Com a atualização das imagens de satélite do Google Maps, conseguimos ter uma noção das intervenções que já foram realizadas nas obras de reforma e ampliação do aeroporto de Dourados.
Cabeceira 24
Podemos verificar que foi realizado o recuo de 375m da pista, feito uma nova turn pad (área de giro), provido RESA (Runway End Safety Area) e Stopway, faixa de pista (140m para cada lado do eixo da pista) e inicio dos canais de drenagem:
Parte média da pista
Podemos também verificar toda faixa de pista, os canais de drenagem, o novo pátio e a taxiway nova (acesso ao novo pátio), esta última ainda a finalizar. Destaquei também a área que ficará o novo terminal:
Cabeceira 06
Aqui temos o prolongamento da cabeceira de 375m, para repor o que foi recuado da cabeceira 24. Temos também o restante da faixa de pista, a RESA e stopway, os canais de drenagem e a bacia de detenção ( para onde vai toda a água dos canais):
A casa de força já esta pronta e o Farol rotativo já está instalado:
O que falta então finalizar para seguir com a homologação e solicitar a vistoria da ANAC?
Sinalização
horizontal e vertical - balizamento noturno, pintura da pista ( faixas
de cabeceira, borda e centro, indicativo de cabeceiras, faixa de visada,
etc..) e placas indicativas.
Auxílios - instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português: Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão.
O PAPI é um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica
aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso).
Devem ter alguns detalhes também que somente quem tá executando sabe. Mas basicamente é isso.