A GOL Linhas Aéreas retomou hoje, 03/02, suas operações em nosso aeroporto, depois de 11 meses afastada devido a pandemia.
Com o tradicional batismo na aeronave na sua chegada, o BOEING 737-700 de matrícula PR-VBO, chegou em nosso aeroporto.
Vídeo do pouso, chegada no pátio e decolagem:
Fotos:
Neste mês de Fevereiro, a cia deve operar seus voos as quartas, sextas e domingos (com exceção do dia 14). Já a partir de março, aumenta em mais um voo semanal, nas segundas.
Quantos passageiros no voo inaugural?
ResponderExcluirMe parece que vieram 77 e embarcaram 79, incluindo as crianças (2 ou 3) em ambos os vôos.
ExcluirE daí galera será que foi um bom número de passageiros transportados no primeiro vôo de retorno da gol?
ResponderExcluirAlguém sabe quantos passageiros a azul está transportando em média em nosso aeroporto?
A capacidade desse boeing é 138 passageiros, tem que ser no mínimo 108 embarques e 108 desembarques para ser considerado bom. Claro que tem que analisar o valor pago pelas passagens também.
ResponderExcluirPara uma época de epdemia, acredito que não podemos reclamar,foi ótima ocupação neste vôo
ResponderExcluirVerdade seja dita, os horários de saída de GRU (13:40) e chegada em GRU (20:20) da Voepass eram muito melhores para conexões. Esse bate volta da Gol com 737 é super manco de conexões, conecta rápido com vários destinos na ida e com quase nada na volta (a não ser que vc fique o dia inteiro no aeroporto, o que é inviável para muitos). Podiam ter mantido os mesmos horários da Voepass, o 737 ficaria mais de 3h em solo douradense, mas teriam um produto melhor.
ResponderExcluirPara Abril a Gol está vendendo um GRU-DOU-GRU matutino, de segunda a quinta, saindo de GRU às 08:40 e chegando em DOU às 09:20, partindo de DOU às 10:00 e chegando em GRU às 12:40, um horário bem melhor para conexões que o atual. Tomara que ela realmente troque esse voo das 18:20 pelo voo às 10:00.
ExcluirA respeito de alguns comentários acima, temos que pontuar: realmente um boa ocupação de voo é acima de 70%, ou seja, 97 passageiros em um boeing 737-700. A questão de horários, realmente o planejamento de malha de uma cia aérea não é fácil, tem que considerar trilho de equipamento, disponibilidade de tripulação, slot em SP, etc... Porém o que eu acho mais importante, é a gente criar demanda. Sempre que possível, embarcar em Dourados. Quando compramos passagem embarcando em Campo Grande, a cia aérea não olha nosso cadastro para saber onde moramos, somos passageiros de lá. Se não criarmos demanda aqui, dificilmente teremos mais voos sendo criados aqui. Tenho dados desde a época que a TRIP iniciou suas operações aqui, em 2003. Naquela época, um bom mês, embarcava 200 passageiros, números hj facilmente alcançado em dois dias. Então, sempre que possível, utilizem o aeroporto de Dourados, que cada vez mais teremos a chance de ver o aumento dos voos.
ResponderExcluirJúnior, tenho ciência de tudo isso que você falou. Eu só acho que se a empresa quer que a cidade gere demanda ela que ofereça um produto bom de verdade. E é difícil competir com Campo Grande, os preços são muitas vezes menores e a quantidade de opções lá é muito maior. Toda cidade menor que não fica isolada sofre a concorrência de uma cidade maior, isso ocorre em todo Brasil, é utopia achar que todo douradense vai viajar por Dourados, principalmente aquele que viaja à lazer e costuma fazer questão de preços menores. Até por isso a Azul foca na demanda corporativa, porém mesmo assim consegue oferecer melhores conexões que a Gol para destinos turísticos. É impossível voar pela Gol para Salvador, por exemplo, a partir de Dourados. Entendo seu argumento de que é difícil montar uma malha de voos, mas não é o cliente que tem que entender isso e se dobrar ao que a empresa quer, a empresa é que tem que agradar para ganhar clientes.
