quinta-feira, 11 de julho de 2013

Novo Pátio da Geral - Atualização

Segue abaixo foto do andamento da construção do novo pátio da aviação geral do nosso aeroporto. A terraplanagem já foi feita e está sendo espalhada a primeira camada de pedras:

Esperamos que esteje pronto num futuro próximo.

terça-feira, 9 de julho de 2013

HOTRAN Passaredo - Atualização

O pedido de vôo da Passaredo para Dourados está como restrito no site da ANAC. As duas restrições que se encontram são referentes a Administração Aeroportuária e ao setor de SAFETY (segurança de vôo).
Em relação a Administração Aeroportuária, pode ser problema de SLOT (horário de pouso) em qualquer aeroporto que teriam as operações (Guarulhos ou Campo Grande), pois aqui provavelmente não há esse problema; com relação ao SAFETY, pode ser que os horários de funcionamento da Seção Contra Incêndio de Dourados, que tem seu funcionamento adequado as operações que hoje ocorrem aqui, estejam atrapalhando, assim os horários devem ser ajustados para as novas operações.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Passaredo em Dourados

Entrou ontem no sistema da ANAC solicitação da Passaredo Linhas Aéreas, para operações em Dourados.

A cia aérea solicitou os vôos abaixo (horários de Brasilia):

ORIGEM                 PARTIDA              DESTINO             CHEGADA              FREQUÊNCIA
GUARULHOS           09:20                DOURADOS                11:20                    SEG A DOM
DOURADOS             11:45                GUARULHOS              13:50                    SEG A DOM
GUARULHOS           14:20                DOURADOS                16:20                    SEG A DOM
DOURADOS             16:45                CAMPO GRANDE       17:50                    SEG A DOM
CAMPO GRANDE    19:05                DOURADOS                20:05                    SEG A DOM
DOURADOS              20:30                GUARULHOS             22:35                     SEG A DOM

A operação será feita com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros. A previsão de ínicio é em 04/08/2013.

Ficarei de olho no tramite da aprovação das operações. E as novidades, você sabe, sairá aqui no BLOG.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Movimento de Passageiros - Junho/13

Segue abaixo a movimentação de passageiros no mês de junho/13:

EMBARQUE: 1.665 
DESEMBARQUE: 1.522
TOTAL: 3.187 PASSAGEIROS

Houve uma grande queda no movimento, cerca de 35% em relação a maio, principalmente devido a esta época do ano as condições metereológicas atrapalharem as operações e muitos vôos acabam cancelados.

Segue o comparativo mensal:



EMBARQUE DESEMBARQUE
TOTAL









JANEIRO 1073 1180
2253
FEVEREIRO 1957 1772
3729
MARÇO 2147 2322
4469
ABRIL 2611 2480
5091
MAIO 2360 2530
4890
JUNHO 1665 1522
3187









Acumulado 11813 11806
23619

terça-feira, 2 de julho de 2013

Mais um vereador preocupado com nosso Aeroporto

Foi veiculado no site Douranews (www.douranews.com.br) que mais um vereador, o Sr. Bebeto, encaminhou ao prefeito solicitação de providências para nosso aeroporto oferecer melhores condições, especialmente com as operações por instrumentos (IFR).

Esse vereador se junta a Alan Guedes, que também já citamos aqui no blog, a cobrar a agilidade no desenvolvimento da infraestrutura de nosso aeroporto.

Nos últimos dias, as operações da cia aérea em Dourados vem sendo bastante prejudicadas pelas condições metereológicas adversas, que poderiam ser amenizadas se nosso aeroporto tivesse operação por instrumentos. Claro que em dias de densos nevoeiros, mesmo com as operações por instrumentos comumente implantadas (NDB, RNAV), não impediria o fechamento do aeroporto.

Na verdade a condição para se operar por instrumentos emperra mais em homologação dos procedimentos do que realmente por falta de equipamentos. Há muito tempo Dourados já conta com um equipamento de NDB (administrado pela INFRAERO), porém utilizado apenas para navegação em rota. E as operações RNAV (GPS) são pontos virtuais criados que auxiliam na aproximação das aeronaves. 

Aqui somente se opera visual (VFR) diurno/noturno, que necessita que o piloto tenha no mínimo 5000 metros de visibilidade horizontal e 1500 pés (455 metros) de teto/camada de nuvens. Com a homologação de procedimentos de aproximação por instrumentos (NDB ou RNAV), esses mínimos operacionais podem cair para até 1600 metros de visibilidade horizontal e 500 pés (152 metros) de teto/camada de nuvens, o que ocasionaria uma redução drástica no número de cancelamentos de vôos devido condições metereológicas adversas.