sábado, 20 de julho de 2019

União por Dourados

A classe política e empresarial de Dourados está unida para recuperar a verba destinada para nosso aeroporto e também para tentar agilizar as obras. 

Em reunião na Câmara Municipal ontem (19/7), foi definido um conselho para cobrar os R$ 30 milhões que foram retirados do montante para nossa obra.

Segundo o vereador Alan Guedes o movimento pode ser apartidário, porém é político, pois depende de força política para reverter a situação. Já segundo Domingos Venturini, diretor de assuntos estratégicos da ACED, toda a bancada federal do estado será acionada, não importando o partido, pois a briga é por Dourados. O diretor aeroportuário Juliano de Almeida Domingos disse ser muito importante essa união político/empresarial para melhorar a infraestrutura de nosso aeroporto, que já chegou a movimentar  mais de 100 mil passageiros/ano em 2014 e 2015. E temos potencial para muito mais.

Por um outro lado, a senadora Soraya Thronicke postou outro vídeo, desta vez protocolando no Ministério da Economia proposta para o retorno da verba de R$ 30 milhões para nosso aeroporto:


Somos muito forte quando estamos juntos e devemos lutar para melhorar nossa cidade e região, que traz muita riqueza para o estado e para o país, porém carece muito de investimentos, ficando por muitas vezes, esquecida.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Senadora Soraya Thronicke luta pela verba do nosso aeroporto

Está circulando nas redes sociais um vídeo onde a Senadora Soraya Thronicke diz que esta lutando para revogar a portaria que retirou R$ 30 milhões da verba destinada para nosso aeroporto.

Ela esteve no Ministério da Infraestrutura e diz que irá também ao Ministério da Economia, pois foi uma decisão conjunta dos dois ministérios.

Veja:

 

A novela desta obra do aeroporto, como ela própria diz no vídeo, não pode mais se prolongar.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Ministério da Infraestrutura lança cartilha com projeto de privatizar 41 aeroportos até 2022

Na divulgação da ações do Ministério da Infraestrutura dos primeiros 180 dias do novo governo, foi lançada a cartilha com os projetos da pasta até 2022. Incluído aí esta a concessão de 41 aeroportos.

Deste 41 aeroportos, 22 já estão em estudos e qualificados pelo PPI (Programa de Parceria de Investimentos). São eles:

    • Carteira do PPI: 6ª rodada - 22 aeroportos qualificados (Investimento de R$ 5,0 bilhões) – em estudos
ü  Sul (9): Curitiba (PR), Bacacheri (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Joinville (SC), Navegantes (SC), Pelotas (RS), Bagé (RS) e Uruguaiana (RS);
ü  Norte 1 (7): Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC);
ü  Central (6): Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Teresina (PI), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE);

Já na sétima rodada serão mais 19 aeroportos, onde estão incluídos os do nosso estado, administrados pela INFRAERO:

  • 7ª Rodada de Concessões: 19 aeroportos (Investimento de R$ 5,28 bilhões)
ü  RJ-MG (7): Santos-Dumont (RJ), Jacarepaguá (RJ), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Pampulha (MG), Carlos Prates (MG), Uberaba (MG);
ü  Norte 2 (7): Belém (PA), Júlio César (PA), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Macapá (AP);
ü  SP-MS (5): Congonhas (SP), Campo de Marte (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS).

Há ainda estudos para rever a concessão de Viracopos, em Campinas.

 

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Corte de R$ 68,3 milhões de verbas pela União prejudica nosso aeroporto.

*com informações do Campo Grande News.

O governo federal cortou do nosso estado R$ 68,3 milhões do orçamento deste ano, comprometendo as obras do nosso aeroporto, que estava previsto o gasto de quase metade do valor, R$ 30 milhões. 




Isso é um grande balde de água fria nas nossas esperanças de ter um aeroporto descente e condizente com o que Dourados e região merece.

Enquanto não tivermos uma bancada federal (Deputados Federais e Senadores) atuando em prol da nossa região, ficaremos assistindo essa "novela", sem nunca chegar ao seu final.

Infelizmente, esta é uma péssima notícia.

terça-feira, 9 de julho de 2019

China deve apresentar seu "ATR" em setembro.

*informações retiradas do blog AirWay do UOL

A fabricante AVIC, controlada pelo governo chinês, deverá apresentar agora em Setembro seu mais novo modelo, um turbo-hélice com medidas e performances muito semelhantes ao ATR 72, o turbo-hélice comercial mais vendido do mundo.

De nome MA700, o modelo supera o ATR 72 em capacidade de passageiros, velocidade máxima, velocidade de cruzeiro e peso máximo de decolagem.
O MA700 poderá levar de 78 a 85 passageiros, com velocidade máxima de 640 km/h e velocidade de cruzeiro entre 550 a 580 km/h. Com peso máximo de 27.600 kg, poderá percorrer até 1500 km.


A aeronave está prevista para chegar ao mercado em 2021.