista por cerca de 13 meses, divididos em duas etapas: a primeira de maio a outubro deste ano e a segunda de março a setembro de 2022.
A execução está a cargo Exército Brasileiro, que em conjunto com a SAC (Secretaria de Aviação Civil) definiu o cronograma da obra.
Apesar de inicialmente, quando foi lançado em 2012 o PAC aeroportos, estava incluído para nosso aeroporto a ampliação da pista e alargamento (de 30m para 45m), este último não irá ocorrer. A pista será ampliada, porém o alargamento ficou de fora. A prefeitura se empenhará a tentar angariar recursos para esta execução, porém no primeiro momento não há garantias.
Ainda teremos um novo pátio de estacionamento de aeronaves, um novo terminal de passageiros e uma nova seção contra incêndio. Quando do termino completo das obras, nosso aeroporto mudará de categoria, podendo receber aeronaves até maiores das quais atualmente esta apto.
13 meses é badtante tempo para o único aeroporto da região... Isso se nao atrasar como atrasaram ate agora a construção do canteiro de obras...
ResponderExcluirAbsurdo deixarem de fora o alargamento da pista, absurdo, deveria ser preso o governante que deixou isso acontecer. Aeroportos com bem menos potencial que o de Dourados, como Ponta Porã e Corumbá, já tem pista com 45m de largura há décadas. Gente, que ridículo. E o projeto do novo terminal continua o mesmo? Vai ter mesmo mais de 2000m²? Espero que sim. Essa reportagem está estranha, diz que a pista passará a ter 1775m, como se hoje ela tivesse menos. A pista já tem quase 2000m e todo esse comprimento já é homologado. Novamente, não entendo como podem querer reformar a pista sem aumentar a largura. Lamentável. Que Deus tenha misericórdia de Dourados, já estamos perdendo um terminal ferroviário para Amambai e Maracaju, agora mais isso.
ResponderExcluirMeu ponto de vista é o seguinte,tudo que vai ser bom pra dourados e vai com serteza evoluir a cidade os políticos da capital os grandes coronéis da um jeito d barrar isso é um absurdo,política suja nojenta espero que nosso prefeito consiga os recursos para pelomenos a pista sair dos 30m para 45m,já em questão da ferrovia isso já era nem aqui perto vai passar pelo que vi na reportagem.
ExcluirNão acho que a culpa seja de Campo Grande, não concordo com essa rivalidade com a capital. Nossos políticos é que são historicamente ruins. Não me lembro de Dourados ter tido um prefeito bom, que realmente fez a diferença, espero que esse seja melhor. O aeroporto vai ficar muito bom, mesmo com esse detalhe do não alargamento da pista, se não vão fazer, é porque realmente não precisa por enquanto. A ANAC tem reclassificado as aeronaves de maior porte, o que permite a operação delas em pistas mais estreitas, 30m e asfalto mais resistente é o mínimo, e isso Dourados vai ter.
ExcluirSe me lembro bem, o investimento total seria de 36 milhões de reais e não pouca mais de 15 milhões. O ruim é que sem o alargamento a Gol fica impossibilitada de operar o MAX 8 por instrumentos aqui, teria que ser somente operação visual, pois aeronaves maiores que 150 assentos tem essa exigência operacional (me corrijam se eu estiver errado). E, futuramente, a Gol não terá mais 737-700NG na frota, somente MAX 8. Quanto à Azul, não faz diferença alguma, mesmo a nova geração do Embraer, que é maior que a primeira, consegue operar por instrumentos em um pista de 30m de largura, mas a segurança aumentaria muito com os 15m de largura adicionais. Não vão ampliar nem 5m, para atingir os 35m de largura? Já seria alguma coisa. São José do Rio Preto e Presidente Prudente possuem pistas com 35m de largura e operam 737-800 e A320 por instrumentos. Mas 30m acho que é pouco para tal.
ResponderExcluirO investimento total na pista e pátio e mais de R$ 47 milhões, esses 15 são só dá primeira etapa, agora de maio a outubro. O fato da pista ter 30m de largura não impede operações por Instrumentos, porém limita muito as condições em pista molhada e/ou com ventos de través.
ExcluirGrato pela informação. Menos mal então.
