quinta-feira, 16 de agosto de 2018

DECEA suspende RNAV da cabeceira 06

O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) publicou em seu site um observação em nosso aeroporto, indisponibilizando a operação por instrumentos do tipo RNAV da cabeceira 06, no período de 16/8/18 até 28/2/19.

Desta forma, na cabeceira 06, as operações de aproximação por instrumentos somente podem ser realizadas pelo NDB, onde aumentam um pouco os mínimos operacionais, saindo de 300 pés (com o RNAV) para 500 pés (com o NDB).

Não há informações sobre o que levou a indisponibilidade e nem se realmente fevereiro/19 é prazo final. 

Ficaremos de olho e avisaremos quando a situação regularizar.

8 comentários:

  1. Ademar, sabe se Ponta Porã tem RNAV homologado para jatos maiores, como o Embraer? Não acha a Azul pode querer começar a operar lá com o jato logo de cara, mesmo que algumas vezes na semana? Como fez com Corumbá antes de iniciar o voo triangular com Bonito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rnav de Ponta Porã, igual o nosso, pode ser feito por qualquer categoria de aeronave. Porém, tem que observar as condições de pista, pátio e infraestrutura para qual a maior aeronave pode operar no aeroporto. Provavelmente Ponta Porã pode receber o Embraer 195,observando que deve ter um certificado operacional válido para tal. Pelas últimas matérias que vi na mídia, se a AZUL iniciar por lá, será de ATR, a princípio.

      Excluir
  2. Ponta Porã tem PCN para jatos de médio porte, eles já operaram lá no passado por outras empresas. O pátio e a pista (2000mx45m) são maiores que em Dourados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta a questão então do certificado operacional. É uma legislação relativamente nova da ANAC e que tem causado transtorno em muitos aeroportos. Sorriso teve que parar a operação por dois meses até regularizar a situação.

      Excluir
  3. Eu acho que se ponta pora comecar a operar com Embraer 195 ai sim pode esquecer que algum dia Dourados vai ter um aeroporto de verdades.por que eu estou vendo a reforma já é uma coisa que não sair do papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Mário, o general garantiu que a obra sai. Porém só deveria começar no início de 2019. Aguardamos para ver se realmente começa.

      Excluir
    2. Nosso aeroporto é o eterno aeroporto do futuro... Pelo jeito vamos continuar enfrentando de 3 a 4 horas de cansaço de viagem até CG ainda por muitos anos...

      Excluir
    3. Seria muito bom se um dia nosso aeroporto pudesse operar no mínimo com um Boeing 737 ou Embraer 195, também concordo com você Mario Sergio e penso que tá mais perto de Ponta Porã operar com aviões a jato que ficar pronto o aeroporto de Dourados (Sonhar nao custa nada, sonho com esse aeroporto a mais de 5 anos quanto comecei utilizá-lo e vou continuar sonhando quem sabe um dia pelo menos comecem essa obra né?)

      Excluir