A Azul iniciou suas operações na data de hoje no trecho entre Campinas e Ponta Porã.
Pouso:
Aeronave estacionada no pátio:
Corrida para a decolagem:
Página dedicada a passar informações e curiosidades sobre a aviação em Dourados/MS principalmente, mas também do Brasil e do Mundo.
A Azul iniciou suas operações na data de hoje no trecho entre Campinas e Ponta Porã.
Pouso:
Corrida para a decolagem:
Segue abaixo fotos tiradas na data de ontem, que tive a sorte de ter acesso, do nosso aeroporto, onde podemos ter uma boa noção do andamento das obras:
Créditos das fotos: Waldemar Castelli Junior
Pelas fotos podemos observar as intervenções na faixa preparada dos dois lados, sendo que o lado norte está praticamente pronto, faltando apenas a finalização com a grama, e o lado sul com os trabalhos de terraplanagem prosseguindo.
Do novo pátio, a pista de taxi de saída já está asfaltada e a pista de taxi de ligação com a pista de pouso e decolagem tem sua terraplanagem bem adiantada, provavelmente deve receber asfalto em breve.
Na parte de drenagem, a valeta já esta sendo concretada, onde podemos observar que já avança onde será a nova cabeceira 06, depois do prolongamento da pista. A bacia de contenção também toma forma.
Entre 14 e 20 de janeiro o clima ajudou e o exército seguiu firme nas obras de nosso aeroporto.
Continuam as intervenções nas faixas preparadas da pista de pouso e decolagem (PPD), com serviços de limpeza de camada vegetal; carga, manobra, descarga e transporte de agregados; escavação, carga e transporte (ECT) de material de 1ª categoria; compactação de aterro a 100% proctor intermediário; e hidrossemeadura.
Informações retiradas da postagem no Instagram do 9º BEC: https://www.instagram.com/p/CZBUY9zu-Hy/
Com 4 voos semanais: aos domingos, segundas, quartas e sextas, a Azul inicia suas operações em Ponta Porã no dia 31/01. Os voos serão realizados com a aeronave EMBRAER 195 E1, com capacidade para 118 passageiros, com previsão de duração de voo de 1:35h nos trechos de/para Campinas.
É possível comprar passagens entre Campinas e Ponta Porã a partir de R$ 270,79/trecho, valor que que é menor que a ligação entre a cidade de MS e São Paulo por ônibus, que custa a partir de R$ 300,16 e a viagem dura mais de 17h:
Algumas matérias publicadas por jornais eletrônicos dizem que a cia passará a operar todos os dias da semana na cidade a partir de 04/04/22, porém no site da Azul, voos todos os dias estão disponíveis já a partir de 07/03/22:
Para moradores de Dourados e toda região Sul, que após o fechamento do aeroporto de Dourados para obras, precisavam se deslocar até Campo Grande para pegar voos, está será uma ótima opção.
Em resposta a pergunta realizada por seguidor do 9º BEC no instagram, obtemos a informação que as obras em nosso aeroporto já atingiram a marca de 24,57% concluídas. Além do mais, informam também que as obras nas áreas críticas, que mantém a pista fechada impedindo as operações, devem ser finalizadas em setembro/22, proporcionando o retorno das operações com aviões em nosso aeroporto a partir de então.
*matéria da página do 9º BEC: https://www.9bec.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/831-obra-em-dourados-tem-semana-de-muito-trabalho
Entre 7 e 13 de janeiro, o 9º BEC aproveitou todo tempo disponível para incrementar a produtividade na Operação Dourados, obra de cooperação executada sob coordenação do 3º Grupamento de Engenharia (3º Gpt E) que tem como escopo a ampliação e restauração do Aeroporto Regional de Dourados-MS.
Foram realizados, em trechos das faixas preparadas da pista de pouso e decolagem (PPD), serviços de limpeza de camada vegetal; carga, manobra, descarga e transporte de agregados; escavação, carga e transporte (ECT) de material de 1ª categoria; e hidrossemeadura.
O Aeroclube de Dourados está com inscrições abertas para cursos teóricos de formação de pilotos, com início em 07 de março.
Apesar de algumas chuvas atrapalharem um pouco o andamento dos serviços, de 31/12 a 06/01 o exército realizou trabalhos na faixa preparada de pouso e decolagem (PPD), com limpeza de camada vegetal; escavação, carga e transporte (ECT) de material de 1ª categoria; e hidrossemeadura.
*Informações e fotos retirados do Instagram do 9º BEC.
O preço é praticamente o mesmo (um Real de diferença) na tarifa mais barata, porém se colocarmos que o deslocamento até Ponta Porã é de apenas 100Km (e não 250Km até Campo Grande), está valendo muito mais a pena pegar voo em Ponta Porã:
As tarifas podem variar conforme as datas. No exemplo acima foi utilizada a mesma tarifa (sem bagagem despachada) nos dois trechos e nas mesmas datas.