terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

São tantos ajustes, que daqui a pouco não cabe mais

 Mais uma vez a SAC cita ajustes para a finalização do projeto do novo terminal do aeroporto de Dourados  e então possa ser licitado. Parece ser brincadeira toda essa situação que estão fazendo com esse aeroporto, mas é sim um caso sério de descaso. Ou será algo premeditado? Quero crer que não.

https://www.douradosnews.com.br/dourados/sac-deve-encaminhar-amanha-ajustes-para-licitacao-do-aeroporto-de/1250700/

Conforme descrito na matéria, falam que em cerca de 20 dias o processo de licitação pode ser iniciado. Veremos.



terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Ministério Público Federal investiga atraso nas obras do Aeroporto Regional de Dourados

 Matéria do Jornal Dourados Agora publicada hoje (28/01/2025) informa que o MPF abriu investigação para apurar os atrasos nas obras e reabertura do aeroporto de Dourados.

https://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/ministerio-publico-federal-investiga-atraso-nas-obras-do-aeroporto-regional-de-dourados 

Porém acho que o próprio MPF também está atrasado. Esta investigação deveria ter sido aberto 18 meses após o início das obras, que foi o prazo prometido para entrega da mesma e não agora, 4 anos depois, com a pista já liberada e aguardando homologações finais para reabertura em sua plenitude.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Portaria do cadastro de aerodrómo de Dourados é atualizada

 Já foi atualizada a portaria com as novas características do aeroporto de Dourados (SBDO/DOU). Isto é referente a notícia que foi veiculada a respeito da liberação das operações de aeronaves a jato no aeroporto.




A mesma está disponível neste link: https://pergamum.anac.gov.br/pergamum/vinculos/PA2023-12.139.pdf

sábado, 18 de janeiro de 2025

Atualização sobre o aeroporto de Dourados

 Após as últimas notícias ontem a respeito da liberação do aeroporto de Dourados para operações de aeronaves a jato: https://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/anac-libera-jatos-particulares-no-aeroporto-e-proximo-passo-sera-voos-comerciais 

e algumas perguntas de leitores no blog, segue a atual situação das condições de operações do aeroporto:

  • as operações de pouso de aeronaves a reação, os famosos jatos, está liberada na cabeceira 06, que teve seu PAPI homologado. Ficou restrita a operação de pouso deste tipo de aeronave na cabeceira 24, que deve ficar assim até a resolução do problema das lentes e nova inspeção;
  • o aeródromo tem homologação para operações visuais e por instrumentos, diurno e noturno, porém consta informação de balizamento (luzes de pista) indisponíveis, assim como os procedimentos de aproximação e saída por instrumentos também indisponíveis, devido a mudança das cabeceiras na reforma;
  • os serviços de "rádio", metereologia e informação de voo, também ainda não estão funcionando. Ter este serviço operando é imprescindível para operações por instrumentos (IFR).

Todas essa informações podem ser vistas na página do DECEA, dedicada a informações essenciais para planejamento de voos, de qualquer tipo que seja: https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBDO 



terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Em reunião com prefeito, Azul se compromete a voltar com operações em Dourados, após as devidas homologações

 O prefeito de Dourados, Marçal Filho, postou em suas redes sociais mostrando uma reunião com diretores da Azul Linhas Aéreas, juntamente com o deputado Beto Pereira, onde foi firmado compromisso para a cia aérea voltar a operar no Aeroporto Francisco de Matos Pereira: https://www.instagram.com/reel/DE0Z4zoh0iO/?igsh=cjRsYWNwM2Njcmhy 


Apesar da cia estar suspendendo suas operações em diversas bases pelo país a partir de Março (https://aeroin.net/crise-de-custos-e-necessidade-de-rentabilidade-faz-azul-cancelar-voos-em-quatro-estados- do-nordeste/ ), a operação em Dourados sempre foi bastante rentável para as cias que já estiveram por aqui, com voos com ótima ocupação e ticket médio alto, podendo ser um fator de interesse para o retorno da cia.