Foi publicado hoje no Diário Oficial da União a portaria de reclassificação do aeroporto de Dourados para categoria AP-1, com isso o aeroporto está autorizado a voltar a receber a aviação comercial com aeronaves acima de 60 assentos.
Considerado esse um passo crucial para a volta das operações comerciais na visão da prefeitura, agora seguem tramites finais para a completa liberação, como a aprovação do PSA (Programa de Segurança Aeroportuária) e homologação da EPTA.
Uma outra ótima notícia foi que constatei passando pela rodovia hoje, na área do novo terminal já tem movimentação da empreiteira fazendo o isolamento do perímetro para o início das obras. Também vi um conteiner e outros elementos que demonstram a implantação do canteiro de obras.
No dia do voo inaugural eu estarei presente, a dúvida é: se tiver meio nublado com teto de 900 metros por exemplo não desce né? Vai ser como era da azul de ATR antes? Tem que passar por cima do aeroporto e avistar a pista para poder descer?
ResponderExcluirA operação visual tem de mínimos 5000m de visibilidade horizontal e 1500 pés (458m) de teto. Porém cada cia pode aumentar o nível de segurança conforme suas análises.
ExcluirÓtima notícia.. agora é esperar a hora do Airbus da LATAM pousar em solo Doiradense.. que venham mais companhias para nossa cidade.. parabéns a todos os envolvidos
ResponderExcluirA Latam cometeu um erro MUITO grande ao começar a vender passagens antes de tudo estar homologado. Não sei se foi estratégia em conjunto com o governador para pressionar a velocidade das coisas, só sei que to bem cético quanto ao sucesso das operações à jato sem a EPTA estar homologada. As passagens estão muito baratas, claramente ninguém está comprando por medo de chegar no dia e ficar no chão.
ResponderExcluirEu não concordo com você sobre o erro. A demanda em Dourados é certa e tem aquele ditado, quem chega primeiro bebe água limpa. Operações somente em condições visuais ocorreram por aqui por muitos anos, ocorre em Ponta Porã desta forma, já que aeronaves da categoria 3C por lá não podem operar instrumentos e os voos tem boa ocupação. Se foi necessário começar a vender sem ter certeza para acelerar o processo, funcionou, pois agora está tudo encaminhado.
ExcluirQue a demanda é certa não tenho dúvidas. Mas que as pessoas estão inseguras com esse voo estão!
ExcluirA maioria das pessoas nem sabem e não entendem, duvido que tem gente deixando de comprar por não operar kkk.
ExcluirQuem precisa voar com regularidade, não apenas pra ver familiares ou quando está de férias, sabe e acompanha o andamento das coisas sim. Inclusive, são os que costumam pagar mais caro pelas passagens, mas precisam ter a certeza de que vão voar.
ExcluirA Infraero poderia ter licitado EPTA antes? Impressão é que deixaram para fazer em cima da hora e que talvez não tenha tempo hábil até o dia 08/09
ResponderExcluirTrabalho na Latam e afirmo que as operações estão firmadas a partir do dia 08 SET/25. Já foi contratada a supervisão , que será orgânica. Já a equipe de solo , ficará com a SATA e será terceirizada. Em relação à ocupação a notícia é boa. O A319 pra rota é configurado para 140 pax e em todos os dias até o final de DEZ/25, estão com médias de 50/60 pax já atendidos em cada trecho, isso mesmo com as vendas ''paralizadas'' no período.
ResponderExcluirAlgo aí não bate, a SATA era uma subsidiária da VARIG que faliu juntamente com esta.
ExcluirVale lembrar que grande maioria compra mais perto do voo, 30/45 dias! Isso mostra a força da rota que deverá ser diária.
ExcluirMigo, avisa ao seu pessoal para colocar um voo também no domingo, pode puxar no histórico era o dia mais cheio certamente!
ExcluirQue notícia maravilhosa, ja tenho voo GRU/DOU comprado para 11/09.
ResponderExcluirTrago mais novidades ! O sistema Latam já vende os voos a partir de 18/SET/25, nos dois trechos, até o final de OUT/25, com o A320, devido à demanda, sendo o voo de estreia até o dia 19, inda com o A319, porém voo já está com ocupação cima de 70%. Vai ser um sucesso.
ResponderExcluirViva! Que fique diário de Março em diante ou antes até!
ExcluirNão deixe de trazer 9vidades pra nós!!! Queremos voos aos domingos em :)
ExcluirDourados vai voltar a ser um hun regional e com isso marca a sua presença como capital do Sul do MS. Show de bola
Excluir24 anos depois do último vôo da TAM, saindo de Dourados, LATAM volta com força.
ExcluirPelo visto até o mês de dezembro teremos voos diários.. qdo começar pra valer esses voos acredito que a demanda irá aumentar sim.. aos poucos as cidades ao redor irá descobrir que nosso aeroporto já está em funcionamento e virão pra cá pegar voos
ResponderExcluirComo que a Azul e a Gol ainda não fizeram nada?
ResponderExcluirJúnior tira uma dúvida: aquela pintura que é feita na pista e tbm no pátio ela tem prazo de validade?? Ou seja tem que pintar sempre ou só qdo está desgastada?
