terça-feira, 7 de julho de 2015

Movimento Junho

Nosso aeroporto movimentou em junho passageiros, entre a aviação comercial e geral (particular).

Na aviação comercial foram 3.558 embarques e 3.417 desembarques, totalizando 6.975 atendidos. Esse número foi cerca de 7,5% menor que o mês de maio e cerca de 6,6% maior que junho/14.

Já movimentamos 45.666 passageiros este ano, dando uma média de 7.611/mês.


Na aviação geral foram atendidos 453 passageiros, entre embarque e desembarque.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mal tempo causa cancelamentos

Desde ontem, a mudança climática que vem ocasionando chuvas e nuvens baixas na região tem causado o fechamento do nosso aeroporto e consequentemente o cancelamento de alguns voos.


 Apesar de ter procedimentos de aproximação por instrumentos (operação IFR) homologados, a ANAC restringe este tipo de operação até as aeronaves do porte do ATR 42, sendo que aqui operam os ATRs 72, ficando restritos a operar em condições visuais (VFR).

As cias aéreas fazem a acomodação dos passageiros afetados conforme a resolução 141/2010 da ANAC.

Lembrando que mesmo com essas condições os passageiros devem se apresentar para  check-in com uma hora de antecedência da partida do voo.


sábado, 27 de junho de 2015

Rondonopolis e Corumbá com Jato

A AZUL passará a operar em Rondonopolis e Corumbá com os jatos EMBRAER a partir de agosto.

Em Rondonopolis a cia fará operação diária com este tipo de aeronave direto para Campinas e em Corumbá serão voos aos domingos, segundas, quartas e sexta, também direto para Campinas.



Para as duas cidades são as primeiras ligações diretas com São Paulo (Campinas). Porém, Corumbá perde a ligação direta com Campo Grande mas Rondonopolis mantém sua ligação com Cuiabá.

Para Dourados não há previsão de operação deste tipo de aeronave ainda.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Aeroporto, um outro lado

Você já imaginou quantas pessoas estão envolvidas na operação de um aeroporto do porte de Dourados?
Eu imaginava e quando resolvi contar, me surpreendi.

Para que todas as operações do aeroporto ocorram com segurança e conforto, somente aqui em Dourados, são 110 pessoas trabalhando. Contando apenas as ligadas diretamente na operação e atendimento de passageiros. Se colocar indiretamente, esse número vai crescer muito.

Quem mais emprega é a prefeitura, seguido dos bombeiros militares, da AZUL, depois os taxistas, a PASSAREDO e então a empresa de rampa. Ainda tem o pessoal das locadoras de automóveis, da lanchonete, do serviço de rádio, do abastecimento e da limpeza.


E isso não serve apenas para a aviação comercial não. Muitos outros estão envolvidos também na aviação geral, escolas de aviação e na aviação agrícola.

De fato, o aeroporto tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade e região.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Voltamos a ter esperança?

No site da prefeitura de Dourados (Ampliação do aeroporto de Dourados está na fase de licenciamento ambiental) tem um matéria informando que nosso aeroporto está em fase final de elaboração do licenciamento ambiental, informação confirmada por técnicos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) que estiveram visitando nosso estado.

A matéria ainda cita que o que foi suspenso pelo governo federal foi o PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), que subsidiaria passagens aéreas em cidades menos atrativas.

Desta forma volta a crescer a esperança de que a obra de ampliação de nosso aeroporto saia. Fica apenas a dúvida que a atual situação financeira do governo federal não atrase mais nada.

Apesar da matéria dizer que as aeronaves acima de 50 assentos operam parcialmente por instrumentos, isso não é permitido pela ANAC. As operações deste tipo de aeronaves não são permitidas nem por RNAV e nem por NDB. Já o PAPI é apenas um auxilio visual para pouso.