terça-feira, 23 de junho de 2015

Aeroporto, um outro lado

Você já imaginou quantas pessoas estão envolvidas na operação de um aeroporto do porte de Dourados?
Eu imaginava e quando resolvi contar, me surpreendi.

Para que todas as operações do aeroporto ocorram com segurança e conforto, somente aqui em Dourados, são 110 pessoas trabalhando. Contando apenas as ligadas diretamente na operação e atendimento de passageiros. Se colocar indiretamente, esse número vai crescer muito.

Quem mais emprega é a prefeitura, seguido dos bombeiros militares, da AZUL, depois os taxistas, a PASSAREDO e então a empresa de rampa. Ainda tem o pessoal das locadoras de automóveis, da lanchonete, do serviço de rádio, do abastecimento e da limpeza.


E isso não serve apenas para a aviação comercial não. Muitos outros estão envolvidos também na aviação geral, escolas de aviação e na aviação agrícola.

De fato, o aeroporto tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade e região.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Voltamos a ter esperança?

No site da prefeitura de Dourados (Ampliação do aeroporto de Dourados está na fase de licenciamento ambiental) tem um matéria informando que nosso aeroporto está em fase final de elaboração do licenciamento ambiental, informação confirmada por técnicos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) que estiveram visitando nosso estado.

A matéria ainda cita que o que foi suspenso pelo governo federal foi o PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), que subsidiaria passagens aéreas em cidades menos atrativas.

Desta forma volta a crescer a esperança de que a obra de ampliação de nosso aeroporto saia. Fica apenas a dúvida que a atual situação financeira do governo federal não atrase mais nada.

Apesar da matéria dizer que as aeronaves acima de 50 assentos operam parcialmente por instrumentos, isso não é permitido pela ANAC. As operações deste tipo de aeronaves não são permitidas nem por RNAV e nem por NDB. Já o PAPI é apenas um auxilio visual para pouso.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

No que acreditar?

Matéria veiculada ontem pelo Dourados News (Técnicos da SAC discutem investimentos em aeroportos de MS) mostra que técnicos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) estiveram reunidos com outros do Banco do Brasil e da SEINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura) para discutir os investimentos do Programa de Aviação Regional do governo federal no estado.

Isso vem na contramão do publicado pela Bloomberg e pelo site Melhores Destinos (Sonho de novo aeroporto é adiado), já que eles afirmam que o governo federal suspendeu esses investimentos, visando manter o superavit do orçamento.

Fica a pergunta: acreditar no que?
Num programa que foi lançado em 2012 e que após três anos não teve sequer uma obra iniciada e nem previsão de algo acontecer? Num governo que está quebrado e lança um pacote de privatizações nunca antes visto, visando recompor caixa? Que tudo que foi dito sobre o Programa de Investimentos em Logística (Portos, Ferrovias e Aeroportos) nada foi realizado?

Eu ainda fico na opinião que está muito difícil acreditar que um novo aeroporto para Dourados saia num futuro próximo. Infelizmente.

Nossa capacidade chegou ao limite e os problemas de infraestrutura atual não permitirá que ela se recupere. Isso só seria possível com o novo aeroporto.


Fico ainda com a esperança que posso estar enganado e que teremos nosso novo aeroporto. Porém cada vez ela está mais pequena.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Edital do ar condicionado republicado

A prefeitura republicou ontem (08/06) o edital da licitação para equipamentos de ar condicionado, visando atender nosso aeroporto.

A abertura das propostas esta programada para ocorrer dia 23/06/15. Tudo ocorrendo dentro do previsto, provavelmente no próximo verão já teremos climatização do saguão e os usuários e colaboradores do local não sofrerão com o calor.



Com a notícia da suspensão do plano de aviação regional do governo federal o próximo passo agora para nosso aeroporto é a ampliação da sala de desembarque e colocação de um esteira de restituição de bagagens, já que as operações IFR dificilmente serão liberadas.
 


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sonho de novo aeroporto é adiado

Segundo o site Bloomberg (Brazil Suspends Aviation Plan That Could Help Embraer, Azul), o governo federal suspendeu o PDAR (Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional), que beneficiaria aeroportos do interior e incentivaria a aviação regional. Nosso aeroporto seria beneficiado com R$ 40 milhões para obras de ampliação.

O site Melhores Destinos (Governo suspende Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional que beneficiaria aeroportos menores) traduziu a reportagem e explica que a suspensão do PDAR foi decidida para utilizar os fundos do programa para atingir a meta de superavit de orçamento do governo federal.



E a esperança de termos um novo aeroporto e resolver a situação da falta de operações por instrumentos de aeronaves de grande porte se acabou. 
Provavelmente ficaremos com a estrutura atual por um bom período e assim o crescimento que vem ocorrendo nos últimos anos ficará estagnado e os problemas atuais tem grande chance de não serem resolvidos.