sexta-feira, 11 de maio de 2018

Novo aeroporto ficará pronto em 2020.

Sem muita formalidade e direto ao ponto. Assim foi a palestra de explanação do General da Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, a respeito das obras do nosso aeroporto. 

O general trouxe bastante informações a respeito do andamento das obras, mostrando que este ano de 2018 o trabalho está focado no "projeto", ou seja, no planejamento para o fluidez da execução. A aparente demora se deve ao fato que o anteprojeto entregue pelo Banco do Brasil, que o governo federal designou para realizar este trabalho, precisou ser modificado, pois algumas situações previstas poderiam trazer dificuldades para o completo enquadramento do aeroporto na categoria pretendida. O novo projeto já está pronto e aprovado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) e o exército agora providenciará a licitação do projeto executivo. 

Já foi adquirido parte dos equipamentos (motoniveladoras, tratores, etc) e estes devem ser entregues até o final de julho. Através de uma diretoria especializada, o exército já tem definido quais batalhões serão responsáveis pela execução, sendo eles de Jardim/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT e Araguari/MG, além claro o da nossa cidade.

O cronograma da construção começa no primeiro trimestre de 2019 e segue até meados de 2020, com a previsão da entrega para o início do segundo semestre de 2020. Tudo esta sendo planejado para que as operações hoje existentes sejam minimamente impactadas.

Quem pôde acompanhar a palestra, saiu com a certeza que realmente a coisa vai acontecer. Agora é só aguardar ansiosamente para termos nosso sonho concretizado.


14 comentários:

  1. Que bom, posta o projeto pra nós ver o que será melhorado (pista de pouso/decolagem, sala de embarque/desembarque???) sempre uso este aeroporto fico na torcida pra que ele melhore pois os serviço hora oferecidos ainda deixam a desejar, inclusive os valores das passagens, muita mais caras que Campo Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tive o acesso ao projeto. Aqui no blog tem uma postagem com o modelo da edificação (terminal). O que eu vi lá no evento da ACED é que a pista será ampliada em 600m e alargada para 45m; será construído um novo pátio para aeronaves, com 3 posições para aeronaves do tamanho do Boeing 737-800 e uma nova seção contra-incêndio.

      Excluir
    2. Eu já vi três projetos em diferentes sites não sei qual será executado. Muito obrigado Ademar

      Excluir
  2. quando for mexer na pista os voos serão cancelados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente chegará um momento que será necessário fechar a pista, então toda operação do aeroporto deve ser afetada.

      Excluir
  3. Extensão em 600m é bastante, dá mais que os 2125m divulgados anteriormente. Muito bom, será praticamente do tamanho dá de CGR.

    ResponderExcluir
  4. não vejo a hora de ter um aeroporto descente em Dourados,mas sera com reforma vamos receber novas companias?estive vendo em Bonito uma cidade bem menor a Azul já trabalha com avião bem maior que Dourados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá tem políticos brigando e exigindo que se voe com o Embraer.

      Excluir
    2. Hoje da forma que está a azul pode colocar o Embraer? Vejo que os voos de Domingo/segunda/sexta e sábado são praticamento lotados.

      Excluir
    3. O aeroporto tem estrutura. Mas isso é só um ponto. Existem regras da ANAC que devem ser cumpridas, posso citar o Certificado Operacional, que quando muda a aeronave crítica de operação, deve ser apresentado. Isso fez com que Sorriso/MT perdesse temporariamente os voos, pois o certificado temporário não foi renovado até adequação conforme exige a agencia. Há também exigências da cia aérea a serem cumpridas. O questão é muito complexa.

      Excluir
  5. Bonito, apesar de ser uma cidade turística, tem apenas um voo semanal enquanto aqui em Dourados temos dois voos diários. Dessa forma, o número de passageiros desse único voo semanal provavelmente deve ser maior do que um de nossos voos diários. No geral, o número de passageiros que transitam pelo nosso aeroporto é bem maior.

    ResponderExcluir
  6. Em bonito são 4 frequencias semanais com o Embraer, mas sempre dividindo com Corumbá. Provavelmente deve passar a ser diário o voo lá, mas permanecendo a divisão com Corumbá.

    ResponderExcluir
  7. Aqui não temos politicos descentes,aqui so sabe falar Bonito e mais nada.Dourados a segunda maior cidade do estado,não temos nem aeroporto nem uma rodoviaria descente.uma vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário eu concordo plenamente contigo, Dourados já passou da hora de ter um aeroporto moderno, maior, melhor... Gente faz tempo que essa promessa vem sendo feita e infelizmente ainda não saiu do papel. Há não! Já perdi a esperança. Infelizmente eu já não acredito mais, é conversa demais e pouca atitude.

      Excluir