terça-feira, 29 de agosto de 2023

Obras aeroporto de Dourados - Atualização

 Os leitores do blog sempre perguntam sobre novidades das obras do aeroporto de Dourados, ontem acabei passando pela região do aeroporto e acabei dando uma ida lá. Segue as novidades que conseguiu observar:

Máquinas do Exército estão trabalhando na região da cabeceira 06, provavelmente para sanar os problemas que foram encontradas de desnível do asfalto feito na parte nova, conforme o próprio comandante informou em suas entrevistas. Também há máquinas trabalhando nas imediações da cerca operacional, aí devem estar fazendo a via de apoio operacional.

A empresa terceirizada, que está a cargo da parte do acesso ao novo terminal e seus anexos e do novo pátio, esta a todo vapor nesta área. Novo pátio parece quase finalizado, assim como a casa de força. Os trabalhos estão mais concentrados nas vias de acesso e estacionamento. 

No terminal antigo (este consegui entrar), a parte de reforma praticamente terminou. Parece que falta apenas a instalação dos ar condicionados. Parece que o terminal todo será climatizado, ou seja, melhorará bastante o conforto, pois ele tem que segurar a barra até sair o novo terminal. E também já foi demolida a antiga Seção contra-incêndio, que se tornaria obstáculo na homologação.

Quanto aos prazos prometidos, fica difícil saber se realmente será cumprido, já que todos prazos divulgados não foram. Até onde fui, não vi balizamento e nem alguns auxílios (PAPI) montados, provavelmente serão apenas após a finalização da pista. Consegui ver a torre da biruta indicadora de vento e da nova EMS (Estação Metereológica de Supefície) montadas. Creio que falta muito trabalho ainda a ser realizado. 

Nos resta esperar e torcer que ao menos entreguem até dezembro, para quem sabe, ainda termos operações comercias ainda no primeiro semestre de 2024.


quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Informações obras aeroporto de Dourados

 Depois do burburinho referente aos possíveis problemas nas obras de ampliação e restauração do aeroporto de Dourados, nesta semana, enfim, o exército veio de forma ampla explicar o que ocorreu e as previsões de conclusões e/ou liberações.

No dia 14/08, o coronel responsável pelo Destacamento Dourados, Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, deu uma entrevista na rádio Grande Fm, no programa Espaço aberto: https://www.youtube.com/live/69iPfQvv2Qk?feature=share

E hoje, foi dada uma coletiva de imprensa na ACED, que gerou matérias televisivas e escritas. Uma delas no Dourados News: https://www.douradosnews.com.br/dourados/faltando-15-para-conclusao-da-pista-aeroporto-deve-operar-apenas-em/1216267/

Vendo essas notícias, o que podemos tirar:

1 - O aeroporto de Dourados não volta a operar neste ano de 2023. Na melhor das hipóteses, no primeiro trimestre de 2024. Operação comercial provavelmente somente em maio ou junho (esta última, é minha opinião);

2 - Sim, teve problemas na pista (asfalto), não foi explanado qual o tamanho do problema e nem qual tempo levará para corrigir. Apenas citado a entrega dentro do prazo de contrato (DEZ/23).

3 - O novo terminal não tem prazo para ser executado, ainda está em fase de projeto e está na mão do governo do estado. Adequações serão feitas no pátio antigo e a prefeitura está reformando o terminal antigo para a volta das operações.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Em nota, exército confirma problemas na pista em Dourados, mas nega que esteja condenada.

 O CNON, Canal de Notícias On Line, lançou duas matérias em sua página, após a polêmica da publicação da condenação das obras da pista do aeroporto de Dourados.

No dia 02/08, o portal disse que entrou em contato de forma oficial com o Exército Brasileiro levantando diversos questionamentos: https://cnon.com.br/noticia/258/comando-militar-do-oeste-divulga-nota-mas-nao-esclarece-duvidas-importantes.amp

Com nota pouco esclarecedora e não respondendo diversas dúvidas, ficou muito vago se realmente o publicado anteriormente por outro veículo de imprensa, o Malagueta, era ou não verdade.