ExcluirJúnior, acredito que a empresa sabe se o passageiro tem domicílio na cidade em que está embarcando ou se vem de outra cidade sim, pois precisamos fazer um cadastro no site da empresa antes de comprar as passagens e nesse cadastro pede o endereço dos passageiros. É óbvio que contamos como passageiro da cidade em que embarcamos, mas a empresa sabe quais cidades geram demanda para determinado voo. Muita gente de Ponta Porã embarca em Dourados pela Azul e a empresa sabe disso.
ExcluirEntendo sua colocação, preço é um diferencial grande na compra de passagens, por isso citei: sempre que possível. Com a questão de conexões, a Azul tem certa vantagem, pois consegue oferecer dois horários, com a mesma capacidade que a GOL, com a aeronave melhor. Assim, fica mais fácil diminuir tempo de espera na conexão. Uma perna pode não ser tão boa num horário, mas é ótima no outro. Temos que lembrar também que estamos voltando de temos difíceis, nem toda malha das cias aéreas voltaram, então quem sabe logo as conexões também se tornam mais fáceis.
ExcluirNão é somente questão de oferecer dois horários, é um bom argumento, mas não é só isso. É possível operar apenas um voo por dia e ter boas conexões nas duas pernas. Se a Gol tivesse mantido a partida de GRU às 08:40 e de Dourados às 10:00, teria melhores conexões tanto na ida quanto na volta, mesmo sem operar dois voos por dia como a Azul. Porém, nem chegou a operar esse voo e logo mudou para o atual, que parte 18:20. Meu receio é simplesmente o voo não dar certo por focarem demais na demanda para São Paulo e depois culparem a cidade e região pela baixa demanda. A Azul tinha um produto melhor mesmo quando chegou a operar apenas um voo de Embraer ano passado, e esse voo era um bate-volta matutino.
ExcluirRetiro o que disse sobre não ser possível voar de Dourados para Salvador pela Gol. Em Março, a Gol terá um novo voo entre SSA e GRU que conectará rapidamente com o voo de Dourados, tanto na ida, quanto na volta. Pelas simulações que fiz, é possível conectar com menos de 01:30min de conexão, tanto na ida, quanto na volta, para Curitiba, Florianópolis, Salvador, Natal, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro (se você aterrisar no Galeão e decolar do Santos Dumont). Para Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Manaus, Belém, Maceió e Porto Alegre, a conexão na ida é rápida, mas na volta passa das 4h de espera. Porém, ao longo do ano, conforme a malha aérea da Gol vai sendo reconstituída, acredito que haverá melhores conexões para essas cidades na volta também. Os preços para a última semana de Março estão ótimos.
ExcluirBingo Júnior!!!
ResponderExcluirLeu a minha mente.
Ano que vem iremos novamente para a Europa e nem me passa pela cabeça embarcar em outro lugar que não seja Dourados. Sei que vamos pagar um pouco mais caro mas só a viagem a CG e o aluguel do estacionamento já superam a diferença.
Nada é fácil no começo mas temos que colaborar para que as futuras gerações tenham uma cidade melhor do que a de hoje. Se todos agirem assim, logo a demanda aumenta e as passagens vão baixar. Sobretudo depois que a pandemia for embora! Reflitam!!!
Me lembro que aqui já teve Tam, será que era bom o movimento no aeroporto naquele tempo?
ResponderExcluirOntem o DOU-GRU 1720H decolou com 40.
ResponderExcluirBora usar o serviço pessoal pra não perdemos essa oportunidade de ter mais uma opção de serviço.
Mas será que a gente perde uma segunda opção? Acho que a Voepass volta se a Gol não emplacar aqui.
ExcluirRapaz, estive pesquisando os preços e está muito alto em relação a Cg. Para uma família p 4 pessoas a diferença mínima chega a 1.800.
ResponderExcluirTanto azul como gol.