quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Novela do novo aeroporto - Terá final feliz?

A saga da novela das obras de readequação do nosso aeroporto segue com mais um capítulo. E pode terminar sem final feliz.

Lendo matéria no jornal eletrônico Indicador Econômico ( SÓ HÁ DINHEIRO PARA 41 AEROPORTOS ), nosso tão sonhado novo aeroporto pode não sair. Conforme a notícia diz, o governo federal enxugou o alardado programa de aviação regional, criado em 2012 pela então presidente Dilma Roussef, que nunca saiu do papel.
Dos 270 aeroportos regionais que seriam construídos ou reformados, este número caiu para 41. Destes, 13 são da Amazônia Legal, restante apenas outros 28. Ou seja, cerca de 01 por estado.

No nosso estado, o aeroporto que tem o processo mais avançado dentro do programa é o de Dourados, que está na fase de licenciamento ambiental. Não será de estranhar que seja deixado de lado e contemple outro município, como é de costume. Dourados tem capacidade de movimentar passageiros quase igual a capital, Campo Grande, devido a sua grande influência regional. E sabemos que isso causa  grande desconforto para muitos.

Desta forma, não só nossa classe política, mas principalmente a classe industrial, empresarial e acadêmica de nossa cidade e região deve juntar forças, para cobrar que nosso aeroporto continue incluído no programa, além de pedir mais celeridade no processo. Não podemos deixar de forma alguma que percamos esta grande oportunidade de fomento para toda a região.

Esperamos que tenhamos o tão aguardado FINAL FELIZ.



8 comentários:

  1. EU NAO SEI PQ FAZEM ISSO COM DOURADOS SEMPRE Q TEM UMA OBRA BOA PRA NOSSA CIDADE E Q VAI DAR DESENVOLVIMENTO PARA O MUNICIPIO SEMPRE DEIXAM DE LADO POR CONTA DOS POLITICOS DA CAPITAL ESSE BANDO D MEDROSOS ELES TEM MEDO DO NOSSO MUNICIPIO CRESCER DE MAIS E TIRAR A PRIORIDADE DA CAPITAL MAS ISSO TEM Q MUDAR TEMOS QUE COLOCAR POLITICOS SERIO Q NAO OLHE SÓ PRA CAPITAL OU TRÊS LAGOAS ACHO Q ELES TEM Q OLHAR POR UM TODO NOSSO ESTADO INTEIRO E VESTIR A CAMISA DO NOSSO MATO GROSSO DO SUL PARA TERMOS UM GRAND DESENVOLVIMENTO EM TODAS AS CIDADES.

    ResponderExcluir
  2. Nada mais justo que o aeroporto de Três Lagoas seja o contemplado com investimentos de ampliação, pois embora Dourados e região tenha uma população maior que a região de Três Lagoas, a cidade das águas vem crescendo muito e com muito dinamismo na economia, hoje é o maior pólo industrial do estado contando com investimentos que figuram entre os maiores do país.Ainda a região de Três Lagoas também conta com mercado consumidor para voos comerciais tão atrativos quanto a região sul do estado, isso até as cias aéreas perceberam, pois em na capital da costa leste operam duas empresas aéreas, ja em dourados só uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião três aeroportos no estado merecem uma maior atenção dos nossos governantes: Dourados, Três Lagoas e Bonito. Dourados e Três Lagoas pelo alto potencial industrial e de serviços e Bonito por ser um dos melhores destinos turísticos do mundo. Nenhum deles pode ficar de fora deste programa do governo federal.

      Excluir
    2. Antes de alguém mencionar que Três Lagoas vêm crescendo, olhem os dados do CAGED (Cadastro Nacional de Emprego de Três Lagoas) onde fecha-se mais vagas de empregos do que se abre, afinal a mamata da Petrobrás acabou. Lembrando aos senhores que o aeroporto de Três Lagoas é novo e deverá ficar de fora desta verba. Pelo andar do trâmite burocrático e adiantamento da documentação, inclusive com a licença ambiental pelo município de Dourados - MS, penso que Dourados finalmente terá seu aeroporto reformado. Dr Marcos R Costa

      Excluir
    3. Quais dados do caged tem acompanhado amigo? Só este ano, segundo dados do próprio CAGED, Três Lagoas foi a responsável por contratar mais da metade do que todo o ms junto.
      http://m.jpnews.com.br//ler.php/2016/0690905/aeroporto-ser-ampliado-para-transporte-de-cargas-?codigo=90905&data=2016-06&titulo=aeroporto-ser-ampliado-para-transporte-de-cargas-

      Excluir
    4. Prezado Sr Deivison Bom Dia.

      Antes de mais nada tenha subsídio para buscar dados fidedignos. Logo abaixo vai um dado da Junta Comercial Estadual publicada pelo site dourados news.
      Diferentemente do link apresentado pela sua pessoa.

      Para quem diz e insiste que que Três Lagoas cresce!

      Link: http://www.douradosnews.com.br/noticias/economia/dourados-e-o-lider-na-abertura-de-empresas-entre-as-cinco-maiores-cidades-do-estado

      Título: Dourados é o líder na abertura de empresas entre as cinco maiores cidades do Estado

      Excluir
  3. Mesmo com duas companhias aéreas operando, Três Lagoas movimenta menos que Dourados. São dois voos por dia, Dourados serão três a partir de Setembro. A Passaredo continuou em Três Lagoas por que ela teve que concentrar suas operações em Ribeirão Preto devido à dificuldades financeiras. Sendo assim, não fazia sentido continuar suas operações em Dourados. Quem iria querer "subir" para Ribeirão, fazer conexão e depois "descer" para São Paulo-Guarulhos. Ribeirão é fora de mão para quem é de Dourados.

    Dourados também vem recebendo grandes investimentos na área industrial (JBS) não tanto quanto Três Lagoas, claro, mas é algo a se destacar. Além disso, ainda será por muito tempo o maior polo regional do estado, afinal, além da maior população, os investimentos aqui são pulverizados, a região toda cresce, ao contrário do Bolsão do MS. Não acho tão justo assim que Dourados seja preterida em relação a Três Lagoas, isto é, se tiverem que escolher uma. A estrutura atual de Três Lagoas é mais facilmente adaptável para receber jatos (a pista está mais afastada do pátio e a altitude da cidade é baixa o que faz com que a pista de 2000m seja suficiente). Além disso, o aeroporto de TJL já possibilita a operação de ATRs, que cumpre bem o trajeto entre Três Lagoas e Campinas (são cerca de 600km). Veja Araçatuba, Presidente Prudente, Londrina e Maringá, apesar da grande demanda, a Azul continua operando ATRs. Já destinos mais distantes e com demanda menor, como Passo Fundo, ela utiliza jato. A rota Dourados-Campinas/Guarulhos/Congonhas tem mais de 800km, o ATR não é a aeronave ideal para a rota. A cidade precisa mais que Três Lagoas de um aeroporto em condições de receber aeronaves maiores.

    Como disse o Ademar, o ideal é que DOU, TJL e BYO recebam investimentos, mas eu realmente penso que Dourados tem que ter prioridade.

    Dourados esta crescendo menos que Três Lagoas, mas também não está parada no tempo. Vamos com calma...

    ResponderExcluir