quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dourados vai ficando pra trás, mais uma vez.

Um site de notícias (www.msatual.com.br), publicou matéria mostrando a grande diferença existente entre Dourados (por enquanto, a segunda maior cidade do estado) e Três Lagoas, cidade em plena e franca expansão.
Na matéria é mostrado como Três Lagoas praticamente levantou um aeroporto do zero em apenas um ano (havia somente a pista por lá), conseguiu homologar seu aeroporto em tempo recorde e ainda já tem previsão de ter 08 vôos diários para São Paulo (04 chegadas e 04 partidas). Enquanto do outro lado, Dourados, que já tem vôos comerciais há bastante tempo (só a TRIP operou aqui desde março de 2004 e continua como AZUL), possuiu apenas 04 vôos (02 chegadas e 02 partidas) e um aeroporto que não supre mais nem essa necessidade.
Como douradense, fico bastante triste com o fato de estarmos ficando para trás. Temos um grande potencial, uma região muito rica, mas enquanto não tivermos mais força política, ficaremos estacionados. 
Devemos nos unir e tentarmos eleger um senador nosso, mais deputados federais da cidade. Vamos parar de eleger políticos de outras cidades. Não tem cabimento um candidato de outro local ter mais voto que um local. É melhor um ruim nosso, do que um bom dos outros, que só aparecem aqui na hora de angariar votos.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

HOTRAN Passaredo - Cancelamento

Não consta mais no sistema da ANAC solicitação de vôos da Passaredo para Dourados. Os pedidos de vôos que estavam em análise, ficaram restritos na área das Administração Aeroportuárias por onde a aeronave passaria e por questões de segurança de vôo (SAFETY). Provavelmente os impasses não foram solucionados e a cia desistiu de operar.
Por ironia, o aeroporto de Três Lagoas, recentemente homologado pela ANAC, poderá receber vôos comerciais. Já existe pedido de dois voos diários da Passaredo para Guarulhos e a AZUL também pediu dois vôos diários para Campinas. Uma cidade, com cerca de 100 mil habitantes, ficará com quatro frequências diárias para São Paulo e Dourados, cidade de mais de 200 mil habitantes, com influência em uma região de mais de 600 mil pessoas, tem apenas dois vôos. 
Capacidade de absorver mais vôos nós temos, pois os números de embarque e desembarque em nosso aeroporto crescem a cada mês e daqui a pouco chega ao limite disponível.
Deixo a pergunta: a quem cabe procurar ampliação no número de vôos e mais opções para nossa população?

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Novo Recorde

E foi batido mais um recorde de movimentação de passageiros em Agosto.No total, foram atendidos 5.447 passageiros, sendo 2.542 embarques e 2.905 desembarques.
Essa evolução mostra a nossa capacidade de crescimento e todo o potencial do município.

                                Foto: Daniel Mallmann

Mês a mês, estamos assim:



EMBARQUEDESEMBARQUE
TOTAL








JANEIRO10731180
2253
FEVEREIRO19571772
3729
MARÇO21472322
4469
ABRIL26112480
5091
MAIO23602530
4890
JUNHO16651522
3187
JULHO 24282155
4583
AGOSTO25422905
5447








Acumulado1678316866
33649

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aeroporto bem movimentado

Hoje foi muito bem movimentado o aeroporto na parte da tarde.
Devido a um vôo extra, colocado pela cia aérea AZUL, tivemos duas aeronaves ATR72-600 no pátio.
Uma era do vôo 6912/6911 e a outra do 9140/9141. O 6912 pousou as 13:06 e decolou como 6911 as 14:00. Já o vôo 9140 pousou as 13:36 e decolou as 14:16 como 9141. 
No total, somente esta tarde, tivemos um movimento de mais de 220 passageiros, entre embarque e desembarque.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Boa notícia

Nada oficial, mas parece que a reunião na ANAC, onde estiveram o prefeito Murilo Zauith e o deputado federal Geraldo Resende, auxiliou em muito para a liberação da operações IFR em nosso aeroporto.
Foi passado a eles as adequações que se fazem necessárias. Uma das mais importantes é a mudança das cabeceiras da pista para 06/24, devido ao movimento de rotação do planeta que provoca este deslocamento após alguns anos.
Agora é esperar que todos os pontos colocados pela ANAC sejam resolvidos rapidamente e então nosso aeroporto passe a operar por instrumentos.
Agora uma notícia não tão boa, a respeito da reforma a ser ser feita na pista, pátio e sinalização: já se passou mais de um mês da publicação e homologação do resultado da licitação e nem a placa da obra foi colocada. É normal a empresa vencedora ter até 90 dias para iniciar as obras, porém, com a importância que esta tem, o início poderia ser imediato. Esperamos que ao menos o prazo legal seja cumprido.