ResponderExcluirQue eu saiba não existe prazo de validade. Normalmente tem regra de visualização, se não estiver nos parâmetros, tem que repintar.
ExcluirJunior , alguma movimentação pessoal da Latam?
ResponderExcluirJunior tem notícias da sala rádio?? Será que já estalaram os equipamentos no aeroporto?? Não vi a respeito dessa notícia
ResponderExcluirEstive no aeroporto hj e o processo de implantação da EPTA está em andamento.
ExcluirGuichê da Latam já está pronto, sala rádio já esta montada também, passei la semana passada, estavam montando uma lojinha no meio do saguão
ResponderExcluirEstive no aeroporto hoje e o checkin da LATAM será onde era o da azul, já está identificado, mas não tem equipamentos ainda ( computadores, balança, etc..).
ExcluirE a Gol e Azul? Alguma novidade?
ResponderExcluirShow de bola gente. Comprei a passagem para a minha prima que vem do Rio de Janeiro no voo inaugural. Muito barato ida e volta 1110 reais
ResponderExcluirEntão.. tanto a Gol quanto a Azul não se manifestaram ainda. Estranho. Pelo jeito a LATAM vai nadar de braçada nesses voos. Só tem ela
ResponderExcluirO que eu acho estranho é a azul não ter anunciado a volta para cidade, se considerarmos que ela está em processo de reestruturação até faz sentido, já que ela andou cortando rotas, li em algum lugar que azul e gol podem e/ou estão com processo de fusão entre as duas
ResponderExcluirAzul está cortando rotas e devolvendo aeronaves dentro da sua recuperação judicial, então provavelmente não deve operar por aqui até sair desta fase. A fusão GOL/Azul é falada há algum tempo e provavelmente deve acontecer assim que a azul sair do processo de recuperação judicial.
Excluirhttps://aeroin.net/azul-deve-deixar-de-voar-em-ate-13-cidades-e-cortar-mais-de-50-rotas/
ResponderExcluirPonta Porã deve cair fora em.
ExcluirEm um comentário meu aqui, algumas semanas atrás, "cantei a pedra". Dada a demografia e a importância da cidade de Dourados MS e a sua macro região e questões de segurança. Azul está partindo de Ponta Porã MS.
ResponderExcluirNão sei se a Azul esta partindo de Ponta Porã que nem você diz, pois no SIROS da ANAC tem pedido de voo para lá até 30/10/2026.
ExcluirA latam voltou todos voos para A319 realmente tem alguns voos quase cheios, só que o que acaba travando um pouco as vendas é que saímos de um aeroporto do zero, ou seja não tem mais a cultura de
ResponderExcluirVoos aqui e outro fator negativo é não ter voos todos os dias, tem muita gente que quer ir hoje e voltar amanhã ou até no mesmo dia! Mas já é um belo começo acredito que a Gol vai entrar e complementar os dias que a latam não voa e as duas acabam se ajudando!
GOL e LATAM são concorrentes, provavelmente é mais fácil quem já está aqui colocar voo diário do que uma concorrente entrar, devido a atual situação de custos que as cias aéreas estão enfrentando.
ExcluirPelo o que eu li é Corumbá que está perdendo o vôo e não Ponta Porã.. procede Júnior??
ResponderExcluirSim, a Azul só confirmou as cidades que já deixou ou deixará de operar, devido a sua reestruturação. No estado ela já parou Três Lagoas e em Outubro, para Corumbá.
ExcluirFalei com um dos tripulantes da Azul voltando de Sinop MT. Ele me confirmou que a operação é certa até 30-10-2025 em Ponta Porã, após isto o aeroporto de Ponta Porã, ficará sem o único voo que tem, a não ser que a mesma possua algum benefício fiscal para manter ele. Notícia que acaba de sair do forno, traduzindo, se não houver bom senso e redução de impostos municipais e ou estaduais, ou ainda alguma benefício, ela não fica em Ponta Porã.
ExcluirAté porque as rotas que estão ficando na Azul todas são com mais de 80% Em ponta acho que não tudo isso não!!! Não desmerecendo o mercado mas com os preços altos e poucas frequências por semana dificulta bastante, ainda concorrendo agora com Dourados! a Trip alternava voos CWB-CAC-PMG-CGR um dia e no outro CWB-CAC-DOU-CGR Ponta não aguentou muito tempo e parou…
ExcluirSe for pela ocupação média, os voos continuam, pois está girando entre 85-90%.
ExcluirJúnior como ficará aquela serviço qdo a aeronave chega. Quem carregará as bagagens, levar a escada para os passageiros descerem e ou subirem ?? Digo aquele trabalho de solo. Será a Infraero responsável porisso??
ResponderExcluirEu vi equipamentos da RP, mesma empresa que atende a LATAM em Campo Grande chegando no aeroporto de Dourados.
ExcluirJR. vc atende só a azul? Quando era a gol tb era outra né?
ExcluirSim, atualmente atendo a Azul. Em Dourados atendia a Azul e a Voepass, a gol também era uma empresa de fora.
Excluirhttps://www.douradosnews.com.br/dourados/marcal-acerta-ultimos-detalhes-para-a-retomada-dos-voos-comerciais-em/1262815/
ResponderExcluir