quarta-feira, 29 de junho de 2016

Menos voos. E sem concorrência.

É, pela situação que se encontra a PASSAREDO, noticiada em diversos canais de comunicação (FOLHA, Panrotas, etc.), não devemos tê-la de volta em nossa cidade.

Em março deste ano, noticiamos que o governo do estado daria incentivo para as cias aéreas, desde que as mesmas mantivessem suas operações em algumas cidades, porém não citou Dourados.
A PASSAREDO manteve suas operações em Três Lagoas. Não sabemos se com incentivo ou não.

Nós que já tivemos época com 05 voos diários, sendo 02 da PASSAREDO e 03 da AZUL, vimos os voos sendo diminuídos pouco a pouco e hoje contamos apenas com uma cia operando dois horários (AZUL).

A pergunta que fica é: se houvesse algum incentivo, será que esse quadro seria diferente?
Sabemos que a situação econômica do país não é das melhores e que houve uma retração no número de passageiros na aviação por todo o Brasil.

O movimento de passageiros em nosso aeroporto já chegou a ser de quase 12.000 em um mês de 2014, ficando com média mensal de 8.872 em 2014 e de 8.400 em 2015. Hoje, na melhor das hipóteses, considerando todos os voos existentes lotados, pode chegar a 7.840 no mês. Isso quer dizer menos oferta, que teoricamente implica em aumento de preços.

A torcida que fica é que a PASSAREDO consiga retornar as operações na cidade e que a AZUL também amplie suas operações, para quem sabe, voltemos a ter as várias opções que já tivemos, pois a região da Grade Dourados precisa e merece.




7 comentários:

  1. É lamentável, mas infelizmente não dá pra contar mais com a Passaredo! A Cia que conta com apenas 14 aeronaves e ainda quer devolver algumas, já entrou em falência!
    Eu sou otimista com o nosso aeroporto, mas do jeito que está, as coisas tendem a piorar, daí voltamos com apenas um voo diário como antes e num horário difícil com escalas!
    É difícil administrar um aeroporto só com investimento municipal, precisamos do Estado!
    E o pior é que se a Prefeitura investe lá, o Prefeito fica com fama de que só melhora as coisas que ele utiliza como um aeroporto e esquece da periferia!
    Enfim! É sempre a política que freia o desenvolvimento de Dourados

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    1. A questão é acelerar o investimento do governo federal em nosso aeroporto. Um projeto iniciado em 2012, que até agora não saiu do papel, nos deixa estagnados. A prefeitura não vai investir rios de dinheiro em algo que tem previsão de ser praticamente colocado a baixo para dar lugar a um novo.
      Precisa de alguém que cobre o andamento do projeto. Maringá/PR que já tem um aeroporto bom, está com tudo muito adiantado e deve ser um dos primeiros a ter a licitação feita.

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  2. Também lamento a saída da Passaredo, pois fazia concorrência.

    Fiquei sabendo que, com a instalação do RNAV, que já está sendo providenciada, a Azul passará a operar de embraer 195 em Dourados. Você sabe de algo a respeito?

    Porém, mesmo com os ATR, a Azul bem que poderia colocar um terceiro voo diário saindo de madrugada, por volta das 03h30min, complementando os dois horários que temos atualmente (10:20 e 17:20). Três voos com essa disposição de horários seria perfeito, pois seria possível conectar com mais destinos em Campinas com conexões mais rápidas, inclusive com os voos internacionais. Com o horário antigo saindo 14:10, o voo chega muito cedo para conectar com algumas capitais do nordeste e com Fort Lauderdale, além de chegar muito tarde para conectar com Lisboa. Já com esses dois horários (10:20 e 17:20) é possível conectar com todos esses voos, além das capitais do sul/sudeste. O voo da madrugada viria como um aumento de oferta, que Dourados precisa agora que a Passaredo saiu, além de ter muita gente que precisa de um voo saindo bem cedo. Tomara que a Azul tenha essa visão. Mas, infelizmente, ela já tem hotran para voltar para o horário antigo em Agosto. Espero que venham os embraer para termos aumento de oferta de algum jeito.

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    1. Não estou sabendo de nada. RNAV já existe, só falta liberação por parte da ANAC para aeronaves do porte do ATR 72 acima (Categorias C e D). Porém não creio que seja rápida está demanda. Operação de aeronaves a jato, sonho de muitos. No atual cenário que está o país, acho difícil a AZUL criar mais um horário. O que tem ao certo é que a partir do dia 29/8 ela volta com seu voo na madrugada (03:20hs) e com o voo das 14:10hs. Na minha opinião o voo das 17:20hs chega muito tarde, principalmente pra quem precisa se deslocar até a Capital paulista. Eu ficaria com o das 03:20hs, das 10:20hs e das 14:10hs.

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    2. Me disseram que o RNAV só não está operando ainda porque a Seção Contra Incêndio foi construída muito perto da pista.

      O voo das 14:10 é muito bom para conexões também, só que mais para sul e sudeste. E se for pensar, fora São Paulo capital, os douradenses devem voar mais para Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O voo das 14:10 conecta com essas capitais rapidamente, então não há do que reclamar.

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    3. Esclarecimento: quando disse que não há do que reclamar, me referia à possibilidade de conexões. Mas é claro que com menos voos e sem concorrência temos motivos para reclamarmos.

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  3. A azul está aproveitando o cenário de ser a única empresa na cidade e praticando preços entre 650 e 850 no voo DOU/VCP mesmo assim os voos tem saído com 80% de ocupação pra cima, hoje foi uma exceção decolamos de VCP as 08:20 com 41, mas no geral tem ficado na casa dos 60.

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