quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Normalização em Três Lagoas

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) retirou da rede o NOTAM que interditava a Seção Contraincêndio do aeroporto em Três Lagoas e com isso as operações comercias podem retornar a normalidade.

Caso você tenha voo partindo ou chegando em Três Lagoas, o ideal é contactar a cia aérea para saber ao certo como estão as operações.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Movimento de Passageiros - Agosto

Segue abaixo movimento de passageiros em nosso aeroporto no mês de agosto:
Embarque: 3.359
Desembarques: 3.404
Total: 6.763

                               Foto: www.progresso.com.br

Esses números são cerca de 2% maiores que o movimento de julho.  Em média foram 108 embarques e 109 desembarques por dia.

A expectativa é de aumento desses números em setembro, já que a partir do dia 16 a Azul retorna com a chegada do voo no final da noite e a saída do voo nas madrugadas.

domingo, 31 de agosto de 2014

Três Lagoas sem voos comercias

Conforme publicado no jornal eletrônico JPTL (Anac suspende operação de sessão do aeroporto local) a ANAC suspendeu a operação da sessão contraincêndio (SESCINC) do aeroporto de Três Lagoas e a cidade está sem voos comerciais.

                                Foto: Claudio Pereira/JPTL

Em NOTAM lançado no sistema de informações para pilotos (abaixo), a agência informa que o SESCINC de Três Lagoas está em status "não disponível", não permitindo a operação de aviões comerciais:

NOTAM SBTG

NOTAM

--AGA--

(E2925/2014)
Período: 28/08/14 15:32 a 27/11/14 13:53
SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO U/S))


A prefeitura local juntamente com a Secretaria de Aviação do governo do estado publicou nota informando que aguardará uma posição da ANAC para saber o que ocasionou está suspensão e que toda a documentação está em dia.

Se você tem voo de/para  Três Lagoas o ideal é entrar em contato com as cias aéreas para saber a real situação.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Operação por instrumentos em Dourados: a novela continua

A ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) modificou o NOTAM que restringia as operações por instrumentos das aeronaves ATR72 em nosso aeroporto e acabou restringindo ainda mais este tipo de operação.

B 27/08/14 18:59
C PERM
E AD - OPS SOMENTE VFR PARA ACFT DE PERFORMANCE E DIMENSOES DO TIPO
ATR 72 OU SUPERIOR
REF: ROTAER 3-D)

Com essa nova restrição, além do ATR72, qualquer aeronave de porte superior não poderá operar por instrumentos, ficando restrita a operação em condições visuais.

Na redação anterior, o NOTAM impedia apenas as operações específicas dos ATR72 e ainda dava a entender que se o aeroporto estivesse em condições visuais, poderiam realizar o procedimento por instrumentos, até para treinamento. Agora, só visual mesmo.

Quando será que alguém irá resolver esta situação em nosso aeroporto? Será que só com o novo aeroporto prometido pela Dilma, promessa essa de 2012, através do programa de logística, que até agora nem projetos prontos existe? Que na melhor das hipóteses, se as obras iniciarem no meio do ano que vem, levará no mínimo dois anos para ficarem prontas. 
Temos uma grande capacidade de crescimento no movimento de passageiros e aviões, sendo o que trava este crescimento é um infraestrutura defasada, como muita coisa em nosso país. Os investimentos são feitos para sanar as deficiências mediatas, sendo que após dois ou três anos, já se tornam obsoletos.



terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aeroportos poderão ser administrados por consórcio de municípios

A SAC (Secretaria de Aviação Civil) publicou no dia 15/08 no diário oficial, o novo Plano Geral de Outorgas (PGO), que define as regras para a administração de aeroportos.

Dentro deste novo plano, apenas municípios com mais de R$ 1bi de PIB poderão gerir aeroportos. Caso haja interesse de municípios vizinhos se juntarem para a administração, pode ser feito um consórcio entre eles para isso.


No caso de nosso aeroporto, já há uma lei aprovada e sancionada autorizando a concessão do aeroporto a iniciativa privada. Esta opção também é permitida no plano, desde que algumas exigências da SAC sejam seguidas.

A principal função deste plano é garantir que os investimentos do governo federal, previsto para acontecer em 270 aeroportos, não sejam perdidos.