Bom galera, ontem eu postei a notícia a respeito da homologação do IFR (Operações por Instrumentos) em Dourados e fiquei de trazer mais novidades, assim que conseguisse a portaria da ANAC.
Pois bem, ontem eu achei a portaria e posso trazer novas informações:
1 - O nosso aeroporto foi homologado para operações IFR de não precisão diurna/noturna.
2 - As características da pista foram atualizadas, passando dos 1610m X 30m para 1950m X 30m
3 - As cabeceiras foram modificadas para 06/24, que já estavam sinalizadas desta forma, porém faltava validação da agência.
4 - A aeronave crítica para operação IFR é o ATR42, ou seja, a maior aeronave que pode utilizar a operação por instrumentos é da categoria do ATR42 (o ATR72 está uma categoria acima).
Isso quer dizer que as aeronaves das cias aéreas que aqui operam não podem utilizar o sistema de aproximação por instrumentos homologado, ficando restritas ainda a operação visual.
Além do mais, a carta de aproximação por instrumentos publicada contempla apenas a cabeceira 23, que não existe mais, então ainda não há operações por instrumentos em nosso aeroporto.
Provavelmente o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), deve publicar as novas cartas de aproximação por instrumentos, contemplando as duas cabeceiras. Tomara que seja em um curto prazo.
Não sei dizer qual tipo de restrição a ANAC encontrou que limitou o IFR, porém um grande passo já foi dado.
Ainda deve dar muito trabalho afim de elevar a categoria de operação IFR para as aeronaves comerciais que aqui operam.
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