segunda-feira, 10 de novembro de 2025

AENA passa a operar na parte nova do terminal em Ponta Porã

 O aeroporto de Ponta Porã passou hoje a operar em uma parte nova do terminal novo, que está sendo construído naquele aeroporto:




 

Dentro do contrato de concessão, a ampliação do terminal é uma das obrigações da concessionária. 

Esta parte foi construída toda do zero e a operação foi transferida hoje para este local. É uma parte de todo o novo terminal que vai ser construído, porém já oferecendo maior conforto e comodidade para os passageiros. Já existe também um novo estacionamento. 

Segundo a concessionária, o próximo passo é a demolição do terminal antigo para completar a construção do novo, que terá cerca de 2.600m2. 

18 comentários:

  1. A dinâmica das obras do aeroporto de Ponta Porã se mostra notavelmente ágil, superando as expectativas. A opção por métodos construtivos modernos, como os pré-moldados, revela-se uma estratégia vencedora, imprimindo um ritmo difícil de ser acompanhado. A estrutura que já se ergue promete um espaço acolhedor e eficiente, antecipando a qualidade do resultado final.

    Nesse passo, é possível imaginar o aeroporto de Ponta Porã totalmente concluído em cerca de cinco meses. Este cenário de eficiência ressalta, por oposição, a lentidão que parece caracterizar atualmente os trabalhos em Dourados.

    Porem o nosso sera ainda maior com seus 2.800 metros quadrados, o aeroporto de Ponta Porã chegará primeiro porem acredito que o nosso sera maior e mais importante da região. É o progresso chegando em velocidade máxima para impulsionar o desenvolvimento de toda a fronteira e ambas cidades vao se beneficiar!

    ResponderExcluir
  2. Já imaginaram Dourados sendo gerido por um empresa assim?? Definitivamente iríamos decolar.. quem sabe depois que o governador soltou que está querendo entregar para iniciativa privada, não melhora mais né

    ResponderExcluir
  3. To achando muito baixo os voos da azul em Ponta porã, peguei dias atrás com uns 50 passageiros apenas.

    ResponderExcluir
  4. Na minha modesta opinião, o que sempre define a viabilidade de um aeroporto, é a demanda e a real movimentação do mesmo. Como sempre digo, vamos aguardar pra ver como ficarão as coisas. Dourados seguramente tem demanda para, pelo menos, um voo diário. Já Ponta Porã, só o tempo dirá! Torcemos sempre para que nosso estado e, principalmente nossa região, se desenvolva plenamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que em alguns dias Dourados tenha demanda para dois voos diários, antes do fechamento tínhamos o voo da Gol, dois ATR da azul (que seria o mesmo que um avião grande) e um ATR da Passaredo. Como os voos tem boa ocupação os preços estão altos e com isso ainda temos pessoas indo a CG.

      Excluir
    2. Antes do fechamento, os dois voos da Azul já operavam há uns cinco meses com o Embraer 195E1 com 80% de ocupação ou mais.

      Excluir
    3. Os voos da Azul começaram a operar depois do fechamento do Aeroporto de Dourados MS. Parte da demanda da região da grande Dourados MS, inicialmente se deslocou para Ponta Porã, mas logo caiu, por questões de muitos voos alternados, eu mesmo amarguei duas descidas em Foz do Iguaçu e uma em Campo Grande MS. https://www.douradosnews.com.br/dourados/azul-inicia-operacoes-em-ponta-pora-e-preve-retorno-em-dourados-no-2o/1174869/. Com início no dia 31 de Janeiro de 2022. Como o aeroporto de Dourados MS voltou a operar para GRU (conexão mundo), e com instrumentos de aproximação para Aeronaves Boeing A319 e A320, fica claro, a opção dos passageiros optarem por Dourados MS, não alternando voos. A regra é única passageiro gosta de chegar de onde decolou, caso isto não aconteça, perde-se muito, Dourados MS já amargou um período deste, graças deus que não temos mais problemas. Exemplo: Hoje desceu em Ddos com tempo fechado e tudo mais, em Ponta Porã, pelo que vi Fly Radar alternou novamente.

      Excluir
    4. Voo em Ponta Porã ocorreu normalmente hoje.

      Excluir
    5. Os voos com embraer da Azul em Dourados começaram dia 14 de setembro de 2020 e ficaram até maio de 2021, quando o aeroporto foi então fechado.

      Tem até notícias sobre isso: Início dos voos com embraer em Setembro de 2020:
      https://www.progresso.com.br/noticia/amp/375572/azul-comeca-a-operar-em-dourados-com-aviao-com-capacidade-para-quase-o/

      Excluir
    6. Não lembrava que o Embraer chegou a voar aqui, é uma pena que a azul está quebrada o embraer era bem confortável com duas poltronas por fileira e tem entretenimento a bordo, viagem fica muito mais rapida.

      Excluir
  5. https://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/aeroporto-de-dourados-ja-realizou-mais-de-3800-operacoes-de-pousos-e-decolagens

    ResponderExcluir
  6. Aeroporto de Ponta Porã movimentou em outubro 2.681 passageiros (https://www.aenabrasil.com.br/pt/corporativo/Estatisticas.html) acho que o embraer que voa lá é o E1 e também 3 vezes na semana igual aqui, se for isso tiveram uma ocupação muito boa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Média de 102 passageiros por voo E2 75% de ocupação relativamente baixa para os padrões da AZUL.

      Excluir
    2. Alterna entre o E1 e o E2, as segundas, quartas e sextas.

      Excluir
    3. Acho que o voo se paga!!!! Era diário antes né ?

      Excluir
    4. Faz muito tempo que não é diário, foi apenas no início praticamente.

      Excluir
    5. Como o preço das passagens é alto provavelmente a rota da lucro para azul com essa ocupação, acredito que o prejuizo aconteça quando não consegue pousar por causa do tempo, mesmo assim no somatório deve ser viável, caso contrário já teria migrado as operações para Dourados.

      Excluir
  7. A Azul, mais do que as outras, não gosta de concorrência. Acredito que ela prefere operar sozinha em Ponta Porã e Corumbá do que disputar mercado em Dourados, pelo menos por enquanto. Em Bonito ela fica porque já deve fechar os pacotes de viagem com as operadoras de turismo e aí cobra tarifa cheia.

    ResponderExcluir