domingo, 18 de fevereiro de 2018

AZUL retoma voo da madrugada

A AZUL retoma a partir da próxima madrugada suas operações noturnas na cidade.
Ainda na data de hoje (18/2) o voo decola de Campinas as 23:00hs e pousa as 00:20hs (19/2) em Dourados. Já a partir de amanhã o voo decolará de Campinas as 23:45hs e pousará em Dourados as 01:00hs(+1). A decolagem será as 03:00hs de Dourados, pousando em Campinas as 06:05hs.

Segue a malha de voos que estará disponível na cidade:

Clique na foto para ampliar
 

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Movimento de Passageiros - Janeiro

Nosso aeroporto em Janeiro movimentou 3.788 passageiros na aviação comercial, divididos em 1861 embarques e 1927 desembarques.



Estes números mostram um crescimento em relação a Janeiro/17, em torno de 9,5%. Porém são números bem abaixo dos outros meses do ano, já que a única cia que aqui opera sempre retira uma frequência de voo nesta época do ano. Este ano esta previsto a volta de dois voos diários apenas após o carnaval, dia 19/2.

Podemos ver que a aviação no Brasil vem retomando seu crescimento (10 meses de crescimento na aviação comercial ), porém em nossa cidade tem ficado de certa forma estagnado. Não há perpesctiva de uma outra empresa vir a operar na cidade e nem da atual aumentar sua oferta na cidade, o que deve nos deixar nos patamares de 2017 ( cerca de 58 mil passageiros atendidos) neste ano de 2018.

Para voltarmos a números de 2014 e 2015, onde mais de 100 mil passageiros utilizaram nosso aeroporto em cada um desses anos, teremos que esperar nosso novo aeroporto ficar pronto (cerca de 02 anos na melhor das hipóteses). Assim, muitos potenciais passageiros de Dourados e região, acabarão ainda tendo que se deslocar até a capital para pegar seus voos.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

10 meses de crescimento na aviação comercial

A aviação comercial no país teve seu décimo mês seguido de crescimento, mostrando a consolidação da recuperação do setor. Em dezembro, o aumento da procura por viagens aéreas acima do aumento da oferta de assentos, elevou o índice de ocupação, que chegou a 83,29%.
Esses são os dados que a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) apresentou em seu site. Veja aqui: Aviação mantém ritmo em dezembro, fecha semestre positivo e confirma retomada do crescimento

No transporte de passageiros na aviação internacional, as cias aéreas nacionais também vem apresentando 15 meses seguidos de crescimento. E 2017 apresentou recordes históricos.

Em resumo, segue dados da aviação nacional:

Fonte: ABEAR

P.S.: a ABEAR tem como associadas as 4 maiores cias aéreas do país (GOL ,LATAM, AZUL e AVIANCA) que juntas representam mais de 99% do mercado de aviação comercial nacional.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Obras do aeroporto já iniciaram

Apesar de não ser "in-loco", as obras de reforma e ampliação de nosso aeroporto já começaram. Assim disse o General da 4ª Brigada, Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, para nossa prefeita, em reunião esta manhã.
Veja matéria da prefeitura aqui: Délia discute com general, início das obras de reforma do Aeroporto

Foto: A. Frota - www.dourados.ms.gov.br
A obra está prevista para ser realizada em 3 fases, onde a primeira já começou. Já foram liberados pelo governo federal R$ 4 milhões e estão sendo realizados o projeto executivo, a fase de reconhecimento e a aquisição de insumos. Estas etapas devem levar de 4 a 5 meses.

Com prazo de 02 anos para a realização de todo o projeto, o general crê que esse prazo possa ser antecipado, se algumas condições colaborarem e o cronograma for cumprido. Serão cerca de 200 homens do exército trabalhando, daqui de Dourados, de Campo Grande, Cuiabá e de outras cidades do interior do estado.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

ANAC passa a divulgar avaliação de passageiros com aéreas

A ANAC passou a divulgar o ranking com as manifestações dos usuários do setor aéreo. Em 2017 foram mais de 12 mil demandas respondidas.
A plataforma utilizada é consumidor.gov.br e compila os dados das 4 maiores cias do país que correspondem a 99% do mercado doméstico.

1 - Com relação ao número de reclamações registradas, LATAM e AZUL foram as que tiveram o maior número de reclamações para cada 100 mil passageiros transportados, seguidas pela GOL e a com menor número foi a AVIANCA:

2 - No quesito prazo médio de resposta, a AZUL foi a mais rápida, seguida da LATAM, GOL e AVIANCA foi a mais demorada:


3 - Em índice de resolução, a AVIANCA resolveu mais demandas, seguida da LATAM, depois GOL e por último a AZUL:




 4 - Já com notas de 1 a 5, para medir a satisfação com o atendimento, a AVIANCA ficou com a melhor nota, seguida da GOL, LATAM e a AZUL com a menor nota entre as 4:


 A matéria completa da ANAC pode ser visualizada neste link: ANAC divulga dados da avaliação dos passageiros sobre serviços prestados por aéreas