quarta-feira, 3 de abril de 2019

Proposta visa incentivar aviação regional no estado

*com informações do Dourados News

Foi apresentada na assembleia legislativa do estado uma proposta para criar um programa de incentivo a aviação regional, o VOE MS, com intuito de ser um a política de desenvolvimento da aviação regional no estado.

O projeto prevê a redução da alíquota de ICMS das operações de aquisição do querosene de aviação, entre 20% a 72%, na tentativa de fomentar e aumentar o número de cidades atendidas por empresas aéreas. Hoje somente Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas contam com operação de empresas aéreas comerciais.

Muitos estados utilizam deste recurso para fazer crescer as operações aéreas comerciais em seus territórios, como é o exemplo de Mato Grosso e o mais ultimamente anunciado, São Paulo.

Vale lembrar que a infraestrutura para uma operação comercial é necessária, onde os parlamentares poderiam averiguar as necessidades e propor a melhoria dos aeroportos para que possam ter condições de receber linhas aéreas e em outros ampliar a capacidade, como nosso caso.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Movimento de Março

O mês de março manteve a média do movimento de passageiros deste ano, foram 3001 embarques e 3005 desembarques, totalizando 6006  passageiros atendidos. Este número foi 1,6% maior que fevereiro/19, porém em relação a março/18 o crescimento foi de quase 23%.

Abaixo o quadro para acompanhamento do movimento em 2019:


Estamos com média mensal de 6053, o que nos leva a chegar a pouco mais de 72500 no ano, se ela se manter.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Poderíamos estar no meio...mas nos falta aeroporto

A cia aérea GOL anunciou seis novos destinos em sua malha doméstica a partir de Guarulhos, são eles: CASCAVEL/PR, PASSO FUNDO/RS, VITÓRIA DA CONQUISTA/BA, SINOP/MT, FRANCA/SP e BARRETOS/SP. As novas rotas estão ligadas ao plano de incremento da aviação, com redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação do estado de SP.

Foto: www.voegol.com.br
Poderíamos estar inseridos nessas novas rotas da GOL, mas nos falta aeroporto condizente. 
Já foi noticiado várias vezes pela imprensa local no passado, que a GOL fez sondagens para operar aqui em Dourados, mas sempre esbarra na infraestrutura aeroportuária para a concretização. Como até agora nada foi feito para melhorar a estrutura de pista e pátio, ficamos no aguardo das obras de ampliação do aeroporto, que esta a cargo do exército, que vem desde 2012 com o lançamento do programa de aeroportos do governo federal com promessas de acontecer.

terça-feira, 26 de março de 2019

Ministério Público instaura inquérito civil para avaliar problemas no aeroporto

Saiu no diário oficial do Ministério Público Estadual instauração de inquérito civil para "averiguar a ausência de condições adequadas da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Dourados/MS, bem como empreender medidas colaborativas para a reversão das irregularidades."

Em matéria do Dourados News, denúncia apontou para infestação de pernilongos na sala de embarque, estando insuportável. Em visita do CCZ foi constatada diversas irregularidades, inclusive mato muito alto. Também cita a limitação da pista para aeronaves do tipo ATR72, sendo que é muito antiga e não oferece condições estruturais, aguardando desde muito tempo as promessas de reforma do aeroporto, que hoje esta nas mãos do exército.

A questão das condições estruturais da pista, poderia ter sido minimizada se tivessem feito as reformas prometidas de recapeamento e adequações da pista, em verba destina pela SAC que não foi renovado o convênio para a utilização do montante em nosso aeroporto. Desde então, estamos esperando alguma coisa concreta dentro do programa de aeroportos do governo federal.
Veja a notícia aqui da devolução de R$ 4,5 milhões que seriam utilizados em nossa pista:

terça-feira, 12 de março de 2019

AZUL quer usar espaço da AVIANCA para crescer em Congonhas e Santos Dumont

Ontem a AZUL anunciou proposta para comprar parte da AVIANCA Brasil, cota chama de UPI (Unidade Produtiva Isolada), que engloba 30 aeronaves (arrendadas), Certificado Operacional e cerca de 70 slots em alguns aeroportos. A oferta foi de US$ 105 milhões.

A revista eletrônica "SEU DINHEIRO" divulgou matéria a respeito da proposta, que indica que a intenção da AZUL é crescer em Congonhas e Santos Dumont, aeroportos que já operam em seu limite e não há novos horários para pousos e decolagens disponíveis, sendo que os slots da AVIANCA seriam aproveitados principalmente nestes aeroportos.

Foto: site Seu Dinheiro
Como essa compra pode afetar nossa operação?
Bom, com uma grande adição de aeronaves A320, muitas rotas da AZUL que hoje operam com EMBRAER podem passar a operar com estas aeronaves e então, com jatos EMBRAER "sobrando", quem sabe a AZUL não substitua o ATR em alguns destinos, como DOURADOS.

Esta é apenas uma especulação, mas pode ser que venha a acontecer. Para nós, seria um avanço imenso.