terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Movimentação de Passageiros - 2013 a 2018

Abaixo segue um quadro comparativo com a movimentação de passageiros em nosso aeroporto entre 2013 e 2018 (aviação comercial):


Analisando o quadro podemos notar que a partir de 2015 a queda no número de usuários utilizando nosso aeroporto foi muito grande.
Em 2018 já tivemos um incremento dos números com relação a 2017, porém, mesmo assim, estamos com movimento menor que 2013, ou seja,  5 anos de atraso.

Para você, qual o motivo de termos estes números nos últimos 3 anos: Falta de interesse das cias aéreas? Falta de infraestrutura do aeroporto? Preços das passagens? Falta de apoio político para o desenvolvimento do aeroporto? Falta de passageiros? Situação econômica do país? Utilize o espaço dos comentários para colocar sua opinião (comentários poderão ser moderados).

15 comentários:

  1. Com certeza a estrutura precária do nosso aeroporto influencia e muito no maior desenvolvimento da aviação em nossa cidade. E isso, claro, passa pela péssima vontade política dos nossos nobres parlamentares. Fazemos essa constatação não somente nessa área mas em muitas outras. Como diz o ditado: não é necessário correr atrás das borboletas. Basta cuidar bem do seu jardim que elas virão voluntariamente!!!

    ResponderExcluir
  2. 1° Está falta de apoio político
    2° Pouca concorrência
    3° Preço das passagens
    A falta de apoio implica diretamente nesse processo, pois sem infraestura não conseguiremos atrair novas companhias aumentando a concorrência e diminuindo os preços que ainda estão muito maiores que nossa capital isso já levando em conta o deslocamento e gastos com passagem de ônibus até a cidade morena.

    ResponderExcluir
  3. Falta de interesse politico e também falta de concorrência,o dinheiro que seria para reforma,por que vejo foi para campo grande,aqui infelizmente não tenho mais esperança de ver um aeroporto que realmente nos orgulhe infelizmente.vamos ter que continuar indo para campo grande.levar dinheiro para lá por que Dourados já era triste realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Mario que pena, também penso assim, ainda não perdí a esperança totalmente porque no barulho que fizeram "O exército ia tomar frente, o exército é bom, seus combatentes são competentes" etc e tal... isso fez eu criar uma certa esperança que se acabará caso essa obra não inicie ate meio desse ano.

      Excluir
  4. Júnior, vi que hoje (15/01/2019) de manhã partiu um voo da Azul de Dourados para Londrina (PR-AKB). É uma nova rota ou apenas um voo excepcional?

    ResponderExcluir
  5. Vi agora que o voo que partiu de Dourados para Londrina tinha vindo de Porto Alegre. Nova rota?

    ResponderExcluir
  6. Ah sim. Que pena! Continuamos no aguardo de novas rotas e, principalmente, do novo aeroporto!!!

    ResponderExcluir
  7. - Acredito que um primeiro olhar para uma cidade que tem somente 215 mil habitantes e não possui área metropolitana não seja tão atrativo para outras grandes companhias aéreas;

    - Aeroporto sem estrutura mínima decente;

    - Preço pouco competitivo comparado a CG;

    - Falta de um vôo direto para Guarulhos;

    Infelizmente perdi as esperanças de nosso aeroporto melhorar... Virou propaganda redundante de candidatos a prefeitos/ deputados federais (se arrumar o aero, irão prometer o quê mais?). Sobre a reforma feita pelo exército, só acredito VENDO!

    Mesmo assim no próximo mês irei resolver negócios em Sampa-Capital e comprei a passagem saindo daqui mesmo (com antecedência saiu mesmo preço do ônibus). Vou testar como funciona o Ônibus AZUL que conecta Campinas a Sampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de opinar em alguns pontos:
      - Em uma distância de até 180Km, temos cerca de 800 mil habitantes na região.
      - Estrutura deficitária, porém houve grande melhora. Hoje operamos IFR, que dá uma segurança/confiança muito maior nas operações

      Realmente os preços se comparados com Campo Grande, podem ser até três vezes maior.
      Outros destinos também faz falta, não só Guarulhos, mas Curitiba e Cuiabá.

      Se colocarmos Cascavel como exemplo, que a TRIP iniciou lá antes de Dourados, também tinha poucos voos diários. Porém lá a população utiliza o aeroporto. Sem contar que Foz do Iguaçu, que é pouco mais de 100 km de distância, opera jatos e outras cias, igual Campo Grande. Hoje Cascavel chega a operar até 6 voos diários só da AZUL.
      Então, quando for financeiramente viável, o Douradense tem que começar a utilizar os voos saindo daqui da cidade, pois quando embarca em Campo Grande, as cias entendem que o cliente é de lá, não vão no cadastro para saber qual cidade reside. Assim, nas estatísticas, aqui a demanda é pequena.

      A cobrança da melhora da nossa estrutura deveria ser prioridade para todo setor da sociedade, seja produtivo, educacional ou público. Mas não vemos isso. A união de toda sociedade para pressionar nossos políticos para trazerem as infraestruturas necessárias para nossa cidade demorou para acontecer.

      Excluir
    2. Sempre que puder utilizarei o avião saindo daqui para fomentar nossa demanda... Porém ao ir para a Espanha ano passado não deu... ficou o dobro do preço do que saindo de CG (6k contra 3k - 3 meses de antecedência ida e volta). Fora que teria que me virar para sair de Dourados, chegar em Viracopos, pegar o ônibus da Azul até Congonhas, pegar o Expresso até Guarulhos e só assim embarcar para Madrid.
      No caso, fui de Van para CG direto ao Aeroporto, de lá para Guarulhos e Guarulhos - Madrid

      Excluir
  8. Bacana! Depois nos diga como foi a experiência. Nunca utilizei o ônibus Azul entre Campinas e São Paulo. Quem sabe, da próxima vez eu resolva sair daqui mesmo e desembarcar em Campinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, utilizei para chegar na estação da barra funda, ônibus limpo e chega sem atrasos.

      Excluir
    2. Fui esta semana... Experiência muito positiva, onibus limpo, sai e chega no horário combinado (fui até Congonhas). Porém é necessário já saber sua parada final. Com exceção de algumas linhas diárias que passam pelo Shopping Eldorado até Congonhas, as demais linhas vão ate o destino final sem paradas intermediárias! No mais recomendo (O percurso Viracopos Congonhas levou 1h30)

      Excluir
  9. Na minha opinião é a falta de apoio político para o desenvolvimento do aeroporto, pois isso tem impacto direto na estrutura e sem uma estrutura melhor as companhias não se interessam. Alguém tem alguma noticia da ampliação do nosso aeroporto? Não saiu mais nenhuma notícia e ninguém mais comentou.

    Com relação as companhias achei essa noticia de 2015, não sei se foi verdade, mas seria interessante ter concorrência, demanda acho que teria.
    http://www.contrapontoms.com.br/gol-e-tam-incluem-dourados-em-suas-rotas-comerciais

    ResponderExcluir