quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Andamento da homologação do aeroporto de Dourados

 Como divulgado na mídia esses dias, os processos de homologação pós obras no aeroporto de Dourados seguem em andamento, além da autorização da licitação para as obras do novo terminal de passageiros. https://www.douradosnews.com.br/dourados/secretaria-de-aviacao-civil-autoriza-licitacao-do-novo-aeroporto-de/1246940/


 Como sempre surge muitas dúvidas entre nossos leitores, seguem algumas considerações:

  • O GEIV, Grupamento Especial de Inspeção de Voo, deve fazer o voo para homologação do PAPI (auxílio indispensável para operações de aeronaves a jato) e do balizamento, para operações noturnas, no dia 10/12. As operações por instrumentos (IFR) ainda não serão homologadas, pois houve mudança nas cabeceiras e os procedimentos devem ser refeitos, o que ainda não há nenhuma previsão no site do DECEA para acontecer e isso pode ser um entrave na volta de voos comercias.
  • O aeroporto já está podendo receber aeronaves comerciais de até 40 assentos, desde quando foi autorizada a volta das operações. Cabe as cias aéreas demonstrar interesse. Quem teria uma aeronave que poderia operar aqui nestas condições seria a AZUL CONECTA, com o Caravan, de capacidade para 9 passageiros. Para operações comerciais com aeronaves acima de 40 assentos, deve-se ativar o canal de inspeção (raio-x) e ter programas de segurança válidos e aprovados pela ANAC. Sem esquecer que depende do interesse das cias aéreas.
  • A questão de retorno de voos comerciais, na minha opinião, leva de 60 a 90 dias por parte das cias aéreas, para vender passagens, contratar/treinar funcionários e montar a base. 
  • A situação das cias aéreas que operavam aqui antes do fechamento das obras não são das melhores. A AZUL tem cancelado voos constantemente em diversos destinos (como se vê em diversas notícias na mídia) e a GOL está em processo de recuperação judicial nos EUA. Assim, não dá pra ter certeza se alguma delas voltará a operar rapidamente em Dourados, após a liberação completa do aeroporto. Resta a LATAM, que pode operar com seus A319 e A320neo por aqui, que seria uma (re)estreante no município (a TAM operou aqui num passado distante).

AENA deve investir R$ 160 milhões no aeroporto de Ponta Porã

 Em reunião no dia 02 de dezembro com autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, diretoria da AENA informou que deve investir cerca de R$ 160 milhões no aeroporto da cidade brasileira e transformar o equipamento.

Com informações do Agora MS:

https://www.agorams.com.br/aena-pretende-investir-r-160-milhoes-no-aeroporto-de-ponta-pora/

Além de falar do investimento, que já estava previsto dentro do processo de concessão, a reunião também serviu para discutir a resolução de problemas que afetam as operações, tais como o recuo de uma cabeceira devido a obstáculos dentro do Paraguai.

Dentro dos investimentos, está prevista a ampliação do terminal de passageiros em 4x seu tamanho atual, passando de 770m2 para 3946m2.

Foto: Rafael Ribeiro - Agora MS


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Dados sobre a homologação do aeroporto de Dourados

 Fazendo uma busca na ANAC, achei um documento com os dados cadastrais do aeroporto de Dourados e suas observações.

https://pergamum.anac.gov.br/pergamum/vinculos/PA2023-12.139.pdf


Pelo documento conseguimos ver o andamento das homologações: foram acrescentadas as posições de parada no pátio antigo (o que será usado até o novo terminal ficar pronto) em março/24. As alterações das características da pista após a entrega da obra, foram em setembro/24: melhora da resistência da pista, implantação das áreas de segurança das cabeceiras (RESAs), inclusão das sinalização horizontal das áreas anteriores de cabeceira e a proibição das operações de aeronaves a jato. 

A proibição das operações de aeronaves a jato deve ser retirada após a homologação do PAPI, equipamento de auxílio indispensável para tal.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Pista do aeroporto de Dourados é liberada

 No dia de hoje, 26/09/2024, a pista do aeroporto de Dourados foi novamente liberada para operações, depois de mais de quase três anos e meio fechada para obras.

Com postagens nas redes sociais, o prefeito Alan Guedes fez o primeiro pouso pós reforma no aeroporto. https://www.instagram.com/reel/DAYqUGiRgx4/?igsh=MXd3dzI5YmM1bGJ5cw==

Para tentar explicar e tirar dúvidas, conversei com alguns amigos pilotos e solicitei informações. Então segue abaixo o que me explicaram:

  • A pista do aeroporto de Dourados foi liberada para operações visuais diurnas. Possivelmente devido aos auxílios (pode ser balizamento, PAPI (indicador de rampa da aproximação), etc..) ainda  não estarem homologados, pois precisa da avaliação do GEIV  (Grupamento Especial de Inspeção de Voo) para isso, que ainda não ocorreu. Assim como também a homologação da Sala Rádio, para passar informações de voo para os pilotos, itens essenciais para as operações por instrumentos; As restrições de operações por instrumentos em Dourados continuam na página do DECEA (https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBDO )
  • Sem o PAPI, a operação fica restrita para aviões a reação (comumente chamados de "jatos"): eles só podem operar onde existe PAPI funcionando, sejam eles de aviação comercial ou da aviação geral (particular);
  • As cias aéreas podem voltar a solicitar voos para Dourados? Sim, desde que outros quesitos estejam regulares: Planos de Segurança Aeroportuário válido, Canal de Inspeção operante, entre outros. Sem jatos ainda no aeroporto, apenas a Azul e VoePass operam turbo-hélices ATR72. o fato da operação ser somente Visual pode ainda ser um empecilho. No passado já houve operação somente visual pelas cias aéreas em Dourados, porém nem sempre elas fazem este tipo de operação;

Com certeza o processo de homologação segue em andamento. Este foi o primeiro passo para as retomadas da operação total do aeroporto, que já é um bom sinal. A Aviação Geral pode voltar a utilizar a pista, já sendo algo positivo para um setor importante na economia da cidade.

Quem sabe com o apoio da Infraero, agora administrando o aeroporto de Dourados, os próximos passos ocorram rapidamente, e poderemos ter de volta no aeroporto também a aviação comercial e a operação de aeronaves "a jato".

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Governo Federal divulga que aeroporto de Dourados voltou a funcionar, o que não é verdade


 Uma matéria publicada pelo governo federal e amplamente divulgada até nas redes de TV, informa que o aeroporto de Dourados já voltou a funcionar, o que não é verdade. Ainda existem informações que a pista está fechada no mínimo até 30/10/24 (publicada no aisweb, site oficial do Decea).

Veja o vídeo e a matéria nos links abaixo:


https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias-regionalizadas/fe-no-brasil-estados/campanha-do-governo-federal-destaca-obras-e-acoes-em-mato-grosso-do-sul


E o NOTAM do site AISWEB, informando o fechamento até 30/10/24