Falamos muito aqui no Blog referente a aviação comercial em nosso aeroporto. Não é por menos, já que ela que faz a maior movimentação dele.
Porém o aeroporto tem muitas outras utilizações. E algumas de suma importância.
Veja só: este ano, por três vezes, aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) vieram para a cidade fazer o transporte de órgãos captados para transplante. Somente entre sexta e hoje foram duas vezes. E a cia aérea também auxiliou uma dessas missões na sexta, fazendo o transporte de um dos órgãos. Além do mais é comum aviões aero-médicos pousarem em nosso aeroporto para buscar ou trazer pacientes.
Por muitas vezes, cantores de renome nacional vem à Dourados fazer seus shows e utilizam nosso aeroporto com suas aeronaves. Como exemplo, nesta sexta-feira passada as aeronaves do Eduardo Costa e do Leonardo permaneceram em nosso pátio até sábado a tarde. Também foi o caso quando houve o show do Roberto Carlos. São apenas alguns exemplos pois na grande maioria das vezes os artistas sempre estão utilizando nosso aeroporto.
Não podemos esquecer nunca da avião geral ou particular. Muitos empresários, fazendeiros, entre outros, utilizam nosso aeroporto com seus próprios aviões. Até mesmo de passagem, nem que seja ao menos para abastecer suas aeronaves e seguirem viajem.
Além do mais temos duas escolas de aviação instaladas, o Aeroclube e a ETA. Estas oferecem diversos cursos para quem tem o sonho de se tornar um piloto de avião. E não atende só nossa região não. Pessoas de diversos lugares do país vem realizar cursos ou até fazer seus checks nestas escolas.
Ainda há hangares no nosso aeroporto que são base de apoio de diversas empresas de aviação agrícola. Para uma região que tem boa parte de sua economia baseada na atividade agrícola, isso é de suma importância.
Voltando para a aviação comercial, além de transportar passageiros, a cia aérea que aqui opera também faz o transportes de cargas e encomendas. O fato de ser por via aérea agiliza muito o transporte.
Ter um bom aeroporto é primordial para o desenvolvimento de uma cidade, imagina então para uma região do tamanho da Grande Dourados? Esperamos que se concretize a promessa do nosso novo aeroporto, que realmente ocorra a licitação e início das obras ainda este ano, pois temos necessidade enorme de um aeroporto condizente com o tamanho e que supra a capacidade e necessidade de toda região.