Pousou em nosso aeroporto as 09:12hs (local) um EMBRAER 190, trazendo um grupo de adidos de algumas embaixadas no Brasil e militares brasileiros, que vieram conhecer o sistema SISFRON que está instalado em nossa cidade.
Página dedicada a passar informações e curiosidades sobre a aviação em Dourados/MS principalmente, mas também do Brasil e do Mundo.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Movimento Intenso
Hoje o dia foi de intenso movimento em nosso aeroporto.
As cias já estão acostumadas com grande movimento, pois seus voos tem sempre ótima ocupação, mas hoje a aviação geral e até militar utilizou intensamente nosso aeroporto, sendo a EXPOAGRO e seus negócios o principal impulsionador.
Em certo momento o pátio principal chegou a ter três aeronaves King Air (turbo-hélice executivo) e ainda um jato cessna citation CJ2 (dos cantores Henrique & Juliano); além de mais dois monomotores e um aerocomanche estacionados no pátio secundário, quando então chegou um EMBRAER 120 (Brasília) trazendo o ministro do MAPA, que tinha agenda na EMBRAPA e na EXPOAGRO.
Segue abaixo fotos e um vídeo da decolagem do EMB 120 - BRASÍLIA:
segunda-feira, 18 de maio de 2015
GEIV em Dourados
Uma aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) esteve esta tarde em nosso aeroporto, possivelmente fazendo a aferição do NDB (aparelho de auxilio a navegação) e do PAPI (aparelho de auxilio ao pouso).
Este grupamento fez este tipo de serviço aqui ao menos duas vezes ao ano.
Abaixo tem um vídeo da decolagem (Créditos: Raphael Azevedo Gai):
Foto: Raphael Azevedo Gai |
Este grupamento fez este tipo de serviço aqui ao menos duas vezes ao ano.
Abaixo tem um vídeo da decolagem (Créditos: Raphael Azevedo Gai):
sexta-feira, 15 de maio de 2015
"Aeroporto capenga e com problemas", diz jornal
Matéria de ontem (14/5/15) do jornal O Progresso diz que nosso aeroporto é capenga e com problemas, mesmo depois de diversos investimentos. Mesmo com os investimentos, Aeroporto de Dourados segue capenga e com problemas
O jornal se refere a falta de operações por instrumentos, que acaba penalizando os passageiros que embarcam e desembarcam em nosso aeroporto, que por muitas vezes, tem seus voos desviados para Campo Grande.
Esse problema vem de longa data, porém em maio do ano passado criou-se um esperança, já que foram publicadas cartas por operações por instrumentos para nosso aeroporto. Mas ficou só na esperança. A ANAC restringiu este tipo de operação apenas para as aeronaves do porte do ATR42, sendo que aqui operam aeronaves maiores, do tipo ATR72.
Os problemas metereológicos são mais constantes no inverno, fato até que faz uma das empresas que aqui operam suspender seu voo da noite/madrugada durante este período.
Ao que tudo indica as operações por instrumentos somente serão liberadas para aeronaves de grande porte quando da finalização das obras do programa de investimentos em logística do governo federal, que ainda nem licitada foram. No melhor dos cenários, essas obra tem prazo de 18 meses de seu início para serem finalizadas.
A classe política da nossa região poderia juntar forças e tentar junto aos órgãos competentes uma solução para este entrave, sem que coloque em risco as operações, para tentar melhorar essa situação, pois não podemos ficar mais 02 anos esperando algo acontecer (se levar só este tempo).
Conversas de corredor dão conta que só não há operação de "jatos" por parte de uma das empresas aéreas aqui em Dourados devido a falta de estrutura.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Beech 400 nos visitando
Esteve praticamente a tarde toda em nosso aeroporto um jato particular, modelo Beech 400, matrícula PR-OEC, operado pela CALCENTER Calçados, proprietária das lojas Studio Z.
A aeronave pousou por volta das 14:00hs e decolou as 16:50hs. Neste meio tempo os pilotos aproveitaram e realizaram algumas manobra de toque e arremetida, a título de treinamento.
Segue o vídeo da decolagem:
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