É, pela situação que se encontra a PASSAREDO, noticiada em diversos canais de comunicação (FOLHA, Panrotas, etc.), não devemos tê-la de volta em nossa cidade.
Em março deste ano, noticiamos que o governo do estado daria incentivo para as cias aéreas, desde que as mesmas mantivessem suas operações em algumas cidades, porém não citou Dourados.
A PASSAREDO manteve suas operações em Três Lagoas. Não sabemos se com incentivo ou não.
Nós que já tivemos época com 05 voos diários, sendo 02 da PASSAREDO e 03 da AZUL, vimos os voos sendo diminuídos pouco a pouco e hoje contamos apenas com uma cia operando dois horários (AZUL).
A pergunta que fica é: se houvesse algum incentivo, será que esse quadro seria diferente?
Sabemos que a situação econômica do país não é das melhores e que houve uma retração no número de passageiros na aviação por todo o Brasil.
O movimento de passageiros em nosso aeroporto já chegou a ser de quase 12.000 em um mês de 2014, ficando com média mensal de 8.872 em 2014 e de 8.400 em 2015. Hoje, na melhor das hipóteses, considerando todos os voos existentes lotados, pode chegar a 7.840 no mês. Isso quer dizer menos oferta, que teoricamente implica em aumento de preços.
A torcida que fica é que a PASSAREDO consiga retornar as operações na cidade e que a AZUL também amplie suas operações, para quem sabe, voltemos a ter as várias opções que já tivemos, pois a região da Grade Dourados precisa e merece.
É lamentável, mas infelizmente não dá pra contar mais com a Passaredo! A Cia que conta com apenas 14 aeronaves e ainda quer devolver algumas, já entrou em falência!
ResponderExcluirEu sou otimista com o nosso aeroporto, mas do jeito que está, as coisas tendem a piorar, daí voltamos com apenas um voo diário como antes e num horário difícil com escalas!
É difícil administrar um aeroporto só com investimento municipal, precisamos do Estado!
E o pior é que se a Prefeitura investe lá, o Prefeito fica com fama de que só melhora as coisas que ele utiliza como um aeroporto e esquece da periferia!
Enfim! É sempre a política que freia o desenvolvimento de Dourados
A questão é acelerar o investimento do governo federal em nosso aeroporto. Um projeto iniciado em 2012, que até agora não saiu do papel, nos deixa estagnados. A prefeitura não vai investir rios de dinheiro em algo que tem previsão de ser praticamente colocado a baixo para dar lugar a um novo.
ExcluirPrecisa de alguém que cobre o andamento do projeto. Maringá/PR que já tem um aeroporto bom, está com tudo muito adiantado e deve ser um dos primeiros a ter a licitação feita.
Também lamento a saída da Passaredo, pois fazia concorrência.
ResponderExcluirFiquei sabendo que, com a instalação do RNAV, que já está sendo providenciada, a Azul passará a operar de embraer 195 em Dourados. Você sabe de algo a respeito?
Porém, mesmo com os ATR, a Azul bem que poderia colocar um terceiro voo diário saindo de madrugada, por volta das 03h30min, complementando os dois horários que temos atualmente (10:20 e 17:20). Três voos com essa disposição de horários seria perfeito, pois seria possível conectar com mais destinos em Campinas com conexões mais rápidas, inclusive com os voos internacionais. Com o horário antigo saindo 14:10, o voo chega muito cedo para conectar com algumas capitais do nordeste e com Fort Lauderdale, além de chegar muito tarde para conectar com Lisboa. Já com esses dois horários (10:20 e 17:20) é possível conectar com todos esses voos, além das capitais do sul/sudeste. O voo da madrugada viria como um aumento de oferta, que Dourados precisa agora que a Passaredo saiu, além de ter muita gente que precisa de um voo saindo bem cedo. Tomara que a Azul tenha essa visão. Mas, infelizmente, ela já tem hotran para voltar para o horário antigo em Agosto. Espero que venham os embraer para termos aumento de oferta de algum jeito.
Não estou sabendo de nada. RNAV já existe, só falta liberação por parte da ANAC para aeronaves do porte do ATR 72 acima (Categorias C e D). Porém não creio que seja rápida está demanda. Operação de aeronaves a jato, sonho de muitos. No atual cenário que está o país, acho difícil a AZUL criar mais um horário. O que tem ao certo é que a partir do dia 29/8 ela volta com seu voo na madrugada (03:20hs) e com o voo das 14:10hs. Na minha opinião o voo das 17:20hs chega muito tarde, principalmente pra quem precisa se deslocar até a Capital paulista. Eu ficaria com o das 03:20hs, das 10:20hs e das 14:10hs.
ExcluirMe disseram que o RNAV só não está operando ainda porque a Seção Contra Incêndio foi construída muito perto da pista.
ExcluirO voo das 14:10 é muito bom para conexões também, só que mais para sul e sudeste. E se for pensar, fora São Paulo capital, os douradenses devem voar mais para Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O voo das 14:10 conecta com essas capitais rapidamente, então não há do que reclamar.
Esclarecimento: quando disse que não há do que reclamar, me referia à possibilidade de conexões. Mas é claro que com menos voos e sem concorrência temos motivos para reclamarmos.
ExcluirA azul está aproveitando o cenário de ser a única empresa na cidade e praticando preços entre 650 e 850 no voo DOU/VCP mesmo assim os voos tem saído com 80% de ocupação pra cima, hoje foi uma exceção decolamos de VCP as 08:20 com 41, mas no geral tem ficado na casa dos 60.
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