Já na tarde de quinta-feira, 03/08, o CNON recebeu respostas sobre seus questionamentos realizados (feitas na matéria acima). Na resposta, o Exército nega que as obras da pista estejam condenadas, tendo que começar do zero, porém confirma que durante testes a pista de pouso e decolagens apresentou ondulações acima do previsto e problemas estruturais em uma das camadas do pavimento, no trecho de 400m da ampliação. Também cita que não foram encontrados nascentes na área abrangida pela obra e que o projeto de drenagem realizado foi concebido para sanar todos os problemas hídricos existentes no terreno do aeroporto: https://cnon.com.br/noticia/259/exercito-nega-que-obras-do-aeroporto-regional-de-dourados-estejam-condenadas.amp

Ainda cita que a obra não foi dividida em etapas e que o prazo esta mantido, que seria entrega em DEZ/23. AQUI ESTÁ A FALTA DE TRANSPARÊNCIA, que acaba comprometendo a confiabilidade da promessa de entrega no prazo citado.

Quem acompanha as obras desde o começo sabe que o cronograma inicial foi apresentado para a pista ficar fechada de MAIO/21 até OUTUBRO/21, reabrindo parcialmente até FEVEREIRO/22, ficando novamente fechada de MARÇO/22 a SETEMBRO/22, conforme matéria publicada aqui mesmo no blog, com informações da própria página da prefeitura: https://noardedourados.blogspot.com/2021/02/aeroporto-sera-fechado-para-obras.html


 Sabemos que durante o início dos trabalhos de fresagem da pista, foram encontradas patologias que não permitiram a abertura entre NOVEMBRO/21 e FEVEREIRO/22, mas após isso, algumas vezes o próprio pessoal do exército deu entrevistas afirmando prazos de entregas que não foram cumpridos, porém sem justificar novos problemas: https://noardedourados.blogspot.com/2022/11/exercito-nao-entregara-pista-do.html

Creio que uma resposta clara e confiável é necessária, principalmente com relação a entrega desta obra, que já ocasionou tantos prejuízos e atrasos no desenvolvimento de toda região da Grande Dourados, devido a diversos adiamentos. Toda população merece no mínimo isto por parte de quem está executando a obra.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Jornais noticiam que obras do aeroporto de Dourados terão que ser refeitas

 Igual grande parte da cidade, tenho recebido links de dois jornais (abaixo), os quais dizem que as obras da pista do aeroporto de Dourados estão condenadas e terão que ser refeitas:

Primeiro recebi este ontem: https://malaguetams.com.br/engenharia-bisonha-do-exercito-empaca-obras-do-aeroporto/

E hoje recebi este: https://www.folhadedourados.com.br/obras-do-aeroporto-de-dourados-estao-condenadas-e-terao-que-ser-refeitas-apura-jornalista/

Que nem diz o ditado popular: onde tem fumaça, tem fogo. Porém é difícil dizer até onde podemos acreditar no que diz ambas as matérias, pois tem muitos dados que não batem. Por exemplo:

1 -   A parte da pista antiga não foi refeita a base, apenas no prolongamento da cabeceira 06 foi feito esse serviço, e sim, foram várias camadas de pedra, terra, brita e compactação. Na parte antiga apenas foi feita a reformulação e recapeamento, aumentando o PCN (indíce de resistência do pavimento)

2 - A prorrogação de prazo feita pelo governo do estado nada tem a ver com as obras da pista, e sim, com o projeto do novo terminal, que é caso a parte.

3 - Falam que o aeroporto está fechado há seis anos, o que não procede, já que a pista foi fechada para as obras em maio/21.

Desta forma, sem ouvir a outra parte, que é o Exército Brasileiro, responsável pelas obras da pista que estão ainda acontecendo, é muito arriscado tirar conclusões.