quinta-feira, 24 de julho de 2025

Com portaria publicada, aeroporto de Dourados retoma patamar para operações comerciais

 Foi publicado hoje no Diário Oficial da União a portaria de reclassificação do aeroporto de Dourados para categoria AP-1, com isso o aeroporto está autorizado a voltar a receber a aviação comercial com aeronaves acima de 60 assentos.


 Considerado esse um passo crucial para a volta das operações comerciais na visão da prefeitura, agora seguem tramites finais para a completa liberação, como a aprovação do PSA (Programa de Segurança Aeroportuária) e homologação da EPTA.

Uma outra ótima notícia foi que constatei passando pela rodovia hoje, na área do novo terminal já tem movimentação da empreiteira fazendo o isolamento do perímetro para o início das obras. Também vi um conteiner e outros elementos que demonstram a implantação do canteiro de obras. 

23 comentários:

  1. No dia do voo inaugural eu estarei presente, a dúvida é: se tiver meio nublado com teto de 900 metros por exemplo não desce né? Vai ser como era da azul de ATR antes? Tem que passar por cima do aeroporto e avistar a pista para poder descer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A operação visual tem de mínimos 5000m de visibilidade horizontal e 1500 pés (458m) de teto. Porém cada cia pode aumentar o nível de segurança conforme suas análises.

      Excluir
  2. Ótima notícia.. agora é esperar a hora do Airbus da LATAM pousar em solo Doiradense.. que venham mais companhias para nossa cidade.. parabéns a todos os envolvidos

    ResponderExcluir
  3. A Latam cometeu um erro MUITO grande ao começar a vender passagens antes de tudo estar homologado. Não sei se foi estratégia em conjunto com o governador para pressionar a velocidade das coisas, só sei que to bem cético quanto ao sucesso das operações à jato sem a EPTA estar homologada. As passagens estão muito baratas, claramente ninguém está comprando por medo de chegar no dia e ficar no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo com você sobre o erro. A demanda em Dourados é certa e tem aquele ditado, quem chega primeiro bebe água limpa. Operações somente em condições visuais ocorreram por aqui por muitos anos, ocorre em Ponta Porã desta forma, já que aeronaves da categoria 3C por lá não podem operar instrumentos e os voos tem boa ocupação. Se foi necessário começar a vender sem ter certeza para acelerar o processo, funcionou, pois agora está tudo encaminhado.

      Excluir
    2. Que a demanda é certa não tenho dúvidas. Mas que as pessoas estão inseguras com esse voo estão!

      Excluir
    3. A maioria das pessoas nem sabem e não entendem, duvido que tem gente deixando de comprar por não operar kkk.

      Excluir
    4. Quem precisa voar com regularidade, não apenas pra ver familiares ou quando está de férias, sabe e acompanha o andamento das coisas sim. Inclusive, são os que costumam pagar mais caro pelas passagens, mas precisam ter a certeza de que vão voar.

      Excluir
  4. A Infraero poderia ter licitado EPTA antes? Impressão é que deixaram para fazer em cima da hora e que talvez não tenha tempo hábil até o dia 08/09

    ResponderExcluir
  5. Trabalho na Latam e afirmo que as operações estão firmadas a partir do dia 08 SET/25. Já foi contratada a supervisão , que será orgânica. Já a equipe de solo , ficará com a SATA e será terceirizada. Em relação à ocupação a notícia é boa. O A319 pra rota é configurado para 140 pax e em todos os dias até o final de DEZ/25, estão com médias de 50/60 pax já atendidos em cada trecho, isso mesmo com as vendas ''paralizadas'' no período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo aí não bate, a SATA era uma subsidiária da VARIG que faliu juntamente com esta.

      Excluir
    2. Vale lembrar que grande maioria compra mais perto do voo, 30/45 dias! Isso mostra a força da rota que deverá ser diária.

      Excluir
    3. Migo, avisa ao seu pessoal para colocar um voo também no domingo, pode puxar no histórico era o dia mais cheio certamente!

      Excluir
  6. Que notícia maravilhosa, ja tenho voo GRU/DOU comprado para 11/09.

    ResponderExcluir
  7. Trago mais novidades ! O sistema Latam já vende os voos a partir de 18/SET/25, nos dois trechos, até o final de OUT/25, com o A320, devido à demanda, sendo o voo de estreia até o dia 19, inda com o A319, porém voo já está com ocupação cima de 70%. Vai ser um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva! Que fique diário de Março em diante ou antes até!

      Excluir
    2. Não deixe de trazer 9vidades pra nós!!! Queremos voos aos domingos em :)

      Excluir
    3. Dourados vai voltar a ser um hun regional e com isso marca a sua presença como capital do Sul do MS. Show de bola

      Excluir
    4. 24 anos depois do último vôo da TAM, saindo de Dourados, LATAM volta com força.

      Excluir
  8. Pelo visto até o mês de dezembro teremos voos diários.. qdo começar pra valer esses voos acredito que a demanda irá aumentar sim.. aos poucos as cidades ao redor irá descobrir que nosso aeroporto já está em funcionamento e virão pra cá pegar voos

    ResponderExcluir
  9. Como que a Azul e a Gol ainda não fizeram nada?

    ResponderExcluir
  10. Júnior tira uma dúvida: aquela pintura que é feita na pista e tbm no pátio ela tem prazo de validade?? Ou seja tem que pintar sempre ou só qdo está desgastada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não existe prazo de validade. Normalmente tem regra de visualização, se não estiver nos parâmetros, tem que repintar.

      Excluir