terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Aeroporto deve receber verba federal

A Assecom (Assessoria de comunicação da prefeitura) divulgou matéria informando que nosso aeroporto deve receber verba do governo federal. 
No link Aeroporto de Dourados vai receber investimento federal  é divulgado que um consórcio de empresas de engenharia já estão fazendo vistorias e levantamentos em nosso aeroporto, para fomentar a elaboração de projetos de acordo com as demandas atuais e futuras.
Em nosso estado está previsto uma verba no valor de R$ 201,4 milhões, a ser dividido entre 09 aeroportos (Dourados, Três Lagoas, Bonito, Corumbá, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica e Coxim).

A divulgação desta matéria nos faz lembrar de outra verba que o governo federal liberou para nosso aeroporto (tem diversas matérias sobre ela aqui no blog) e que foram noticiadas tantas vezes a liberação e a realização de licitação, porém as obras nunca aconteceram. 
Para ser mais exato, dia 22 de julho de 2013 foi publicado o resultado da licitação (Resultado da Licitação) e até hoje não foi colocada nem placa da obra.

Fica nossa torcida para que não seja mais apenas uma promessa de reforma e ampliação e que realmente este dinheiro venha, transformando nosso aeroporto, para que ofereça cada vez mais segurança e conforto aos usuários e funcionários.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dourados poderá cobrar taxa de embarque

O aeroporto de Dourados foi classificado pela ANAC, na portaria 3457 SIA/SRE de 27 de dezembro de 2013, podendo  passar a cobrar taxa de embarque.
Nosso aeroporto foi classificado como de segunda categoria, podendo cobrar taxa de embarque de até R$ 16,95.
Esta taxa de embarque visa remunerar a prestação dos serviços, instalações e facilidades dos terminais de passageiros, com vistas ao embarque, desembarque, conexão, orientação, conforto e segurança.

Agora, a administração aeroportuária tem que finalizar o tramite junto aos órgãos competentes e cias aéreas, para aí sim começar a realizar esta cobrança.

Esperamos que o dinheiro arrecadado com as cobranças destas tarifas aeroportuárias sejam revertidos em sua totalidade para o desenvolvimento e ampliação do nosso aeroporto.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Novo voo Azul - Atualização

O pedido do novo voo da AZUL em Dourados ainda não foi aprovado. O pedido foi para início das operações no dia 06/02/14, porém consta restrição no site da ANAC.

As restrições encontradas estão relacionadas ao CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), a INFRAERO (relacionada a adm aeroportuária) e questões de SECURITY (relacionada a segurança de passageiros).

Esperamos que os setores responsáveis resolvam estas pendências rapidamente e a cia aérea renove o pedido do voo, que seria de grande importância para nossa região.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Aeronaves de hoje - Aviação Comercial

Fazendo uma postagem diferente hoje, mostrando as aeronaves da aviação comercial que operaram no aeroporto:

Começou nesta madrugada com o voo 6909 da Azul, que decolou as 03:30hs:


A aeronave é um ATR72-600, com prefixo PR-AQL, batizado de Dia Lindo, Dia Azul.

No finalzinho da manhã, foi a vez do voo da Passaredo 9796/9799, que pousou as 10:50hs e decolou as 11:10hs. A aeronave que fez este voo foi o  ATR72-600, prefixo PR-PDI, apelidado de Pica-Pau.
 
 Essa mesma aeronave ainda realizou os voos 9798 GUARULHOS-DOURADOS-CAMPO GRANDE  e o 9797 CAMPO GRANDE-DOURADOS-GUARULHOS, no final da tarde.

Já o voo da AZUL do começo da tarde (6912/6911) foi realizado pelo ATR72-600 de prefixo PR-ATG, que leva o nome de Planeta Azul, que decolou de Dourados rumo a Campinas as 14:00hs:



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

IFR homologado - Não para a aviação comercial

Bom galera, ontem eu postei a notícia a respeito da homologação do IFR (Operações por Instrumentos) em Dourados e fiquei de trazer mais novidades, assim que conseguisse a portaria da ANAC.
Pois bem, ontem eu achei a portaria e posso trazer novas informações:
1 - O nosso aeroporto foi homologado para operações IFR de não precisão diurna/noturna.
2 - As características da pista foram atualizadas, passando dos 1610m X 30m para 1950m X 30m
3 - As cabeceiras foram modificadas para 06/24, que já estavam sinalizadas desta forma, porém faltava validação da agência.
4 - A aeronave crítica para operação IFR é o ATR42, ou seja, a maior aeronave que pode utilizar a operação por instrumentos é da categoria do ATR42 (o ATR72 está uma categoria acima).

Isso quer dizer que as aeronaves das cias aéreas que aqui operam não podem utilizar o sistema de aproximação por instrumentos homologado, ficando restritas ainda a operação visual.
Além do mais, a carta de aproximação por instrumentos publicada contempla apenas a cabeceira 23, que não existe mais, então ainda não há operações por instrumentos em nosso aeroporto.

Provavelmente o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), deve publicar as novas cartas de aproximação por instrumentos, contemplando as duas cabeceiras. Tomara que seja em um curto prazo.

Não sei dizer qual tipo de restrição a ANAC encontrou que limitou o IFR, porém um grande passo já foi dado. 
Ainda deve dar muito trabalho afim de elevar a categoria de operação IFR para as aeronaves comerciais que aqui operam.