sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Novo voo Azul - Atualização

O pedido do novo voo da AZUL em Dourados ainda não foi aprovado. O pedido foi para início das operações no dia 06/02/14, porém consta restrição no site da ANAC.

As restrições encontradas estão relacionadas ao CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), a INFRAERO (relacionada a adm aeroportuária) e questões de SECURITY (relacionada a segurança de passageiros).

Esperamos que os setores responsáveis resolvam estas pendências rapidamente e a cia aérea renove o pedido do voo, que seria de grande importância para nossa região.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Aeronaves de hoje - Aviação Comercial

Fazendo uma postagem diferente hoje, mostrando as aeronaves da aviação comercial que operaram no aeroporto:

Começou nesta madrugada com o voo 6909 da Azul, que decolou as 03:30hs:


A aeronave é um ATR72-600, com prefixo PR-AQL, batizado de Dia Lindo, Dia Azul.

No finalzinho da manhã, foi a vez do voo da Passaredo 9796/9799, que pousou as 10:50hs e decolou as 11:10hs. A aeronave que fez este voo foi o  ATR72-600, prefixo PR-PDI, apelidado de Pica-Pau.
 
 Essa mesma aeronave ainda realizou os voos 9798 GUARULHOS-DOURADOS-CAMPO GRANDE  e o 9797 CAMPO GRANDE-DOURADOS-GUARULHOS, no final da tarde.

Já o voo da AZUL do começo da tarde (6912/6911) foi realizado pelo ATR72-600 de prefixo PR-ATG, que leva o nome de Planeta Azul, que decolou de Dourados rumo a Campinas as 14:00hs:



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

IFR homologado - Não para a aviação comercial

Bom galera, ontem eu postei a notícia a respeito da homologação do IFR (Operações por Instrumentos) em Dourados e fiquei de trazer mais novidades, assim que conseguisse a portaria da ANAC.
Pois bem, ontem eu achei a portaria e posso trazer novas informações:
1 - O nosso aeroporto foi homologado para operações IFR de não precisão diurna/noturna.
2 - As características da pista foram atualizadas, passando dos 1610m X 30m para 1950m X 30m
3 - As cabeceiras foram modificadas para 06/24, que já estavam sinalizadas desta forma, porém faltava validação da agência.
4 - A aeronave crítica para operação IFR é o ATR42, ou seja, a maior aeronave que pode utilizar a operação por instrumentos é da categoria do ATR42 (o ATR72 está uma categoria acima).

Isso quer dizer que as aeronaves das cias aéreas que aqui operam não podem utilizar o sistema de aproximação por instrumentos homologado, ficando restritas ainda a operação visual.
Além do mais, a carta de aproximação por instrumentos publicada contempla apenas a cabeceira 23, que não existe mais, então ainda não há operações por instrumentos em nosso aeroporto.

Provavelmente o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), deve publicar as novas cartas de aproximação por instrumentos, contemplando as duas cabeceiras. Tomara que seja em um curto prazo.

Não sei dizer qual tipo de restrição a ANAC encontrou que limitou o IFR, porém um grande passo já foi dado. 
Ainda deve dar muito trabalho afim de elevar a categoria de operação IFR para as aeronaves comerciais que aqui operam.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

IFR em Dourados homologado

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou portaria homologando as operações por instrumentos em nosso aeroporto.
No dia 27/12/13, foi publicada a PORTARIA Nº 3397/SIA 26/12/2013, alterando e renovando a inscrição de nosso aeroporto e ontem foi publicado o anexo autorizando as operações por instrumentos.

Como nos canais disponíveis com informações aeronáuticas ainda não tem nada publicado, não sei se as operações IFR já podem ser realizadas. Estou procurando o anexo a respeito dessa homologação (tipo, categoria, etc) e assim que conseguir atualizo aqui.

Uma grande notícia. Essa condição aumenta ainda mais a segurança das operações e diminui muito o problema de fechamento do aeroporto por condições metereológicas.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Enquete sobre o aeroporto

Galera, estou fazendo uma enquete aqui no blog a respeito de qual prioridade neste momento para nosso aeroporto.Aquilo que precisa ser resolvido com urgência, que não pode esperar de maneira alguma.
Para votar, é só escolher sua resposta aqui ao lado direito.
A enquete fica no ar até o dia 31/01/14 e pretendo passar o resultado obtido para a Administração Aeroportuária, como forma de demonstrar o que os usuários e a população acha que nosso aeroporto necessita.
Conto com a participação de todos.


Caso você ache que há outra prioridade que tem que ser resolvida primeiro, deixa seu comentário.