https://www.instagram.com/reel/Cukc_CeA1CM/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Lembrando que as operações serão realizadas no antigo terminal até que o novo fique pronto.
Página dedicada a passar informações e curiosidades sobre a aviação em Dourados/MS principalmente, mas também do Brasil e do Mundo.
https://www.instagram.com/reel/Cukc_CeA1CM/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Lembrando que as operações serão realizadas no antigo terminal até que o novo fique pronto.
Em publicação no seu Instagram, o prefeito de Dourados Alan Guedes, informou que os recursos para finalizar a 1ª etapa das obras do aeroporto de Dourados, que permitirão o retorno das operações, foram liberados pelo governo federal. https://www.instagram.com/p/CtukdP6g1bC/
Matéria na página da prefeitura também confirma a informação: https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/governo-federal-libera-r-12-milhoes-para-obras-do-aeroporto-de-dourados/
Após pagar seu lance do bloco dos 11 aeroportos, do último leilão realizado pelo governo federal ano passado, onde estão incluídos os aeroportos administrados pela INFRAERO em nosso estado (Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá), a AENA passa a selecionar candidatos para trabalhar nestes aeroportos.
As vagas podem ser vistas neste link: https://aenabrasil.solides.jobs/
Para Campo Grande são 13 vagas
Ponta Porã são 07 vagas
Corumbá também são 07 vagas
Uma ótima oportunidade para quem já esta na aviação ou deseja entrar neste meio.
Com a atualização das imagens de satélite do Google Maps, conseguimos ter uma noção das intervenções que já foram realizadas nas obras de reforma e ampliação do aeroporto de Dourados.
Cabeceira 24
Podemos verificar que foi realizado o recuo de 375m da pista, feito uma nova turn pad (área de giro), provido RESA (Runway End Safety Area) e Stopway, faixa de pista (140m para cada lado do eixo da pista) e inicio dos canais de drenagem:
Parte média da pista
Podemos também verificar toda faixa de pista, os canais de drenagem, o novo pátio e a taxiway nova (acesso ao novo pátio), esta última ainda a finalizar. Destaquei também a área que ficará o novo terminal:
Cabeceira 06
Aqui temos o prolongamento da cabeceira de 375m, para repor o que foi recuado da cabeceira 24. Temos também o restante da faixa de pista, a RESA e stopway, os canais de drenagem e a bacia de detenção ( para onde vai toda a água dos canais):
A casa de força já esta pronta e o Farol rotativo já está instalado:
O que falta então finalizar para seguir com a homologação e solicitar a vistoria da ANAC?
Sinalização horizontal e vertical - balizamento noturno, pintura da pista ( faixas de cabeceira, borda e centro, indicativo de cabeceiras, faixa de visada, etc..) e placas indicativas.
Auxílios - instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português: Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão. O PAPI é um sistema de iluminação instalado ao lado da pista que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso).
Devem ter alguns detalhes também que somente quem tá executando sabe. Mas basicamente é isso.
Infelizmente devido a demora na entrega da reforma e ampliação do aeroporto de Dourados, a página de memes do Facebook, Dourados Mil Grau, criou um meme:
Seria cômico, se não fosse trágico.