quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

GOL solicita voo para SINOP

A GOL solicitou junto a ANAC dois voos diários para a cidade de SINOP/MT, sendo um entre a cidade e Cuiabá e outro ligando ela a Brasília. Havendo a aprovação da agência, as operações estão marcadas para iniciar em 15/2/16.

A cidade matogrossense tem características econômicas bem parecidas com nossa Dourados e SINOP já tem operações com a PASSAREDO  e AZUL, a primeira operando ATR e a segunda com seus jatos da Embraer.

Aí você pode me perguntar porque anunciar a solicitação de voo para uma outra cidade? 
É que há tanto tempo escutamos falar que essa ou outra empresa tem interesse em vir operar em Dourados, porém nada acontece. Mas está acontecendo em outros lugares. Para se ter uma idéia, nem apoio de Sala Rádio, que passa informações sobre metereologia e trafego aéreo local, SINOP tem. Isso já uma realidade em nossa cidade há algum tempo.

Então novamente fico me questionando, o que será que trava tanto o nosso desenvolvimento não só na parte da aviação como também em outros setores?

Nosso caso não é isolado, Cascavel/PR também não tem operações de aeronaves a jato, porém tem mais que o dobro de voos disponíveis que a gente. A questão da infraestrutura barra muito o crescimento, pelo menos no caso da infraestrutura aeroportuária.

Desde 2012 estamos aguardando algo ocorrer dentro do programa de aviação regional do governo federal (que não saiu do papel), para que possamos, ao menos, ter a esperança que novas oportunidades ocorram para nossa cidade e região.


2 comentários:

  1. Ademar, com cada vez mais acesso a informação, eu tenho certeza que em breve as coisas vão começar a mudar,e com isso esperamos que a população faça sua parte também cobrando essas melhorias de nossos políticos .Um forte abraço meu amigo .

    ResponderExcluir
  2. E Sinop ainda tem uma pista menor que a de Dourados. Uma vez ouvi de um conhecido que trabalha na prefeitura que o fato de o pátio ser muito próximo da pista inviabiliza algumas operações com jatos, como voos noturnos. Só não sei se isso inviabiliza voos diurnos com jatos também. Em Sinop, também não pode operar noturno com jatos, por isso os voos da azul lá são todos diurnos. Acredito que o motivo seja a falta da sala rádio já que a pista de lá é mais afastada do pátio. Mesmo caso de Rondonópolis, que também já opera com os embraer da Azul. Outro exemplo de pista menor que a de Dourados mas que recebe jatos é Caxias do Sul.

    Espero que Dourados possa operar com jatos logo, nem que for só com voos diurnos. Na minha opinião, os ATR em rotas com mais de 800km são meros quebra-galhos. Com o jato se faz a mesma rota 30min mais rápido (no mínimo).

    Eu sugeriria dois horários de E195 para a Azul, em substituição aos 3 atuais de ATR72:

    VCP 08:45 DOU 09:20
    DOU 09:50 VCP 12:20

    VCP 13:15 DOU 13:50
    DOU 14:20 VCP 16:50

    São horários semelhantes aos que ela usa em ROO e OPS.

    ResponderExcluir