ExcluirSim, não impede operação por instrumentos em geral, mas estou falando especificamente de operações com aeronaves maiores que o Embraer e o 737-700.
ExcluirPelo que pesquisei, o 737-800 foi rebaixado para categoria 3C, isso explica como a Gol opera ele em pistas de 30m de largura. A Latam e a propria Azul também operam o A320 em pistas de 30m de largura, então vai ver é por isso que não se importaram em aumentar a largura da pista. Na prática, isso não vai impedir a vinda de aeronaves maiores, só prejudica a margem de segurança, mas nada que impeça a operação. Fico mais tranquilo então.
ExcluirAcabei de ver que Caxias do Sul possui uma pista de 30m de largura e opera 737-800 da Gol (mesmo porte do MAX 8), só não sei se é por instrumentos, mas deve ser pois a região tem um clima bem mais frio e nublado que Dourados. Então, talvez a falta de ampliação da largura da pista não atrapalhe tanto assim a vinda de aeronaves maiores. Mas, mesmo assim, achei um desleixo terem deixado a ampliação da largura da pista de fora.
ResponderExcluirO novo prefeito com certeza não deixará com apenas 30 metros de largura, isso um convênio entre estado e município tem condições fáceis de arcar com esse aditivo.
ResponderExcluirOutra ponto importante seria que pelo menos uma das duas empresas levassem o voo para PMG durante as obras, pegar voo em CGR é osso.
Seria interessante a Azul colocar um voo de embraer para lá nesses períodos de fechamento do SBDO. Já serviria como um teste paraa Ponta Porã. A Azul falava de operar lá antes dessa pandemia. Como é uma rota longa e Dourados vai estar sem voos, acredito que o Embraer teria sucesso.
ExcluirA culpa das obras em Dourados serem sempre meia boca não é só dos políticos. A sociedade organizada deve se articular e cobrar dos nossos edís que seja feito aquilo que nós queremos e o que nossa cidade merece. Afinal, todo poder emana do povo, desde que esse povo saiba muito bem o que quer e que aponte as soluções para o poder público.
ResponderExcluirVejo pessoas por aqui que são bem esclarecidas e poderiam fazer a diferença se usassem seu conhecimento para ajudar nossa cidade. Sou apenas um amante e usuário da aviação mas, sempre que possível, estou em reuniões abertas ao público para me inteirar dos assuntos municipais. Vamos nos organizar e participar mais. Com certeza eu seria um dos voluntários!!!
Desta vez e bem provavel que façam a obra, pois é o exercito que vai executar. Se dependesse de empreiteira, sob as ordens do governo do estado ou da prefeitura, iria torrar o dinheiro, e male mal fariam a limpeza da area com os 15 milhoes, e ficariamos com o aeroporto fechado ad eterno. Foi certa a decisão de fechar entre maio e outubro pois nao adianta fazer o serviço de terraplangem na epoca de chuva. Vamos torcer para concluirem e vamos ter paciencia.
ResponderExcluirJunior fiquei curioso quanto ao novo terminal, voce sabe onde vai ser? O que farão com o antigo?
ResponderExcluirSerá no rumo do bombeiro atual, ao lado da Mirage (combustível). Quanto ao antigo eu creio que tem que demolir, já que mudando a categoria do aeroporto para 4C, ele ficaria na área de proteção da pista, pois hj ele já está no limite da categoria 3C.
ExcluirPoderiam fazer a obra sem fechar o aeroporto Atr opera com 1300 metros de pista um pouco de má vontade de quem vai executar a obra
ResponderExcluirQuando vamos ter maquetes do novo terminal?
ResponderExcluirTambém queria ver as imagens de como ficará o novo terminal.
ResponderExcluirEu acho que aumentar a largura seria mais importante que aumentar o comprimento da pista. Já vi muitos aeroportos com o comprimento da pista atual de dourados operando com grandes aeronaves. Parar tanto tempo para não resolver a questão da largura? Muitoo estranho....
ResponderExcluirTambém acho isso estranho amigo thooster,creio que alguém está mordendo uma fatia do bolo e como já é coisa antiga, e o prefeito não pode dizer nada,s não fosse há intervenção política dourados hj seria um cidade como Londrina no PR isso e serteza,pois povo trabalhador e pujante isso nós temos.
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