quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Obras aeroporto de Dourados - "História sem fim"

 Quem é dos anos 80 (assim como eu), deve lembrar bem do filme a "História sem fim". É assim que está parecendo a novela das obras do aeroporto de Dourados.

Nesta semana, pessoal da SAC (Secretaria de Aviação Civil), do exército, do governo do estado e da prefeitura estiveram todos reunidos para discutir a respeito da interminável obra que está ocorrendo, após denúncias apresentadas pela imprensa.

Após a visita nas obras ontem, o vice-governador Barbosinha, em publicação feita na própria página do governo do estado, que foi replicada por mídia eletrônica especializada, de nível nacional (AEROIN), revelou que houveram falhas tanto de projetos quanto de execução, que aliada ao demais problemas (chuvas, atrasos de repasses, etc...), virou esse imbróglio que já perdura mais de 2,5 anos e parece que não tem perspectiva de acabar.

https://agenciadenoticias.ms.gov.br/governo-se-coloca-a-disposicao-para-conclusao-do-aeroporto-de-dourados/

https://aeroin.net/apos-irregularidades-governo-de-ms-quer-ajudar-na-conclusao-das-obras-no-aeroporto-de-dourados/ 


Diante de tudo isso, o sofrimento de quem precisa ou depende do aeroporto funcionando, parece que não vai acabar tão cedo. Agora se fala de necessidade de mais verba (R$ 11 milhões) e mais prazo  para a entrega da primeira etapa, pois entende-se que irão entregar somente a pista em dezembro (tomara) e que a nova taxiway e novo pátio ficará pra frente. Sobre o terminal (2ª Etapa), este está incluído no novo PAC do governo federal e a SAC garantiu que já tem R$ 38 milhões para ele. Só lembrando que está obra estava incluída no primeiro PAC, que foi lançado em 2012 e a obra em si só começou em 2021.

Antes diziam que voltaria a operação no primeiro trimestre de 2024, agora já falam no primeiro SEMESTRE. Ou seja, pode ser que nem nas próximas férias de julho, quem queira viajar de avião, vai conseguir sair de Dourados.

Essa obra já tem diversas designações: Novela Mexicana (dramalhão), O Bem Amado (aquela novela da promessa do cemitério) e será que este será o novo:  A História Sem Fim? Nossa esperança é que não, que ao menos reavaliem tudo que foi feito de errado até agora e trabalhem com afinco para a entrega desta importante obra para Dourados e região, que não tem mais condições de ficar sem seu aeroporto.

6 comentários:

  1. Lamentável isso aqui na nossa cidade essa demora de entrega do nosso aeroporto.
    Os caras dão entrada com cara de risos,tipo tirando onda da nossa cara ,o único parlamentar que eu vi bravo com essa história foi o Geraldo Resende,que TB pediu essa visita dos responsáveis para averiguar essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável mesmo..
    O governo em vez de tomar uma atitude, diz que apenas está ali p ajudar.. então o exército erra feio e não é cobrado pelos erros. Por isso não estão preocupados, porque sabem que se cometerem erros não serão cobrados. E o dinheiro público pode gastar assim? Realmente é revoltante ver esse desprezo com nossa cidade e o amadorismo do exército na execução da obra.
    E parece que só o deputado tem se importado com a obra mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Se realmente ele tava preocupado com o aeroporto, porque não apareceu na visita? Principalmente depois de falar que ele que solicitou ela.

    ResponderExcluir
  4. Vamos fazer uma vakinha eletrônica, comprar o aeródromo e transformar ele num excelente aeroporto, sendo privado a obra anda acelerada.

    ResponderExcluir
  5. https://www.douradosnews.com.br/noticias/politica/aeroporto-e-travessia-da-br-463-sao-prioridades-dentro-do-novo-pac-em/1218749/

    ResponderExcluir